Cidadeverde.com

Aventura, natureza e cultura na Trilha do Companheirismo. Veja fotos!

  • 1---Jimmy.jpg Primeiro trecho de trilha foi em Demerval Lobão. Mata seca e algumas flores já apareciam
    Nícolas Barbosa
  • 2---folha-seca.jpg Muito sol na trilha que também teve vários trechos em que a vegetação formava um túnel natural.
    Nícolas Barbosa
  • 4---ipê.jpg Ipê na Comunidade Baixão. Ipês amarelos e roxos apareceram em diversos trechos
    Nícolas Barbosa
  • 5---ipê.jpg Comboio com cerca de 18 carros prepara a saída para mais um trecho de trilha
    Nícolas Barbosa
  • 6---casa.jpg Casa histórica no trecho que remonta à passagem da Coluna Prestes pelo Piauí. Entre Monsenhor Gil e Curralinhos.
    Nícolas Barbosa
  • 7---igreja.jpg Igrejinha isolada em meio a comunidade da zona rural de São Pedro do Piauí.
    Nícolas Barbosa
  • 8---participantes.jpg Rotarianos dos clubes Teresina Piçarra e Amarante em conjunto com os participantes da Trilha do Companheirismo
    Nícolas Barbosa
  • 9---lira-lago.jpg Lago no Lira Eco Park em Amarante. Caiaque, Stand Up Paddle e Tirolesa estão entre as atividades.
    Nícolas Barbosa
  • 10---arvorismo.jpg Arvorismo no Lira Eco Park. Pode ser feito por todas as idades e tem um riacho passando por baixo da trilha.
    Nícolas Barbosa
  • 11---ecoparque.jpg Entrada do restaurante do parque. Muita comida típica e ambiente rústico agradável e limpo.
    Nícolas Barbosa
  • 12---lira-ecoparque.jpg Restaurante foi todo construído com madeira rústica.
    Nícolas Barbosa
  • 13--lira-ecoparque.jpg Parque possui área com sombra natural para descanso e contato com a natureza.
    Nícolas Barbosa

No sábado (12), o Rotary Club de Teresina Piçarra realizou a Trilha do Companheirismo para angariar fundos para entidades sociais. Carros, motos, UTV's e quadriciclos percorreram por estradas e trilhas o trecho entre Teresina e Amarante. O blog acompanhou o evento e lhe mostra algumas fotos desse passeio que passou por pontos como a Gruta da Betânia, a Serra do Grajau, a estrada por onde andou a Coluna Prestes no Piauí e o antigo percurso que ligava as duas cidades. Para finalizar, um almoço no Lira Eco Park, apresentações culturais e ecoturismo. 

 

Frio, tranquilo, bom para crianças e pertinho. Conheça Guaraciaba do Norte no Ceará.

Vista do mirante do Gospel Fazenda Eco Park.

Geralmente, quando se pensa na Serra da Ibiapaba no estado do Ceará, o piauiense relaciona ao famoso Sítio do Bosco em Tianguá ou ao Parque Nacional de Ubajara com suas trilhas, cachoeiras e seu famoso bondinho. No entanto, existem outras cidades que compõem o roteiro e que, inclusive, tem o clima mais ameno por estarem em uma maior altitude.

Hoje vamos apresentar Guaraciaba do Norte, um destino ideal para famílias com crianças e que fica a apenas 60km de Tianguá e 340km de Teresina. Com 40 mil habitantes e a uma altitude de 950m, a cidade é a segunda mais alta da região e possui atrativos como o Gospel Fazenda Eco Park, eleito o melhor hotel fazenda do Nordeste, e o recém reformado Urubu Ecoparque.

Gospel Fazenda Eco Park

Espaço de chalés. A noite a neblina toma de conta.

É um grande hotel fazenda que fica na saída da cidade em direção a Ipu. Possui uma estrutura com diversidade de alojamentos e atividades para crianças, jovens, adultos e idosos. Há opções de chalés, quartos com beliches e suítes. Para os mais novos o local possui piscina, espaço kids, passeios a cavalo e um mirante de fácil acesso. Para os mais velhos, o destaque é a tirolesa com 910m de altura, a terceira mais alta do Brasil e a maior do Nordeste e uma pequena trilha com acesso a uma cachoeira. O restaurante do hotel também possui um bom cardápio e interage muito bem com o clima de serra, proporcionando boas refeições e happy hours.

Importante lembrar que os principais atrativos do hotel ficam em manutenção na segunda e na terça. Assim, o ideal é se hospedar a partir da quarta-feira. Geralmente, o hotel faz promoções para o turista que tenha interesse em chegar nos primeiros dias da semana, o que pode ser interessante para quem deseja aproveitar o clima serrano para tranquilidade e economizar um dinheirinho.

Urubu Ecoparque

Vista do mirante aonde está a área de camping e a plataforma de vôo livre

É um parque recém reformado que encanta pela vista, trilhas e cachoeiras. Quando conheci o local, os 5km de acesso ainda estavam um pouco comprometidos, mas deu para chegar com carro pequeno. E valeu a pena! O mirante da serra é uma vista impressionante de 980m de altitude com pequenas barracas e pontos para camping.

Outro destaque do parque é uma pequena cachoeira com acesso muito fácil e com uma piscina de lajeiros que permite a segurança para banhistas, indicada para crianças. Na área também existe um deck com um pequeno bar e restaurante e mesas de pedra em estilo rústico. Há uma trilha com natureza preservada e com subidas e descidas que dão alguma emoção. Tudo isso por apenas R$5 reais.

A cidade

Com porte médio, Guaraciaba do Norte possui uma estrutura comercial relevante e boas opções de bares e restaurantes. Os que visitei também tinham um excelente custo benefício. A estrutura permite o contato com a natureza pela manhã e uma vida noturna agradável.

Como chegar

De carro – É preciso seguir pela BR-222 no sentido de Fortaleza. Ao chegar em Tianguá, vá em direção ao centro da cidade no sentido da CE-187. Essa estrada passa por dentro de Ubajara, Ibiapina e de São Benedito sendo importante ficar atento às placas que sinalizam bem o percurso. A dica é aproveitar para conhecer atrativos nessas cidades, como a Floricultura Reijers em São Benedito, uma das maiores do Brasil.

Diversas estufas com várias espécies de flor na Floricultura Reijers

De ônibus – Recentemente a Guanabara lançou a linha saindo de Teresina. A passagem custa R$54 reais.   

Onde Ficar

Recomendamos a hospedagem no Gospel Fazenda Eco Park para curtir melhor seus atrativos e o clima já que ele fica em uma região rural, o tarifário pode ser visto no site do hotel. Para quem é mais de camping pode ficar no Urubu Eco Parque. Consulte a página deles no Facebook para contato.

Existem diversas opções de hospedagem na região. Se quiser um pouco mais de contato com a natureza e intimidade, há opções de sitíos e casas de temporada no Airbnb que ficam nos municípios próximos.

Preferindo opções mais simples, segue uma lista de pousadas da cidade no link.

 

Brasileiros foram os segundos mais barrados na Europa

Entre janeiro e março deste ano, o número de brasileiros barrados na Europa cresceu 9,5% comparado com o mesmo período de 2016. Segundo relatório divulgado pela Agência de Fronteiras da Europa, a Frontex, a tentativa de entrada ilegal em países do continente chegou a um total de 923 cidadãos do Brasil – no primeiro trimestre do ano passado, o número foi de 843. 

Em uma crise de contenção de imigrantes, a Europa atribui diversos fatores ao aumento da ação irregular, como desemprego e crise econômica. De todas as negações a brasileiros, todas foram atribuídas por tentativas de entrada pelos aeroportos, a maioria delas pela Espanha.

Neste quesito, o País só está atrás da Albânia, à frente de vizinhos como Colômbia e Venezuela e nações como China e Ucrânia. Em outras palavras, o Brasil é a nação sem fronteira direta com a Europa com o maior número de pessoas "barradas". Ao todo, 2.607 latino-americanos tentaram e não conseguiram entrar no continente, apontou a Frontex.

Em todo o ano passado, um total de 3.694 brasileiros foram obrigados a voltar para casa após voarem para a Europa. Os dados do segundo trimestre ainda não foram lançados. A liderança das nacionalidades negadas neste primeiro semestre fica por conta de Ucrânia (8.509), Albânia (7.866) e Rússia (7.716).

Aos profissionais brasileiros vale alertar seus clientes para viajarem com a documentação completa: passagem de volta, seguro viagem para o Espaço Schengen, dinheiro e cartões de crédito, além das reservas durante a estada na Europa. Quanto mais prevenido, menos problemas o passageiro pode ter e cabe ao profissional orientá-lo da melhor forma.

Fonte: Panrotas

7 lugares para ver Lisboa pelo alto

Lisboa é uma das mais belas capitais da Europa. É também conhecida como a cidade das sete colinas e embora muitas vezes as subidas cansem é inegável que nos proporcionam lindas paisagens. Confira 7 lugares para ver Lisboa do alto e se encantar ainda mais com a capital portuguesa.

1- Castelo de São Jorge

De todos os lugares citados no post é o único que cobra a entrada. Mesmo assim, eu considero um lugar imperdível em Lisboa. O castelo é muito bonito e a vista lá de cima é incrível!

2 – Largo das Portas do Sol

Tem ângulos espetaculares com os telhados típicos da Alfama e o Rio Tejo ao fundo. Para chegar lá é muito fácil: só pegar o icônico bonde 28 e descer na parada (“paragem”) Portas do Sol. Também é possível ir a pé, pois fica a uma curta caminhada (e subida) do centro histórico.

3 – Miradouro de Santa Luzia

Oferece vistas dignas de cartão postal e fica bem próximo ao Largo das Portas de Sol. O lugar oferece uma “varanda” com azulejos típicos e vistas incríveis de Alfama e o Rio Tejo.

4 – Miradouro da Graça

O Miradouro da Graça fica no meio de uma praça. É excelente para tomar um café ou beber um chopp enquanto aprecia a paisagem. Para chegar lá, basta pegar o bonde 28.

5 – Adamastor (Miradouro de Santa Catarina)

Já fui diversas vezes no Miradouro de Santa Catarina, também conhecido como Adamastor. Era onde costumava marcar happy hour com os amigos. Tem uma vista incrível do Tejo e da Ponte 25 de Abril.

6 – Cristo Rei

Esse miradouro não fica em Lisboa, mas na minha opinião é o que oferece as melhores vistas da cidade e principalmente da ponte 25 de Abril. Chegar lá a partir do Cais do Sodré é muito fácil. A entrada no santuário é gratuita. Paga-se apenas se quiser subir no Cristo (via elevador).

7) Parque Eduardo VII

Não chega a ser um mirante propriamente dito, mas se você subir o parque a partir da praça Marquês de Pombal, lá de cima tem uma vista e tanto do Tejo.

Fonte: Blog Preciso Viajar

Aventura Off-Road solidária entre Teresina e Amarante no dia 12

O Rotary Club de Teresina Piçarra está organizando a Trilha do Companheirismo. No dia 12 de agosto, próximo sábado, o evento fará o trecho entre Teresina e Amarante em percurso Off Road. O preço da inscrição varia de acordo com a categoria do veículo. Para motos e quadriciclos, o valor é R$100 reais e para carros e UTV's é R$160 reais. Para levar uma pessoa extra é R$70 reais. Em todas as incsrições estão inclusos café da manhã, entrada no Lira EcoParque, almoço, 1 camisa e visita à Fábrica da Cachaça Lira.

A saída está marcada para uma concessionária na Avenida João XXIII em frente à Jelta Veículos às 7 da manhã. O almoço será no Lira EcoParque que possui estrutura para esportes radicais, caiaque e outras atividades. Além disso, Amarante possui outros atrativos que você pode conferir nessa postagem recente aqui do blog (Praia no centro do Piauí? Tem sim. Apenas 170km de Teresina). Para se inscrever entre no site da Radical Produções ou entre em contato pelo 86 - 3231-0910. 

Os valores arrecadados vão para o Lar da Fraternidade, a Associação de Cegos e Associação dos Portadores de Mielomeningocele e Hidrocefalia de Teresina.

 

 

 

Sabe a viagem perfeita para seu signo? Descubra agora!

Sabia que as características do seu signo podem falar muito sobre você? Inclusive, elas podem até ajudar a identificar qual o lugar no mundo que você vai amar conhecer! Independente se você é uma pessoa romântica, aventureira, comilona ou apaixonada pela natureza, existe um destino perfeito para o seu perfil. É só fazer as malas.

Áries
Agitados e aventureiros, os arianos precisam de movimento e atividades para estarem no pico de sua felicidade. A Nova Zelândia é o destino perfeito por contar com muitos esportes radicais, entre eles, pular da ponte suspensa do Pipeline Bungy, a 102 metros do chão, na ilha sul do país. 

Câncer

Românticas e sentimentais, as pessoas do signo de Câncer gostam de se sentir seguras e acolhidas.  Roma  não deixa a desejar no quesito romance e os italianos adoram conversar - ou seja, um prato cheio para os cancerianos. Se for uma viagem com a pessoa amada, melhor ainda!

Leão

Os leoninos são  good vibes  total! Um lugar paradisíaco com sol, mar e paisagens é tudo que eles precisam para se sentirem felizes. Por isso,  Bali  é o destino certo para agradar este signo.

Touro

Consumidores assíduos do 'bom e do melhor', os taurinos gostam mesmo é de luxo!  Dubai  é conhecida por sua modernidade e ótimos roteiros de compras, gastronomia e passeios.

Gêmeos

Os geminianos dificilmente conseguem lidar com uma rotina. Comunicativos e prontos para descobertas, as pessoas desde signo costumam adorar  Nova York, a cidade onde tudo acontece!

Virgem

A  Suíça  é o destino certo para os virginianos se encontrarem já que são reservados, convencionais e "certinhos". O país é conhecido por sua segurança e está entre um dos melhores lugares para morar.

Escorpião

Intenso é o adjetivo que melhor descreve os escorpianos! Apaixonantes e sensuais, as pessoas desse signo querem viver aventuras, noites agitadas e conhecer pessoas. Ou seja, ir para  Las Vegas, 

Sagitário

Os sagitarianos são as pessoas mais otimistas do zodíaco. A  Espanha  fará a alegria das pessoas do signo por contar com paisagens lindas e cultura encantadora. Além disso, ainda dá para visitar várias cidades de uma vez só.

Libra

Charmosos com sua elegância e bom gosto, os librianos adoram estar em lugares civilizados e harmoniosos. Por isso é difícil escolher outro lugar além de  Paris ! O destino esbanja encanto e beleza, sem contar que Libra é considerado o signo do amor.

Capricórnio

Os capricornianos fogem do estresse e da confusão - eles gostam mesmo é da tranquilidade e da calmaria. Para que nada aconteça de errado e a viagem seja incrível, nada melhor do que visitar um lugar próximo. Que tal Buenos Aires ?

Aquário

Independentes, humanitários e leais, os aquarianos gostam de programas diferentes e que saiam do clichê. Viajar para a África do Sul  é o tipo de passeio que vai agradar as pessoas do signo - o lugar é exótico, cultural e humano.

Peixes

Pacientes e de mente aberta, os piscianos curtem refletir, filosofar, viver a vida e estar em contato com a natureza. Uma boa ideia é viajar para o  Havaí, afinal, por lá não falta nada disso,

Fonte: Terra

Muita gastronomia no Festival de Mariscos de Ilha Grande

Para quem vai ao litoral do Piauí no próximo final de semana a dica é o Festival de Mariscos de Ilha Grande. O evento que já vai para a sua quarta edição oferece muita gastronomia, música, artesanato e atividades esportivas.

O destaque do festival certamente são os pratos. Todos feitos com caranguejos, camarões e mariscos fresquinhos. Ilha Grande é o município aonde fica o Porto dos Tatus, sendo por isso o Portal de Entrada para o Delta do Parnaíba.

O evento é desenvolvido pela Associação de Catadores de Mariscos de Ilha Grande em parceria com a Prefeitura e o Sebrae. Confira fotos de alguns pratos que poderão ser apreciados e a programação completa.

Micro e pequenas empresas turísticas terão mais acesso a crédito

O Ministério do Turismo iniciou na sexta-feira (28) o credenciamento de instituições financeiras públicas interessadas em operar empréstimos privados por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur). Os recursos têm como objetivo apoiar a implantação, ampliação, modernização ou a reforma de empreendimentos turísticos como hotéis, agências de viagens e parques temáticos. De acordo com o texto publicado no Diário Oficial da União (DOU), as instituições terão prazo de até 15 dias úteis para apresentarem as propostas.

Com isso, é possível promover a melhoria da infraestrutura do setor, a partir do aprimoramento de serviços prestados a visitantes e da dinamização da vocação turística de todas as regiões do país. Para capital fixo, o valor financiável é de até 80% do investimento total no projeto, com teto de R$ 10 milhões. Entre as características dos empréstimos concedidos pelo Fundo estão o prazo de pagamento, que se limita a 240 meses, e o período de carência, que pode chegar a 60 meses, ambas demandas do setor.

FLEXIBILIDADE – A Portaria nº 75 do Ministério do Turismo, de 2015, fixou novas regras de acesso ao Fungetur. No modelo anterior, os recursos eram destinados apenas a meios de hospedagem, parques temáticos e centro de convenções. Com a mudança, todas as atividades econômicas características do turismo passaram a ser contempladas, como transportadoras turísticas, agências e operadoras de viagens.

Também houve a eliminação do valor mínimo financiável, de R$ 400 mil, de forma a atender especialmente pequenos empreendimentos. A portaria ampliou ainda o rol de investimentos envolvidos, passando a abranger a implantação de novos negócios, além de possibilitar empréstimos para a compra de máquinas e equipamentos.

Fonte: Mtur

7 destinos alternativos nos Estados Unidos

  • wind_cave_dakota_sul.jpg Na Dakota do Sul, o Wind Cave Park tem cavernas e contato com animais selvagens
  • utah_5_parques.jpg Em Utah ficam os 5 maiores parques naturais dos Estados Unidos
  • mesa_verde_national_park.jpg Mesa Verde National Park é mais uma área de preservação no Colorado
  • grand_canyon_arizona.jpg Grand Canyon no Arizona. Famoso, mas pouco conhecido pelos brasileiros
  • grammy_museum_mississipi.jpg O Mississipi é o berço da música americana. Neste museu você pode interagir com essa história
  • french-quartes-new-orleans.jpg O French Quartes em Nova Orleans é um dos locais mais multiculturais do mundo.
  • aspen.jpg Aspen fica no Colorado. É o principal local de esqui para os americanos.

Quando se fala de Estados Unidos, o mais comum é comentar sobre as praias e parques da Flórida, em Orlando e Miami, ou nas grandes cidades como Nova York e Chicago. Ainda existem os que gostam da Califórnia e de Las Vegas.

O que pouca gente explora são as inúmeras reservas naturais que existem no país. Os atrativos culturais também não são tão conhecidos. Como o Brasil, os Estados Unidos são um país continental e cheio de diversidade. Por isso, o blog separou 7 destinos para vocês conhecer um pouco mais essa diversidade. 

Fonte: Visite USA

Festival em Castelo. Veja como conhecer o canyon

Região do Pico dos Andrés e seus mirantes também são atrativos da região de Castelo. Foto: Augusto Junior Vasconcelos

Para fechar os festivais de julho no Piauí, o Canyon Fest Poti acontece em Castelo neste final de semana. O evento tem atrações nacionais nas suas três noites. Raça Negra e Joelma estão entre os shows que começam amanhã na Praça Central da cidade. A novidade é que agora haverá uma lancha para quem quiser conhecer o canyon e foi instalada uma torre de internet para o viajante já compartilhar sua emoção nas redes sociais. Saiba como funciona cada passeio e aproveite para conhecer uma das regiões mais encantadoras do Piauí. Todos eles podem ser contratados com a Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo do Piauí. Podem ser agendados pelo telefone 86 - 999285764

1. Passeio do Canyon

Foto: Juscelino Reis

O canyon não fica na cidade de Castelo, mas no município vizinho de Buriti dos Montes. No entanto, como a primeira possui uma melhor infraestrutura para receber turistas acaba servindo de base para os viajantes. Para chegar ao local são percorridos 56 quilômetros de van. O deslocamento demora 1 hora e meia e cabem até 15 pessoas no transporte com ar condicionado.  Chegando ao Rio Poti, haverá uma lancha com capacidade para até 12 pessoas que leva o turista pelo leito do rio para apreciar a paisagem durante 1 hora. Nos dias do festival, o Corpo de Bombeiros pediu para que não houvesse banho. O preço do passeio é R$120 reais. Haverá loja oferecendo alguns lanches.

2. Parque Municipal da Pedra do Castelo

Foto: Augusto Junior Vasconcelos

A Pedra do Castelo é um dos atrativos mais emblemáticos do Piauí. Seu tamanho e suas características geológicas são cheias de histórias. Pouca gente sabe que sua área é um parque com diversas trilhas e opções de aventura. São 2 trilhas, sendo que em uma delas é possível ver o Baixo Canyon do Poti e possuem vestígios arqueológicos. Para os dias do festival haverá rapel e tirolesa passando pelo rio. O passeio custa R$20 reais e os esportes R$25 reais cada.

3. Canyon do Rio São Miguel e Pico dos Andrés

Foto: Augusto Junior Vasconcelos

Dois outros passeios que podem ser feitos levam a mais um canyon e uma região que possui imensa quantidade de vestígios arqueológicos. No rio São Miguel, o turista pode se deslumbrar com suas formações rochosas e aproveitar para banho. Por suas características, o local é chamado de Espigão. Já no Pico dos Andrés, o encontro com o homem pré-histórico e mirantes são o atrativo. Ambos os passeios custam R$20 reais. 

Posts anteriores