Cidadeverde.com

João Mádison quer que Alepi acione TCE-PI na Justiça por vaga de conselheiro

Imprimir

Caio Bruno/Alepi

O deputado estadual João Mádison (PMDB) vai propor que a Assembleia Legislativa acione judicialmente o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), para que declare vago o cargo do conselheiro Anfrísio Lobão. A aposentadoria do mesmo completa um mês na próxima semana. 

"Eu vou propor, como deputado eleito da atual gestão, à mesa diretora da Casa, para que nós possamos tomar uma posição mais forte com relação ao Tribunal de Contas", disse o parlamentar ao Cidadeverde.com. 

Havia na Assembleia a expectativa de que o TCE-PI enviasse a declaração de vacância até a última quarta-feira. O Tribunal divulgou que Anfrísio Lobão se antecipou e pediu aposentadoria no dia 10 de outubro. No dia 13, ele completou 70 anos e seria atingido pela aposentadoria compulsória. 

João Mádison questionou se o conselheiro tem direito a continuar recebendo aposentadoria. "Nós vamos propor também que enquanto els não mandarem (a vacância), o Anfrísio não receba aposentadoria. Se eles estão dizendo que a aposentadoria não chegou a fase final, então ele não pode receber". 

O deputado deve levar o assunto para a tribuna da Assembleia na próxima semana. Mádison encara a situação como uma tentativa de desmoralizar o poder Legislativo. 

É a Assembleia quem abre inscrições e realiza a votação para conselheiro do TCE-PI. Nos bastidores, a suposta demora do Tribunal para declarar vacância se daria para que essa eleição ocorresse somente em 2015, com uma nova bancada de deputados e tendo Wellington Dias (PT) no governo do Estado. 

Fábio Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais