Cidadeverde.com

Guadalupe decreta emergência após ventania que destruiu plantação

Imprimir
Um vendaval destruiu completamente uma plantação de bananas em dois setores dos Perímetros Irrigados dos Platôs de Guadalupe, a 345 km de Teresina. De acordo com o prefeito do município Wallem Mousinho, o município vai decretar Estado de Emergência pois os prejuízos já chegam a quase R$ 2 milhões. 

Fotos: Portal Cidade Luz

"Vamos decretar estado de emergência no município por conta da grande perda na colheita. Nos reuniremos hoje com a Emater e com a Associação do Produtor Irrigado de Guadalupe para elaborar o decreto", informou o prefeito ao Cidadeverde.com.


O vento que segundo o EMATER chegaram a 80 km/h atingiram diretamente os setores três e o quatro provocando perda de 80%, já que o vento quebrou todas as bananeiras.. Em todo o perímetro 30 lotes foram afetados, 20 sofreram perda total. Em entrevista a um portal da região o gerente executivo Adalberto Marinho da ACIPE, afirmou que o setor quatro vinha se recuperando e ainda não conseguia se pagar sem a ajuda de outros setores.


Os Platôs de Guadalupe beneficiam cerca de 250 famílias que trabalham com agricultura familiar. A economia do município é voltada para as plantações de goiaba, maracujá, acerola, mas o carro chefe é a banana.


"Ao todo 60 famílias estão diretamente prejudicadas com este imenso prejuízo. A plantação foi quase totalmente perdida e vai demorar praticamente um ano para que seja tudo recuperado", lamentou o prefeito.



Rayldo Pereira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais