Cidadeverde.com

Governo negocia com categorias para evitar greve geral

Imprimir

O secretário de administração, João Henrique Sousa, esteve reunido na tarde desta quinta-feira (27), com 33 representantes de sindicatos de servidores estaduais. Após as 72 horas de paralisação das atividades e greve de algumas categorias, a reunião foi uma primeira oportunidade de negociação com os servidores. 

"Hoje estivemos reunidos pela manhã com o governador Zé Filho e os secretários dos órgãos mais atingidos pelas paralisações. Fomos orientados sobre os limites da lei da responsabilidade fiscal, mas o governador se mostrou preocupado com a situação e quer achar uma solução para a perspectiva do aumento", esclareceu o secretário. 

Ele ressalta que no mês de maio foi paga a primeira parcela do acordo feito com algumas categorias para aumento salarial. A segunda parcela deveria ter sido paga agora em novembro. 

O representante do sindicato dos trabalhadores em processamento de dados, Bento Oliveira, disse que a conversa foi uma oportunidade de diálogo. "As categorias foram ouvidas e o governo sinalizou que com o desbloqueio das contas da Eletrobras, deve haver uma nova conversa com a Secretaria de Fazenda para analisar a implantação dos reajustes". 

"Nós expomos as dificuldades financeiras, que foram agravadas por esta questão da Eletrobras. Tivemos um alento hoje com a resolução da questão.  Vamos avaliar as questões relativas ao impacto na folha e na terça-feira (02), às 16h, estaremos reunidos novamente com o grupo de servidores". 

O secretário avalia que o impacto na folha com o pagamento das parcelas do acordo deve girar em torno de R$ 10 milhões.  

Sana Moraes

[email protected] 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais