Cidadeverde.com

José Neci consegue liminar e reassume a prefeitura de São Julião

Imprimir

O juiz José Gonzaga Carneiro, reconduziu ao cargo o prefeito de São Julião, José Francisco de Sousa (PT), o José Neci, cassado na última sexta-feira, 11 de julho. A liminar expedida hoje (16), pede a imediata recondução ao cargo. A ação que cassou o prefeito foi impetrada por Emídio Reis, ex-vereador assassinado em janeiro do ano passado. O processo eleitoral teria sido o motivo do assassinato do político.  

José Neci se encontra em Teresina e volta a São Julião amanhã (17) para reassumir o cargo. Ele disse que essa é quarta vez é cassado. A primeira foi quando ainda era vereador. No mandato de 2008/2012, foi cassado duas vezes e reconduzido ao cargo. A ação movida por Emídio Reis resultou na sua quarta cassação. "Já me cassaram quatro vezes. As ações são sempre do mesmo grupo político que vem sendo derrotado nas eleições", disse. 

Na decisão o juiz considerou que "em análise perfunctória, diante da urgência demanda para a presente medida, percebo não restarem presentes todos os requisitos legalmente exigidos para a configuração dos ilícitos reconhecidos na sentença, quais sejam, a captação ilícita de sufrágio e abuso do poder econômico / político . Com efeito, não foram identificadas, de plano, provas hábeis e robustas de ter o investigado praticado as condutas tipificadoras de tais ilícitos".

 José Neci venceu as eleições em 2012 com 2.381 votos, pouco mais que o segundo colocado, Emídio Reis da Rocha (PMDB), que obteve 2.102 votos. Após o pleito, Emídio Reis denunciou a chapa eleita na Justiça. 

Assassinato

No dia 31 de janeiro de 2013, Emídio Reis foi assassinado com dois tiros. Dias depois, o corpo do ex-vereador foi encontrado em um matagal próximo ao município de Pio IX. Após sua morte, o ministério público assumiu a ação.

 

Por Sana Moraes (Especial para cidade verde.com)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais