Cidadeverde.com

Governador vai assinar contrato com gestores e quem não cumprir metas será substituído

Imprimir
  • Governador_Wellington_Dias_(149).jpg Wilson Filho
  • Governador_Wellington_Dias_(93).jpg Wilson Filho
  • Governador_Wellington_Dias_(91).jpg Wilson Filho
  • Governador_Wellington_Dias_(75).jpg Wilson Filho
  • Governador_Wellington_Dias_(68).jpg Wilson Filho
  • Governador_Wellington_Dias_(64).jpg Wilson Filho
  • Governador_Wellington_Dias_(51).jpg Wilson Filho
  • Governador_Wellington_Dias_(19).jpg Wilson Filho
  • Governador_Wellington_Dias_(12).jpg Wilson Filho

O governador Wellington Dias (PT) afirmou nesta segunda-feira (27), durante entrevista ao Jornal do Piauí, que vai retomar o Conselho de Desenvolvimento do Estado e que, para isso, vai assinar um contrato de gestão com os integrantes de sua equipe - seja da administração direta, indireta ou autarquias - para o cumprimento de metas. Quem não corresponder com as expectativas será substituído. 

"Vamos reativar agora em maio o Conselho de Desenvolvimento. Vamos trabalhar as câmaras setoriais. A ideia é que o governo possa cuidar daquilo que é próprio e garantir o acompanhamento das obras com o cronograma. Eu vou assinar com cada secretário, presidente de órgão e autarquia, agora no mês de maio, um contrato de gestão para cumprimento de metas", disse o goverador.

Será a primeira vez que  os gestores vão assinar um contrato com o governo se comprometendo em cumprir as metas estabelecidas. "Se não cumprir, nós mudamos a equipe. O secretário, o presidente de órgão vai ter que me apresentar formalmente um cronograma. Se não cumprir por falta de  dinheiro, por algum problema, é justificável", disse o petista, exemplificando como possíveis metas, a conclusão de obras, redução de homicídios na área de segurança, diminuição da evasão escolar, expectativa de vida, água e saneamento.

Diálogo com PSDB e PSB de Wilson Martins

Wellington garantiu que vai buscar apoio da oposição para governar, como integrantes do PSDB e o PSB. Com uma parceria já afinada com o prefeito de Teresina, Firmino Filho, o governador busca agora conversas com o PSB, do ex-governador Wilson Martins. Os dois, inclusive, se encontraram no último final de semana e em clima de descontração trocaram abraços.

"Quem me conhece sabe da separação da política da relação pessoal. O ex-governador Wilson Martins é um líder, procurou a cumprir seu papel no governo, fez várias obras. Tenho muito orgulho de todo esse trabalho. Tive um diálogo com a bancada do PSB na Assembleia e mostraram total compromisso", afirma.

Para o governador, a eleição já acabou e o momento é de trabalhar pelo Estado. "Precisamos ter uma relação que nos permita pensar junto o Piauí e a política é diálogo. A eleição terminou e quero que temos as condições de dialogar com o prefeito de Teresina - que é do PSDB e de outros lugares - como todos os lideres, tanto na bancada federal como na Assembleia e municípios. Nesse instante está em jogo o futuro do Piauí", declarou.

Não serei irresponsável em dar aumento sem recurso

Wellington Dias falou ainda sobre o chamamento de concursados e o aumento de salário para várias categorias. O governador disse que não será irresponsável em comprometer as finanças do Estado ao ponto de atrasar a folha de pagamento.

"Eu faço um apelo para que a população compreenda: assumi com problemas e atraso em pagamentos. Eu ainda não paguei tudo. Tive que negociar em 12 meses, 24 meses. Eram R$ 2,9 bilhões o tamanho da dívida de curto prazo, fora cerca de R$ 4,3 bilhões da dívida de longo prazo. Não posso fazer qualquer irresponsabilidade que venha voltar a atrasar folha de pagamento. Temos o compromisso de melhorar o salário? Tem e vamos fazer. Tem o compromisso de na necessidade do Estado chamar concursados? Temos. Já começamos a chamar, agora em maio devo tomar outra decisão. Cada novo concursado é mais despesa de pessoal. Vamos tomar as decisões com responsabilidade", ressaltou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais