Cidadeverde.com

James Guerra: “quem morre e mata no Piauí tem menos de 25 anos”

Imprimir

O delegado geral da Polícia Civil do Piauí, James Guerra, comentou, durante entrevista no Jornal do Piauí desta quarta-feira (23), os dados da violência no Estado. Para o delegado, os números cresceram devido, principalmente, a guerra entre grupos rivais.

Fotos: Wilson Filho

“Uma das políticas do poder público foi a criação da Delegacia de Homicídios. A resolutividade chega a ser de 80% dos casos. Mais percebemos uma realidade: quem está matando e quem está morrendo tem idade abaixo dos 25 anos”, afirma James Guerra.

De acordo com dados do divulgados pelo Sindicato dos Agentes Civis do Estado, apenas no primeiro semestre de 2014 foram registrados 99 homicídios. Mesmo assim, de acordo com o delegado geral, o Piauí aparece com o terceiro Estado mais caro do Estado. 

“Nosso crescimento é porque estamos partindo de patamares pequenos. Tínhamos poucos casos e por isso temos um aumento é significativo. Mas muitos casos que a delegacia consegue apurar. Mas aquela pessoa que é responsável pela morte e acaba sendo vítima”, disse. 

Mas o coordenador da Delegacia Geral destaca que apenas o trabalho da polícia não vai resolver. A instituição concluiu, ainda, que as políticas de atendimento aos jovens são insuficiente e “as que existem não estão funcionando”.

“No Brasil a reincidência não é na condenação: é na prática de crimes. Nosso efetivo é suficiente, mas aqui o crime é massificado e no Brasil a incidência ainda é a regra e não a exceção”, explicou James Guerra.

Sobre morte de Makelly Castro
“Estamos atrás do autor do crime. Já concluímos que não foi morte natural. Aquele também não era aquele o local da morte. Ela foi morta por asfixia mecânica. Mas não está caracterizado crime em série. Acredito que em 30 dias chegaremos a um resultado. É um compromisso meu com o povo”, avalia.

Lívio Galeno 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais