Cidadeverde.com

Infidelidade entre casais já atinge 70% dos brasileiros

Imprimir

Cada vez mais comuns escândalos nos meios de comunicação envolvendo traições entre os casais, uma recente pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) pode levar alguns casais a perder o sono. Entre os homens, o percentual daqueles que dizem já ter traído pelo menos uma vez na vida chega a 70,6%. Entre as mulheres, o número é de 56,4%.

O levantamento mostra que apenas 36,3% dos brasileiros nunca traíram um parceiro. Entre as principais formas de traição, a pesquisa revela que os brasileiros são os que mais fazem sexo pela internet (53,1% dizem ter tido a experiência), contra 45,8% no restante do continente. Outro problema apresentado pelos entrevistados está na falta de diálogo entre os casais, metade (49,8%) diz que só às vezes conversam com o parceiro e 6,4% afirmam que isso nunca acontece. No Brasil, 42% dizem conversar sempre.

Segundo a psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora da pesquisa, é mais fácil trair no Brasil e na América Latina, onde se lida com a questão de um jeito diferente, de forma não tão condenável, especialmente no caso dos homens. “É um traço cultural do latino em geral, presente também nos franceses, espanhóis e italianos. Se incorpora ao casamento a ideia de que é complicado viver anos com uma pessoa sem ter ao menos uma experiência extraconjugal”, explica.

O especialista em Direito de Família, Josino Ribeiro Neto, recebe constantemente em seu escritório casais em busca do divórcio após descobrirem uma traição. “Atualmente o processo de divórcio, sobretudo, após a edição da EMENDA CONSTITUCIONAL n. 66, de 13 de julho de 2010, restou desburocratizado, isto é, bastante facilitado. Após descobrirem a relação extra conjugal, principalmente, as mulheres buscam saber seus direitos e a guarda dos filhos”, conta.

Josino alerta que a infidelidade pode causar a perda de pensão alimentícia ou um processo de danos morais. Tudo irá depender das provas reunidas e se for comprovado o ato de indignidade perde esses direitos. “A partir do momento que for provada a indignidade, isso pode acarretar consequências graves, como a perda da pensão alimentícia. Judicialmente a traição não resulta na perda da guarda dos filhos. Por mais que a mulher seja uma péssima esposa, pode ser uma ótima pessoa e mãe. Isso não interfere na educação dos filhos”, explica.

Porém, os parceiros devem ficar atentos pois dependo da traição pode sair caro para o bolso. “As consequências psicológicas do adultério não podem ser ignoradas pelo Judiciário, a quem compete atribuir um valor pecuniário para amenizar o sofrimento experimentado pela vítima”, alerta Josino Ribeiro Neto.

Pesquisa sobre a sexualidade na América Latina foi realizada em 11 países.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais