Cidadeverde.com

Governo troca gasto de remédios por capina e Justiça bloqueia contas

Imprimir

Uma ordem judicial determinou o bloqueio de R$ 6.359.197,24 do Governo do Piauí. A decisão, que foi divulgada nesta quarta-feira (26), concluiu que o Governo optou pelo uso de recursos públicos do Fundo de Saúde do Estado para pagar fornecedores que não estão ligados ao setor. Os valores deveriam ser destinados a manutenção do hospital regional de Campo Maior. No entanto, parte foi destinada a gastos com roço e capina.

Segundo o promotor de Justiça Maurício Gomes, a medida tem caráter preventivo, para garantir o funcionamento do hospital até o final deste ano. "Alguns fornecedores de insumos hospitalares, como alimentos, material de limpeza e material hospitalar, essenciais para o funcionamento do hospital, não são pagos desde agosto", afirmou.

O promotor informou ainda que despesas relacionadas a medicamentos, combustível para as ambulâncias e pagamento de prestadores de serviço, como médicos plantonistas, também estariam sem receber desde agosto.

A decisão foi tomada pelo juiz da Comarca de Campo Maior, Júlio César Garcez, que determinou o bloqueio universal dos valores repassados para o hospital. "O gasto com despesas alheias a saúde deixou o hospital prestes ao colapso e paralização. O fundo de saúde não deve ser usado para esses fins e sim para adimplir suas obrigações com o serviço público de saúde", ressaltou Maurício Gomes.

O hospital regional de Campo Maior atende todo o território dos carnaubais. Atualmente, o Ministério Público Estadual está coordenando uma investigação de gastos irregulares do Estado, inclusive através de contratos feitos pela Secretaria Estadual de Saúde.

Procurada pelo Cidadeverde.com, a Secretaria de Saúde informou que vai encaminhar o caso para a Procuradoria Geral do Estado. A notícia do bloqueio de contas surge no mesmo dia em que o secretário Mirócles Véras pediu exoneração do cargo. 

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais