Cidadeverde.com

Gestores da saúde prestarão esclarecimentos a vereadores nesta quinta (20)

Imprimir

O secretário municipal de Saúde, Aderivaldo Andrade, a presidente da Fundação Hospitalar, Maria de Fátima Oliveira, e o diretor do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Gilberto Albuquerque, estarão na Câmara Municipal, nesta quinta-feira (20), às 10h30, para prestarem esclarecimentos sobre a situação do hospital e da saúde pública da capital.

A convocação foi feita pelo vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), durante sessão, na última quinta-feira (13), após denunciar diversas irregularidades no HUT reveladas no relatório da auditoria do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus), realizada entre 24 de abril e 9 de maio deste ano. A auditoria constatou problemas como superlotação e falta de equipamentos.

De acordo com o documento da auditoria, somente nos primeiros meses deste ano, ocorreram 754 óbitos no HUT e durante todo o ano de 2013 morreram 2.995 pacientes. Segundo o relatório, todas as mortes estão relacionadas à falta de estrutura do hospital. Também foi verificada a falta de licença sanitária até maio deste ano e deficiência no controle de infecção hospitalar.

Para o vereador Dudu, as explicações a serem expostas pelos gestores serão fundamentais para que os vereadores entendam qual a verdadeira situação do HUT e da saúde pública de Teresina. “É nosso papel tentar melhorar o serviço de saúde fornecido para a população. Nós precisamos de soluções e queremos ver os números exatos e os recursos gastos. Temos que passar tudo a limpo para resolvermos essa situação”, esclarece o vereador.

O parlamentar também denunciou na tribuna, em sessão realizada na terça-feira (18), a falta de posicionamento do prefeito em relação às recomendações administrativas do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), do Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI) e do promotor Eny Marcos Vieira. Dudu também está colhendo assinaturas para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a situação.

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais