Cidadeverde.com

Governo tenta recursos federais para retomar duplicação de BRs

Imprimir

Foto: Wilson Filho/Cidade Verde

José Dias, diretor geral do DER-PI

O diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagem do Piauí (DER-PI), José Dias, afirmou nesta quinta-feira (21) que ainda acredita em uma solução neste ano para a duplicação das rodovias federais BR-343 e BR-316 na zona urbana de Teresina (PI). As obras foram assumidas pelo governo do estado na gestão de Wilson Martins (PSB), mas o governador Wellington Dias (PT) trabalha para que a União garanta ao menos uma contrapartida nas despesas. 

"O governador Wellington Dias, ao assumir o governo, tomou a decisão de primeiro tentar junto ao governo federal um aditivo ao convênio e que o governo entre com os recursos para o estado apenas entrar com uma contrapartida. (...) Do jeito que está, o governador entende que não tem cabimento", disse o diretor do DER-PI em entrevista no Jornal do Piauí, da TV Cidade Verde.

O problema é que não havia previsão no orçamento 2015 para a duplicação das BRs. Mesmo assim, José Dias afirma que o governador tem empenhado esforços para que a União aloque recursos ainda neste ano. "Nós acreditamos que ainda há possibilidade, porque o governador Wellington Dias tem visitado o ministro, já tratou disso com a presidente, e nós acreditamos que ele vá encontrar uma saída". 

José Dias apontou ainda outro ponto do convênio que o governo do estado quer rever. "Uma coisa que nós também não tentendemos, e que também não devia ter acontecido, é que até a manutenção ficou com o governo do estado, sendo que o governo federal tem contrato com empresas para a manutenção". 

Rodovias estaduais
O diretor do DER-PI anunciou que o anel viário da PI-113, que liga Teresina a Cabeceiras, será inaugurado às 10h desta sexta-feira (22). As obras de recuperação da PI-140, entre São Lourenço e Dirceu Arcoverde, e a PI-331, de Barras a Boa Hora, começaram em abril. A primeira deve ser entregue até julho e a segunda em 90 dias. Já a PI-142, de Fronteiras até a zona rural do município, será retomada em junho e deve ficar pronta em agosto. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais