Cidadeverde.com

Governo anuncia construção de cinco novos aeroportos para o Piauí

Imprimir

Durante visita de técnicos da Secretaria de Aviação Civil (SAC) ao Piauí, o  secretário Estadual dos Transportes, Guilhermano Pires, anunciou que o estado ganhará cinco novos aeroportos, serão eles em Barra Grande, Cajueiro da Praia, Uruçuí, Simões e Paes Landim. Os técnicos vieram ao estado para vistoriar os aeroportos regionais das cidades de Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Bom Jesus.

O secretário explica que os aeroportos já estão sendo licitados e a previsão é construir cinco com investimentos próprios do Estado. “O Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR) é o responsável pelos investimentos nos aeroportos de Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato, Floriano, Bom Jesus, Paulistana e Corrente. Outros aeroportos serão feitos diretamente pelo Governo do Estado, como os das cidades de Barra Grande, Cajueiro da Praia, Uruçuí, Simões e o aeroporto de Paes Landim, que nós já estamos licitando. Outros aeroportos também receberão melhorias, conforme determinação do governador Wellington Dias”, revela o secretário.

De acordo com Guilhermano, essas visitas vão determinar os investimentos futuros para dotar os aeroportos com os melhores equipamentos, para que os mesmos começem a receber voos regulares, como é o caso do Aeroporto Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato.

“Com as pendências já regularizadas perante a Agência de Aviação Civil (Anac), provavelmente conseguiremos homologar a pista nos próximos 15 dias. Com relação à casa de passageiros, obra feita via Secretaria do Turismo, Caixa Econômica Federal e Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), já está feita e as secretarias estão imbuídas desse propósito, que o governador passou para toda a equipe. Pretendemos inaugurar o aeroporto em julho ou agosto, já com a operação de linhas comerciais para São Raimundo Nonato”, pontua.

Guilhermano disse ainda que há o interesse de duas empresas aéreas para a oferta de voos regulares. “Representantes da empresa de aviação Piquiatuba já estiveram em reunião conosco demonstrando interesse para operar no aeroporto, bem como a SETE Linhas Aéreas”, destaca.

Integrante da comissão que visitou os aeroportos do estado, o deputado estadual Fábio Novo se mostrou empolgado e confiante com a viabilização dos voos regulares no aeroporto Serra da Capivara. “A presença dos técnicos da SAC, que cuida da aviação e é ligada à Presidência da República, faz com que a gente saia daqui mais empolgado. Nós apresentamos uma proposta, no mandato anterior, que viabiliza os voos regionais no estado do Piauí e foi aprovada. A nossa proposta reduziu o ICMS para o combustível da aviação de 25% para 5%. Isso viabilizou, ano passado, o primeiro voo regional para o aeroporto de Parnaíba que já estava pronto", comenta.

O parlamentar destaca o potencial turístico da cidade de São Raimundo Nonato e a necessidade de abertura do terminal para o desenvolvimento da região. "A cidade tem atrativos como o turismo ecológico, o Parque Nacional, Museu do Homem Americano. Falta muito pouco para concluir o aeroporto. O governador e a presidente estão empenhados nesse propósito. Wellington Dias está trabalhando, fazendo todos os esforços possíveis para que a gente finalize e comece a operar. Estamos reunindo todas as condições para que o aeroporto, efetivamente, possa operar e funcionar”, conclui o deputado.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais