Cidadeverde.com

Helicóptero de general brasileiro é alvejado na República Democrática do Congo

Imprimir

Rebeldes emboscaram na terça-feira (5) uma unidade de soldados da Tanzânia das forças de paz da ONU na República Democrática do Congo, matando dois militares e ferindo 13. Um dia antes, o helicóptero do general brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz foi alvejado. O comandante saiu ileso após uma aterrissagem de emergência.

Segundo Cruz, as operações militares contra grupos armados devem se intensificar. A ONU afirmou que soldados tanzanianos foram atacados por supostos membros das Forças Democráticas Aliadas (ADF, na sua sigla em inglês), em Beni, no Kivu do Norte.

“O secretário-geral condena com os termos mais fortes contínuas atrocidades cometidas pelas ADF contra civis indefesos na área de Beni”, diz um comunicado da ONU.

O Leste do Congo, rico em minerais, sofre com a violência de vários grupos rebeldes armados, incluindo o ADF. A missão de paz, a maior da ONU, inclui uma brigada de intervenção que tem o objetivo de combater insurgentes.

Herve Ladsous, chefe da força de paz, visitou o Congo no mês passado em uma tentativa de suavizar as relações com o presidente Joseph Kabila, que quer a força de paz, conhecida como MONUSCO, reduza significativamente a sua presença e planeje uma eventual saída do país.

O enviado da ONU para o Congo, Martin Kobler, advertiu que uma saída muito prematura da missão, que tem 21 mil soldados, seria desastrosa.

De acordo com as Nações Unidas, até 31 de março, foram mortos pelo menos 86 soldados das forças de paz, principalmente por acidente ou doença.

Fonte: O Globo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais