Cidadeverde.com

Governo retoma extinção da Etelpi, Piemtur, Cidapi e Rede Rimo

Imprimir

O governador Wellington Dias (PT) designou o presidente da Emgerpi, Ricardo Pontes, para ser o interventor da liquidação de quatro órgãos do estado. Estão em processo de extinção a Empresa de Telecomunicações do Piauí (Etelpi), Companhia de Desenvolvimento Industrial do Piauí (Codipi), Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí (Cidapi) e a Rede Integrada de Hotéis e Pousadas do Piauí (RIMO).

Segundo Ricardo Pontes, foi montada uma comissão para analisar os processos, que já se arrastam por alguns anos. "Estas empresas estão em processo de liquidação já há algum tempo. Na Emgerpi, nós que fazemos essa comissão e efetivamos a incorporação", explica.

Das quatro empresas, segundo o presidente da Emgerpi, a que está com o processo de extinção mais adiantado é a Etelpi. 

"Empresa não se extingue por decreto, tem as questões tributárias, questões relacionadas ao Ministério do Trabalho e Previdência e esse trabalho quem faz é a Emgerpi", afirma Pontes, ressaltando que de todas elas, o governo vem enfrentando dificuldades para liquidar a Codipi e a Rede Rimo, esta criada em 1981.

"Tem a questão do patrimônio, pessoal e os casos mais complicados são Codipi e Rimo", disse Ricardo Pontes. Todas as despesas decorrentes do processo de liquidação das empresas ocorrerão por conta da Emgerpi.

Agespisa

Outra empresa que deve ser extinta em breve é a Agespisa. O processo de transformação para autarquia já está em estudo. "Tem grupo trabalhando nisso, mas ainda não temos previsão", informou Ricardo Ponte.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais