Cidadeverde.com

Inscrições abertas para o 2º Concurso de Sambas Autorais de Teresina

Imprimir

O samba vai fazer sua festa mais uma vez. Depois do sucesso em 2013, vem aí a segunda edição do Concurso de Sambas Autorais de Teresina. As inscrições foram abertas no dia 28 de julho e seguirão até o dia 22 de agosto. A primeira seletiva acontecerá no dia 02 de setembro.

O concurso é promovido pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, em parceria com o Projeto Cultural Samba no Coreto. Ele será dividido em três seletivas. A primeira no dia 02 de setembro, a segunda no dia 07 de outubro e a terceira no dia 04 de novembro. A grande final será no dia 02 de dezembro, data em que é comemorado o Dia Nacional do Samba.

As seletivas acontecerão sempre dentro do Projeto Samba no Coreto, na Praça Pedro II, na primeira terça-feira de cada mês. Em cada eliminatória, serão apresentadas oito músicas, sendo que três serão selecionadas para a final. Caso haja necessidade, a comissão organizadora irá realizar uma pré-seleção das canções que disputarão as seletivas. Nas classificatórias e na grande decisão um júri formado por músicos locais irá avaliar e selecionar os vencedores. Eles irão analisar aspectos musicais como estrutura, melodia e harmonia.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na sede da FMCMC, na Rua Félix Pacheco, 1440, Centro, das 08:00 às 13:00h. Telefone: (86) 3215-7820 ou 3215-7815. Um representante ou produtor da banda/grupo deverá se responsabilizar pela entrega do material, munido de cópias dos documentos (CPF, RG, PIS/PASEP ou NIT, Conta no Banco do Brasil, Comprovante de residência). Mais informações no edital, no site da fundação: http://www.fcmc.pi.gov.br.

A premiação mais uma vez é um grande atrativo. O primeiro colocado vai levar para casa 2.500 reais, o segundo fica com 1.500 reais e o terceiro leva 1.000 reais (valores serão tributados). Cada concorrente só poderá inscrever duas músicas. Em caso de parceria, poderá inscrever mais uma música. O candidato deverá apresentar sua música gravada em CD, acompanhada 4 (quatro) cópias da letra de cada canção inscrita.

O Concurso de Sambas Autorais foi um grande sucesso em sua primeira edição, em 2013. No ano passado o vencedor foi o cantor e compositor My Brother, com a música “O samba é meu partido”. A final aconteceu em uma festa que teve a participação de uma atração nacional, o cantor Marquinho Sathan.

Para o presidente da Fundação Monsenhor Chaves, Lázaro do Piauí, o evento tem tudo para vir ainda mais forte em 2014. “Superamos a desconfiança e agora os sambistas acreditam no nosso trabalho. Com certeza teremos os melhores músicos participando do concurso, o que ajuda a valorizar o samba de Teresina”, ressalta.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais