Cidadeverde.com

Colisão entre duas motocicletas deixa um morto e outro ferido em José de Freitas

O lavrador Erisvaldo Silva morreu na manhã de ontem, no Hospital de Urgência de Teresina, onde estava internado desde as primeiras horas da madrugada após acidente em José de Freitas.

Por volta das 3h30min da madrugada de sábado (16), ele se envolveu em um grave acidente na rua Jacob de Freitas, em frente a Escola Municipal Agripina Portela, na bairro Santa Rosa, naquela cidade. Segundo populares, Erisvaldo e outro homem identificado por Erimar Ribeiro da Rocha colidiram frontalmente as motocicletas que pilotavam. 

Os dois motoqueiros sofreram fortes pancadas na cabeça e foram socorridos ainda durante a madrugada por uma equipe do SAMU, sendo levados para o Hospital de José de Freitas, onde receberam os primeiros cuidados médicos e em seguida foram transferidos para o HUT em Teresina, onde Erisvaldo não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

Erimar Ribeiro continua internado no HUT em estado grave.


Fonte: fotos e informações realidadeemfoco

Idepi conclui projeto de reestruturação do complexo da Barragem do Bezerro

  • 2eb9ff6b-1520-4ec6-9df1-53b3ff3f534b.jpg Divulgação
  • 9fe5f557-5f71-46fe-9229-8dc39517ea21.jpg Divulgação
  • 84aae151-64b4-4b3b-b44b-c7e0160aabf6.jpg Divulgação
  • 96f98044-95d9-4dd2-b662-2d72145f5cbd.jpg Divulgação
  • 06663a89-d235-4ee5-9000-6544582351aa.jpg Divulgação
  • 7656295d-98f1-40ca-89bc-5eb31c41e3c6.jpg Divulgação
  • 9361036a-b9e7-4dd0-9cff-65a4ada7e384.jpg Divulgação
  • be55ff34-1bff-4f29-a775-15d5fd7fe1ba.jpg Divulgação
  • fgs_0609.jpg Francisco Leal/Ccom
  • fgs_0625.jpg Francisco Leal/Ccom
  • fgs_0640.jpg Francisco Leal/Ccom
  • fgs_0650.jpg Francisco Leal/Ccom
  • fgs_0656.jpg Francisco Leal/Ccom
  • fgs_0660.jpg Francisco Leal/Ccom
  • 9c220370-5f28-479a-bfa9-d2bbd8a93856.jpg Divulgação
  • 498ec42c-91d5-40fb-85aa-8e88f3a007d1.jpg Divulgação
  • a834d126-bbb5-4fa8-87b0-91a87cbbf0de.jpg Divulgação
  • c0a2f9e9-97c6-46f7-923c-a47423eab38c.jpg Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) concluiu o projeto de reestruturação do complexo da Barragem do Bezerro, em José de Freitas, a 48 km de Teresina. Em março deste ano, a cidade ficou em alerta após vazamento e o iminente risco de rompimento do açude. Na época, famílias tiveram que deixar suas casas e uma força-tarefa foi montada para evitar uma tragédia. 

O projeto inclui reparos na parede da barragem, bem como a reestruturação do sangradouro e revitalização de todo o parque turístico. 

A proposta será encaminhada ao Ministério da Integração Nacional na tentativa de conseguir recursos externos para a execução da obra.


Com informações Elivaldo Barbosa (TV Cidade Verde)
redacao@cidadeverde.com

Jovem é assassinado com 5 tiros de revólver em José de Freitas

Um jovem identificado por Wilson Lopes de Araujo Costa, foi morto com aproximadamente cinco disparos de arma de fogo em José de Freitas. O homicídio aconteceu por volta de 1h40min da madrugada desta quinta-feira (14).

Segundo informações colhidas no local,  Wilson foi morto na Rua José Paulo dos Santos, próximo ao poço da Agespisa, no bairro Suco de Uva. A vítima tinha envolvimento com drogas e teria sido abordado pela polícia trinta minutos antes de ser assassinado.

A policia acredita que o assassino desceu o morro da Caixa D’água,  praticou o crime e fugiu. Uma guarnição da Polícia Militar e outra da Guarda Municipal estiveram no local do homicídio.

A policia acionou uma equipe do Instituto de Criminalística e outra do IML que compareceu ao local do homicídio, onde foi feito os procedimentos legais e depois o corpo da vítima foi removido para o Teresina.

Fonte: realidadeemfoco

Governo entrega órteses e próteses em José de Freitas pelo programa Passo à Frente

O Programa Passo à Frente, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) entregou, nesta sexta-feira (8), em José de Freitas, mais de 300 peças ortopédicas para pessoas com deficiência. 

O pintor Ivan Sousa agora pode retomar ao seu trabalho, ele recebeu uma prótese pelo Passo à Frente. “Minha vida melhorou bastante a partir desse momento. Estava sem conseguir caminhar e me movimentar direito. Agora vou poder voltar a pintar e andar”, diz. 

Foram beneficiadas as pessoas dos municípios de José de Freitas, Lagoa Alegre, Miguel Alves e União, que receberão próteses, órteses, coletes, botas, palmilhas, andadores, bengalas, sapatos do pé diabético e cadeira de rodas.

“Ver a emoção de uma pessoa que precisa recebendo essas órteses e próteses é um dos motivos pelos quais trabalhamos cada vez mais e buscamos melhorar os serviços ofertados a toda população” comenta Herlon Guimarães, superintendente de Atenção Integral à Saúde.

O Passo à Frente já beneficiou mais de 4.500 pessoas, em mais de 80 municípios. Em formato itinerante, o Programa possibilita o atendimento o mais próximo do usuário, sem a necessidade do deslocamento para a capital, disponibilizando equipamentos ortopédicos, como órteses e próteses. Foi implantado em 2016, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho, que disponibilizou uma oficina itinerante adaptada num caminhão, para confecção e ajustes das órteses e próteses.

“Não teria condições de comprar, o Passo à Frente proporcionou que eu e várias outras pessoas pudéssemos ter esses equipamentos que ajudam na nossa mobilidade e qualidade de vida”, diz Francinete Pereira é de José de Freitas, que recebeu colete, órtese e bengala.

O Programa agora segue para Corrente, atendendo os municípios de Cristalândia, Sebastião Barros, Riacho Frio, São Gonçalo de Gurguéia, Parnaguá, Barreiras do Piauí, Santa Filomena, Monte Alegre do Piauí e Gilbués. Serão mais de 400 órteses e próteses entregues à população.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Programa Passo à Frente entrega órteses e próteses em José de Freitas

O Programa Passo à Frente, da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) vai estar emJosé de Freitas amanhã, 7, entregando mais de 300 peças ortopédicas para pessoas com deficiência.  A solenidade de entrega acontece às 8h30 no Ginásio Poliesportivo Mestre Eva. 

Serão beneficiadas as pessoas dos municípios de José de Freitas, Lagoa Alegre, Miguel Alves e União, que receberão próteses, órteses, coletes, botas, palmilhas, andadores, bengalas, sapatos do pé diabético e cadeira de rodas.


O secretário Florentino Neto ressalta que a entrega leva o serviço para mais perto da população. “Proporcionamos também mais qualidade de vida. Imagina o que é para uma pessoa com deficiência receber o mais próximo de sua casa um equipamento, que antes teria que vir para Teresina. É um importante ganho que se estende para toda a família”, ressalta.

O Passo à Frente já beneficiou mais de 4.500 pessoas, em mais de 80 municípios. Em formato itinerante, o Programa possibilita o atendimento o mais próximo do usuário, sem a necessidade do deslocamento para a capital, disponibilizando equipamentos ortopédicos, como órteses e próteses. Foi implantado em 2016, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho, que disponibilizou uma oficina itinerante adaptada num caminhão, para confecção e ajustes das órteses e próteses.

Após José de Freitas, as entregas acontecem em Corrente, atendendo os municípios de Cristalândia, Sebastião Barros, Riacho Frio, São Gonçalo de Gurguéia, Parnaguá, Barreiras do Piauí, Santa Filomena, Monte Alegre do Piauí e Gilbués. Serão mais de 400 órteses e próteses entregues à população.

 Fonte: Ascom

Polícia prende acusado de tentar assaltar e agredir radialista

Por volta das 11H30 desta segunda-feira (04/06), uma guarnição da Polícia Militar do 16º Batalhão, conseguiu prender um acusado de invadir a casa e agredir o radialista Claudio Silva durante uma tentativa de assalto na cidade de José de Freitas.

De acordo com a polícia, o ex-presidiário Francisco de Assis do Rêgo Filho, mais conhecido como “Pão”  foi preso no Residencial Boa Esperança acusado de invadir e agredir o radialista com uma coronhada de revólver.

A invasão a casa do Radialista aconteceu por volta das 23h50min deste domingo,(03/06), na rua Embaixador Aloísio Napoleão, durante uma tentativa de  assalto. 

Fonte: realidade em foco

Mulher morre em grave acidente na PI 113

Por volta das 22h15min deste domingo (03/06), um grave acidente na PI-113, próximo a Fazenda Segurança II, zona rural de José de Freitas deixou uma vítima fatal e um jovem ferido.

De acordo com informações colhidas no local, um jovem identificado por Lucas Paulino de Sousa, de 22 anos de idade, trafegava pela PI-113, quando perdeu o controle da motocicleta, colidiu contra uma placa de sinalização e desceu o aterro.

Uma mulher que estava na garupa da motocicleta, identificada apenas como Laiane teve morte imediata. Lucas Paulino, que reside na localidade Boqueirão, zona rural de José de Freitas, foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora do Livramento.

A Guarda Municipal e a Polícia Militar estiveram controlando o trânsito no local.

A polícia acionou uma equipe do Instituto de Criminalística e outra do IML para ir até ao local do acidente a fim de fazer os procedimentos legais e depois remover da vítima  para ser submetido a exames no Instituto Medico Legal em Teresina.

Fonte: realidadeemfoco

Governo apresenta anteprojeto de restauração de Barragem

O Governo do Estado do Piauí, através do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), apresentou dia 20 de maio, durante audiência com o prefeito de José de Freitas-PI, Roger Linhares, secretários municipais e alguns vereadores, o anteprojeto de restauração da Barragem do Bezerro, que no dia 8 de abril deste ano  apresentou fissura no paredão com ameaça de rompimento.

A audiência onde foi apresentado o anteprojeto pelo diretor-geral do Idepi, Geraldo Magela e pelo diretor de engenharia Francisco Carvalho ocorreu na sede da Prefeitura de José de Freitas.

O diretor de engenharia do Idepi, Francisco Carvalho, durante a audiência  revelou que pretende concluir o projeto de restauração da Barragem do Bezerro ainda nesta semana, caso não ocorra nenhum imprevisto.

De acordo com o diretor-geral do Idepi, Geraldo Magela, a Barragem do Bezerro ficou bastante danificada por conta das últimas chuvas, que caíram no município de José de Freitas, e que além de ser recuperada, deverá ganhar incrementos que vão valorizar o local que é um ponto turístico piauiense.

“Vamos recuperar todas as avarias, o sangradouro e o ponto de infiltração. A engenharia colocou também a necessidade de iluminar toda a barragem, que é um ponto de lazer e turismo, o que vai trazer mais segurança aos turistas”, disse Geraldo Magela, durante a audiência. 

Na audiência foi sugerido que o paredão da Barragem do Bezerro além de ser iluminado deverá receber calçamento ou asfalto. Os diretores do Idepi disseram que a estrada que dá acesso a cidade de José de Freitas ao povoado Lagoa do Piripiri será levantada na área que passa ao lado da barragem e serão construídos alguns bueiros, já que todas as vezes que chove a região fica alagada e as vezes até corta, impedindo assim, o acesso a várias localidades da região.

Conforme foi informado ainda na audiência após o início da obra na Barragem do Bezerro, os serviços serão concluídos em 180 dias.

Os diretores do Idepi, Geraldo Magela e Francisco Carvalho informaram também que após o projeto ser concluído, será apresentado ao governador Wellington Dias (PT) e posteriormente encaminhado ao Ministério da Integração Nacional, onde já ocorreram tratativas para assinatura de convênio e termo de compromisso para a execução das obras de recuperação.

O prefeito Roger Linhares saiu satisfeito da reunião. “O Ministro da Integração Nacional, piauiense Antônio de Pádua de Deus Andrade desde a vinda ao município de José de Freitas, no dia 15 de abril de 2018, após a ameaça de rompimento da Barragem do Bezerro deu a sua palavra que iria ajudar nessa recuperação. O sangradouro vai ser feito de concreto, o paredão vai ser reforçado, vai haver recuperação do filtro e preenchimento das fissuras”, disse satisfeito o prefeito Roger Linhares.

“Depois vamos reforçar a parte urbanística da Barragem do Bezerro até porque muitos turistas visitam a barragem todos os anos e eles merecem isso”, ratificou o prefeito ao sair da audiência.

Com informações do Saraiva Repórter.

 

Prefeitura de José de Freitas reúne multidão em Festa das Mães

A Prefeitura de José de Freitas, no Piauí,  realizou uma grande festa na noite da última sexta-feira , no ginásio poliesportivo Mestre Eva, para comemorar o dia das mães. Cerca de 1.200 mães marcaram presença na festa e receberam presentes e sorteios de um grande número de brindes.

O ginásio Mestre Eva  ficou pequeno para a grande multidão que compareceu a festa que teve a animação da Banda  Estrela do Norte da Prefeitura Municipal.

O prefeito Roger Linhares e a primeira dama Germane Linhares,  participaram ativamente da festa   que foi organizada pela  assistência social, em parceria com a  saúde de José de Freitas.

Fonte: Ascom

Emgerpi proíbe ocupação e retirada de pedra da Barragem do Bezerro

Uma portaria da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), do governo do estado, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (20), proíbe terminantemente a retirada de madeira e pedra da Barragem do Bezerro, em José de Freitas. O açude teve uma infiltração na parede do reservatório e uma das principais causas seria a retirada de pedras do local. O governo montou uma operação de esvaziamento da barragem para evitar seu rompimento por conta do vazamento. Os trabalhos duraram uma semana.

O documento proíbe ainda ocupações, edificações, levantamento de cercas, plantio, roço, queimadas, criação de animais e quaisquer outras intervenções por terceiros não autorizadas na área da barragem.

De acordo com a portaria, assinada pelo presidente da Emgerpi, Décio Solano, quem for flagrado descumprindo o que está previsto no documento sofrerá medidas administrativas e judiciais.

O Ministério Público do Piauí anunciou no dia 11 de abril que iria abrir uma investigação para apurar o suposto furto de pedras da barragem do Bezerro. O ponto de partida para descobrir quem retirou o material é a postagem de um policial militar nas redes sociais dando conta que, há alguns anos, apreendeu um caminhão carregado de pedras. Uma pessoa teria sido detida na época.

Imagens drone da TV Cidade Verde/Edenilton Freitas

“Nós tomamos conhecimento de que um policial postou em uma rede social que teria prendido um suspeito num caminhão. Isso depois de 5 anos. Vamos verificar exatamente o que foi que aconteceu. Primeiro nós vamos abrir uma investigação”, disso o promotor Flávio Teixeira ao Cidadeverde.com.

Um inquérito civil já havia sido instaurado pelo MP para apurar algumas situações envolvendo a barragem como a apropriação de terras, a criação de animais, a invasão da área de preservação permanente, a situação dos barraqueiros e, entre elas, a questão da falta de manutenção da barragem.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Posts anteriores