Cidadeverde.com

Jornal do Piauí repercute agressão a idoso em Floriano

Imprimir

O Jornal do Piauí desta quarta(10) repercutiu o vídeo onde, em Floriano-PI, um idoso de 94 anos aparece sendo agredido pela própria filha, que também é idosa e tem 63 anos.

O telejornal entrevistou, por telefone, o delegado que apura o caso, Walter Junior. Ele informou testemunhas estão sendo ouvidas, inclusive a propria acusada, que nega o fato, mesmo após ver o vídeo. Segundo o delegado, o idoso, que está lúcido, também foi ouvido e nega que sofra agressão.

O delegado afirmou que a mulher que aparece agredindo o idoso poderá responder na Justiça por crimes de maus tratos, lesão corporal e possível cárcere privado.Walter Junior disse que na casa só mora a acusada e o idoso e que uma outra filha do ancião é quem recebe a aposentadoria do pai e repassa para a irmã custear as despesas.

O delegado informou ainda que, no momento, o idoso encontra-se com outros familiares e que a acusada está na delegacia para prestar um segundo depoimento. No primeiro interrogatório, o delegado disse que a acusada negou a agressão e invocou o direito de permanecer em silêncio.

Sobre o estado de saúde do idoso, o delegado disse que foi feito um exame de corpo de delito e constatado que ele se encontra desnutrido e sujo.

Após a entrevista com o delegado, o Jornal do Piauí ouviu a presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Leidimar Alencar, que nos estúdios do jornalístico falou sobre o caso. Ela disse que o Conselho está acompanhando a denúncia e tentará descobrir o que levou a senhora que aparece no vídeo a agredir o próprio pai.

Leidimar informou que a acusada de agressão também é idosa, mas mesmo assim não alivia o crime por ela praticado.

Quanto à negativa do idoso de que seja vítima de agressão, Leidimar afirmou que idoso agredido teme denunciar em razão da própria situação de convivência dentro da familia.

A conselheira questionou ainda onde estavam as outras pessoas dessa familia, que não viam que ele estava sendo maltratado.

Segundo Leidimar, o órgão tem recebido outras denúncias de violação dos direitos dos idosos, não tão graves como essa, mas em relação a empréstimos consignados, beneficios usurpados e impedimento do idoso de manusear seus próprios recursos para cumprir suas necessidades.

Encerrando sua participação, Leidimar fez um apelo para que as pessoas vençam o medo e denunciem atos como esses, ligando para o disque 100.

Veja o vídeo, gravado por vizinhos, que registra a agressão ao idoso.

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais