Cidadeverde.com

Janeth é eleita para o Hall da Fama do Basquete mundial

Imprimir

A estrela do basquete brasileiro, Janeth Arcain, foi eleita para integrar o Hall da Fama do Basquete Feminino na classe de 2015. Ela estava em sua casa assistindo ao All-Star Game da WNBA que ocorreu no último sábado, em Phoenix (EUA), quando recebeu a notícia.

“A entrada no Hall da Fama é uma lembrança, uma grande recordação do que eu fiz pelo esporte”, afirmou Janeth.

Ao lado dela, também foram eleitos Lisa Leslie, que conquistou quatro medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos pelos Estados Unidos, além de dois títulos da WNBA pelo Los Angeles Sparks, a jogadora Janet Harris, a técnica Gail Goestenkors e seus companheiros de profissão Kurt Budke e Brad Smith.

“É uma honra ser introduzida não só com Leslie, mas com as outras pessoas que entraram na classe de 2015. Também foi uma honra ter jogado tantas vezes contra ela pela Seleção Brasileira e pela WNBA. Leslie foi uma atleta que inspirou muita gente no basquete”, observou a brasileira.

A ala se destacou na Seleção Brasileira durante a conquista do Campeonato Mundial em 1994. Ao lado de Hortência e Magic Paula, Janeth ajudou o Brasil a vencer a China na final por 96 a 87 e conquistar o título inédito. “O maior valor é a emoção de estar no ranking mundial, de ver o Brasil entre as quatro seleções campeãs do Campeonato Mundial de Basquete Feminino.” Na história, apenas quatro equipes chegaram ao topo da competição. Os Estados Unidos têm oito títulos, a Rússia tem seis e Brasil e Austrália possuem um cada.

A conquista do Mundial completou 20 anos no dia 12 de junho deste ano, mas a data não foi muito comemorada por coincidir com a abertura da Copa do Mundo. “Nós não fizemos nada para celebrar, mas entrei em contato com as meninas que estavam lá. Nós trocamos mensagens parabenizando uma à outra pelo momento que vivenciamos. Parece que faz pouco, mas faz muito tempo. É uma vida. É gostoso pelo menos a gente lembrar”, comentou a atleta.

Com a camisa verde-amarela, Janeth também conquistou duas medalhas olímpicas: prata em Atlanta-1996, momento que ela considera mais importante da sua carreira, e bronze em Sydney-2000. Seu sucesso na seleção nacional fez com que fosse escolhida para atuar pelo Houston Comets na primeira temporada da versão feminina da liga norte-americana de basquete, em 1997. Com Janeth, os Comets conquistaram quatro títulos consecutivos no torneio.

“Foi excelente, vivemos uma trajetória muito bonita nos Comets e que ainda ninguém conseguiu bater essa invencibilidade de quatro títulos seguidos. Me sinto muito feliz de ter feito parte dessa geração que iniciou a WNBA”, afirmou.

Janeth ainda chegou três vezes ao pódio Jogos Pan-americanos: foi ouro em Havana-1991 e prata em Indianápolis-1987 e Rio de Janeiro-2007. No Pan do Rio, o Brasil perdeu para os Estados Unidos por 79 a 66 na partida que marcou a despedida da atleta das quadras. Após se aposentar, ela continuou na Seleção como técnica da categoria sub-15 e assistente técnica da equipe principal, onde ficou até 2013.

A mais nova integrante brasileira do Hall da Fama de Basquete Feminino foi a terceira maior pontuadora da história da seleção, com 2.247 pontos em 138 jogos oficiais e média de 16.3 pontos por jogo. 


Fonte: Fox Sports

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais