Cidadeverde.com

Idoso é internado após queimada sair do controle na divisa entre Teresina e União

Imprimir

Um idoso identificado como Getúlio de Araújo, de 60 anos, foi internado em estado grave no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) com queimaduras nas pernas, pés e costas ao tentar controlar uma queimada no Povoado Santo Afonso, localizado na divisa entre as cidades de Teresina e União. O Corpo de Bombeiros chama a atenção para os riscos que essa prática pode provocar.

Getúlio sofreu queimaduras de segundo grau nos pés, nas pernas e nas costas. O acidente aconteceu após uma queimada de roça ter saído do controle. O idoso foi encontrado caído no chão e deve ficar internado pelos próximos dias.

O agricultor foi só um dos inúmeros piauienses prejudicados com o exagerado número de casos de incêndio no Estado em 2014. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE), desde janeiro foram registrados 9.318 focos no Piauí. O número é superior ao observado em 2013, quando foram verificadas 6.217 ocorrências.

Major do Corpo de Bombeiros, Najra Nunes faz um alerta aos agricultores que pretendem fazer queimadas em roças. "Quando o agricultor planeja preparar o terreno, essa queimada deve ser avisada previamento ao órgão ambiental da região. Esse órgão vai fazer orientações", comentou a militar no Notícia da Manha desta quinta-feira (4).

Segundo Najra Nunes, é necessário tomar alguns cuidados. Observar a direção do vento é uma das dicas para evitar prejuízo para os responsáveis pelos incidentes e também por pessoas que moram nas proximidades de onde são realizadas queimadas.

"O horário ideal para fazer uma queimada é no finalzinho da tarde, mas não à noite. Outro bom horário é pela manhã bem cedo, quando a temperatura é mais baixa. O mais recomendado é que as queimadas sejam em pequenas áreas, já que nas grandes não haverá controle", finaliza.

Com informações da TV Cidade Verde
Redação de Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais