Cidadeverde.com

Google lança no Piauí 1º balão para acesso à internet do país

Imprimir
O primeiro balão do projeto Loon no Brasil foi lançado às 10h37 no Clube de Aeromodelismo  de Teresina, localizado na estrada da Cacimba Velha, zona rural de Teresina. A iniciativa do grupo Google tem como objetivo duas façanhas inéditas no país: testar a tecnologia 4G de transmissão de dados com balão e o comportamento deste equipamento próximo à linha do equador em região de alta temperatura. 


Os primeiros testes em nível mundial foram realizados nos EUA e na Nova Zelândia. Um teste foi realizado no último dia 28 de maio em uma escola de Campo Maior que teve acesso à internet pela primeira vez, durante uma hora. Agora o equipamento ficará por pelo menos cem dias no ar, a mais de 20 quilômetros do solo, na estratosfera. O balão é composto de plástico transparente especial e será alimentado por painéis solares. 

Presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho

O evento também está sendo acompanhado pelo senador Ciro Nogueira, e pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. O senador Wellington Dias informou que objetivo do projeto é possibilitar que as empresas de telefonia utilizem também os balões que funcionam como se fossem torres de transmissão ampliando o raio de abrangência do sinal para até 1.300 Km². "Assim, áreas que não são atingidas pelo sistema tradicional poderão ser beneficiadas", declarou.

Segundo a Google, há cerca de 4,5 bilhões de pessoas sem internet no mundo e o projeto Loon pretende atingí-las, sobretudo em locais isolados e remotos. A gigante da internet busca formar parcerias e aqui no Piauí esta fase de testes está sendo realizada com uma empresa de telefonia. Ainda não há definição de quando e como este serviço será disponibilizado à população.

Publicada às 10h09

A presidência do Google no Brasil confirmou que houve um teste em Campo Maior, de internet via Loon e conseguiram conexão. Foi na escola pública Linoca Gaioso Castelo Branco, onde um dos balões lançados deu acesso à internet para essa escola, por quase uma hora, usando o sinal fornecido por uma das estações da Vivo.

“Os alunos foram capazes de ter sua primeira aula conectadas à internet. O professor de Geografia usou imagens interativas do Google Maps e usou o Wikipédia”, diz nota divulgada pela assessoria da Google.


Nesta sexta-feira(06), o presidente da empresa no Brasil, Fábio Coelho e o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, estão lançando dois balões no Clube de Aeromodelismo de Teresina, na estrada da Cacimba Velha, zona rural da capital. 

Eles argumentam que escolheram o Piauí porque na região Nordeste, apenas 27% dos domicílios têm acesso a internet sendo o pior do país. 

O ministro das Comunicações convidou o Google para testar a tecnologia em Campo Maior, porque embora o centro da cidade tenha acesso à grande rede, mas não possui capilaridade na conexão para a zona rural do município. 

“Em nossos lançamentos prévios de balões da Nova Zelândia e do norte da Califórnia (EUA) aprendemos muito sobre a estratosfera em altas latitudes. Esse foi o nosso primeiro lançamento de balão próximo à Linha do Equador e estamos animados para aprender sobre essa parte do céu”, diz a nota entregue à imprensa do Piauí.   

O projeto Loon foi batizado com este nome em homenagem a uma espécie de ave aquática. O projeto é uma rede de balões que flutua na estratosfera levando internet nas áreas rurais e remotas. Ele fica a uma altura de 20 quilômetros acima do percurso dos aviões. A aposta do Google é um planeta totalmente conectado. Aqui no Piauí é o primeiro teste no Brasil. 

O ministro está sendo aguardado e deve chegar às 10h30 no Aeroporto Petrônio Portella. 


Flash de Yala Sena 
Redação Caroline Oliveira e Carlos Lustosa
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais