Cidadeverde.com

Iapep passa a incluir netos e procura é grande no primeiro dia

Imprimir

Usuários do Iapep Saúde Suplementar e Plamta Família podem, a partir de hoje (21), incluir netos como dependentes. Segundo o diretor geral do Iapep, Aluísio Luz, não há restrição de idade e o usuário pode fazer a inclusão através do site do órgão.

Aloísio Luz explicou que a procura dos usuários pelo novo serviço durante toda a manhã de hoje foi intensa. "Havia uma reivindicação muito antiga por parte dos servidores querendo incluir netos. Não tem restrição de idade. Hoje, no primeiro dia, teve muita procura. Há a opção de fazer a inclusão pelo iapep.pi.gov.br, com acesso a àrea inclusão. Não há necessidade mais da presença física. Precisava da perícia médica prensencial e agora não precisa mais. Agora é apenas a parte documental. Havia muito transtorno, principalmente para quem não mora em Teresina. A inclusão pelo site facilita", disse.

Ainda de acordo com o gestor, houve uma melhora significativa na prestação dos serviços pelo Iapep. Uma das medidas que contribuiu para essa melhora foi o serviço de home care, em que os profissionais (nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e outros) fazem o atendimento a pacientes em casa.

São casos de pacientes lesionados, com traumas mais sérios, que precisam de um acompanhamento mas não há necessidade de ficarem internados. "Os pacientes viviam dentro de hospitais e hoje eles vivem em casa, custeados pelo home care do Plamta e dá muito mais qualidade de vida aos pacientes. O conceito hoje é que o paciente fique no hospital o menor tempo possível", comentou.

Sistema de informática

O Iapep está implantando um sistema independente. Aluísio explica que o trabalho era desenvolvido por uma empresa terceirizada. Porém, ocorriam muitos problemas. Agora, a Agência de Tecnologia da Informação do Estado está responsável por gerir o sistema. 

"Uma empresa terceirizada fazia a atualização do sistema. A ATI agora está administrando. Estamos levando todo o banco de dados para o servidor próprio, mais robusto, e até o final da semana estará sendo colocado em funcionamento", afirmou.

Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais