Cidadeverde.com

Grão de bico: curiosidades e bons motivos para consumi-lo

Imprimir

O alimento atua na melhora do humor da pessoa, de forma semelhante ao chocolateO chocolate, além de delicioso, é bastante conhecido pelo seu poder de melhorar o humor da pessoa, porém, ele apresenta suas desvantagens e deve ser evitado especialmente em uma dieta de perda de peso.

Mas boa notícia é que existe outro alimento, gostoso e saudável, que atua na melhora do humor, de forma semelhante ao chocolate, porém, sem oferecer as desvantagens de um doce: o grão de bico.

Abaixo você entende como o grão de bico oferece este benefício e confere todas as informações a respeito desse valioso alimento.

Benefícios do grão de bico

Cristina Martins, nutricionista do Rio de Janeiro, ressalta que o grão de bico é considerado um alimento saudável. “Trata-se de uma proteína vegetal, rica também em carboidratos complexos e pobre em gorduras. Contém vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, fósforo e potássio”, diz.

A composição do grão de bico, rica em fibras, diminui a absorção de glicemia e colesterol, contribuindo significativamente no tratamento da diabete e das hipercolesterolemias (colesterol ou LDL alto).

E quem quer emagrecer também tem bons motivo para conseguir o grão de bico: o alto teor de fibras atua no funcionamento regular do intestino e na sensação de saciedade. Mas, claro, para isso, ele deve ser usado em preparações pobres em gordura.

A nutricionista Cristina destaca ainda que o grão de bico é rico em triptofano, aminoácido precursor da serotonina. “A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro controlando o humor, o sono, o apetite. Dessa forma, pode-se dizer que o alimento auxilia na melhora de humor e produz bem-estar geral ao organismo”, diz.

Alguns estudos mostraram, inclusive, que o grão de bico possui o mesmo efeito que o chocolate na produção de serotonina, mas, com a vantagem de estar livre das gorduras presentes no mesmo. Tudo isso conferiu ao alimento o título de “grão da felicidade”.

Outras pesquisas apontaram o grão de bico como um alimento bastante importante para a saúde da mulher na menopausa, já que ele acumula fitoestrógenos – substâncias também chamadas de hormônios vegetais, que têm se mostrado capazes de prevenir a osteoporose e problemas cardiovasculares.

Formas de consumo e calorias

De acordo com a nutricionista Cristina, o grão de bico pode ser consumido em saladas, em pastas, como petiscos e no preparo de massas e sopas.

“O grão de bico não é considerado um alimento de alto valor calórico, se consumido com moderação. 4 colheres de sopa de grão de bico cozido contêm 100 calorias, 14g de proteína e 4,5g de gordura”, destaca a profissional.

Grão de bico x feijão x lentilha x ervilha

Entre as opções de leguminosas citadas acima, qual escolher?

Cristina Martins explica que, no grupo das leguminosas, feijão, ervilha, lentilha e grão de bico contêm teor de proteínas, carboidratos e ferro em quantidades bem semelhantes. “Não devemos escolher entre um deles e, sim, variar o consumo ao máximo, pois cada um tem suas vantagens”, destaca.

A nutricionista explica que feijões devem ser evitados à noite e, em excesso, pois podem produzir desconforto gastrointestinal. Já a lentilha pode ser incluída em uma salada no jantar sem problemas. Elas contêm ainda menor teor de gorduras e vitamina A. “Por outro lado, o grão de bico é uma excelente fonte de triptofano, substância que auxilia na melhora de humor e produz bem-estar geral ao organismo”, lembra.

Levando em conta as calorias, acrescenta a nutricionista Cristina, 3 colheres de sopa de grão de bico equivalem a 6 colheres de sopa de feijão preto. “Mas, atenção: esta relação leva em conta o preparo de ambas leguminosas sem adição de óleo ou outras gorduras. Normalmente, no preparo do feijão utiliza-se refogado de alho e cebola, o que gera um adicional de calorias à porção”, diz.

 

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais