Cidadeverde.com

Hospital de Urgências de Teresina realiza primeira cirurgia para captação de múltiplos órgãos

Imprimir

Responsável pela captação de 40% dos doadores de córneas e 65% dos doadores de múltiplos órgãos em todo Piauí, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou hoje (21) sua primeira cirurgia de captação de múltiplos órgãos. O procedimento foi feito pelas equipes da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e do HUT.

De acordo com a membro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos (CIHDOTT) do HUT, Rosário Leal, após o fechamento do protocolo de morte encefálica e a constatação de um potencial doador, a família foi contactada.

“Fizemos o acolhimento e conversamos com os familiares para explicar como funciona todo o processo de doação de órgãos. Após nossos esclarecimentos a família autorizou e partir de então demos inicio ao processo de captação”, explicou Rosário.

Como o paciente estava sem condições clínicas para ser transportado, a equipe do HUT iniciou o processo de captação e o procedimento foi realizado no centro cirúrgico do hospital.

“O paciente já chegou com um quadro clinico instável e a possibilidade de ter uma parada cardíaca era grande. Por medida de segurança decidimos realizar o procedimento aqui mesmo no HUT”, pontuou Dra. Rosânia Oliveira, médica intensivista da sala vermelha do HUT.

Uma cirurgia de múltiplos órgãos dura em média 6 horas. As filas de espera por órgãos no Piauí ainda são extensas. Atualmente existem 200 pessoas na fila de rins e 340 na fila de córneas. No Brasil esses números chegam a algo em torno de 29 mil pessoas esperando por algum órgão ou tecido.

Da Redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais