Cidadeverde.com

HUT inicia atendimento domiciliar a pacientes com quadro estável

Imprimir

O Hospital de Urgência de Teresina Professor Zenon Rocha (HUT) iniciou as atividades, neste mês de setembro, do Programa de Desospitalização que será realizado pela Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD). O programa, criado pelo Ministério da Saúde, consiste em tratamento domiciliar de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ficando os mesmos sob os cuidados da família previamente capacitada e, conforme o caso, sob a supervisão de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeuta), integrantes do programa.

O Programa de Desospitalização é voltado aos pacientes que possuem quadro clínico estabilizado, mas que necessitam de cuidados especiais que podem ser fornecidos no ambiente domiciliar; bem como nos casos de baixa ou média complexidade sem necessidade de internação e em casos de pacientes em fase pós-cirúrgica ou mesmo em casos de pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Traumatismo Cranioencefálico (TCE).

A assessora técnica do HUT, Teresa Emília, explica como funcionará o serviço: “a equipe integrante do programa identifica os pacientes internados no HUT que têm condições de continuar os cuidados especializados no ambiente domiciliar, então esta equipe treinará e qualificará previamente a família/cuidador para realizarem cuidados domiciliares e, dependendo do caso, será estabelecida frequência de visita da equipe à residência do paciente”.

Para Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, o programa acarretará em vários benefícios à população: “o programa é uma ferramenta do Ministério da Saúde que contribuirá para diminuir os pacientes internados no hospital, mas que podem perfeitamente serem cuidados em seus residências”. Ele cita ainda que a medida evita a exposição dos pacientes à infecção hospitalar e que também traz conforto para o usuário e a sua família.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais