Cidadeverde.com

Policial militar é baleado no rosto em tentativa de assalto em José de Freitas


Policial militar foi atingido duas vezes (Foto: JF Agora) 

Um policial militar aposentado foi baleado no rosto na tarde desta sexta-feira (3) em José de Freitas, a 50 quilômetros de Teresina. Identificada como Francisco Sousa, a vítima foi atingida ao reagir a uma suposta tentativa de assalto quando chegava a uma agência da Caixa Econômica Federal para fazer um depósito.

O caso aconteceu por volta das 15h. Segurança de uma casa lotérica da cidade, Sousa tinha ido ao banco para depositar uma quantia em dinheiro quando foi abordado por dois homens. Ao reagir, ele foi atingido com dois tiros - um deles abaixo do olho esquerdo. Pelo menos outros dois disparos foram feitos pelos criminosos.

Logo após balearem o policial militar reformado, os criminosos fugiram em direção à localidade Meruoca, na zona rural de José de Freitas.

De acordo com o delegado Hildson Rodrigues Leal Silva, o dinheiro e a arma de Sousa foram levados. Polícia Civil e Polícia Militar já estão mobilizadas para prender os dois assaltantes. Para ajudar na investigação, estão sendo analisadas as câmeras de segurança da agência bancária.

Socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), Sousa foi encaminhado para o Hospital Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas. Em seguida, foi transferido para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).


Crime reuniu muitos curiosos no Centro de José de Freitas (Foto: JF Agora)

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

CRO fecha consultório em José de Freitas após achar mofo e infiltração

A Unidade de Saúde do Bairro Nossa Senhora de Fátima teve o consultório odontológico fechado e atendimento suspenso em José de Freitas, município a 48 km de Teresina. O Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI), detectou irregularidades na estrutura da unidade após uma inspeção na cidade. Segundo o conselho o local coloca em risco a saúde da população.

Paredes com mofos, divisórias improvisadas com tapumes, caixas elétricas expostas, infiltrações na estrutura foram os principais problemas encontrados pelos fiscais do CRO. “O que observamos é que não há uma estrutura mínima adequada para que o atendimento seja feito com a segurança necessária aos profissionais e aos pacientes”, relataram os fiscais do Conselho.

No mês de abril, a equipe de fiscalização do Conselho já esteve no município de José de Freitas, verificando as condições do atendimento odontológico. No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da cidade uma sala de esterilização repleta de mofo e infiltrações foi identificada à época. E hoje, cerca de 50 dias depois, tanto o CEO como a unidade de saúde do bairro Suco de Uva ainda não tiveram as adequações solicitadas concluídas.

“Por isso, vamos intensificar as vistorias para que todas as adequações sejam implementadas e, dessa forma, assegurar o atendimento seguro aos pacientes. Se preciso for, podemos suspender o atendimento na rede toda”, informou o CRO.

Todos os pontos observados pelos ficais do CRO/PI dizem respeito à biossegurança nos consultórios, ponto chave que pode prevenir doenças graves nos pacientes e profissionais. “O consultório odontológico é um ambiente altamente contaminado seja por bactérias vindas da boca do paciente, pelas mãos dos cirurgiões dentistas e assistentes. É uma atividade que expõe os pacientes, a equipe, o próprio cirurgião dentista e, indiretamente, seus familiares, às mais diversas doenças infecciosas. E quando há falhas, todos os envolvidos estão à mercê de infecções cruzadas”, explicaram os fiscais.

As operações de fiscalizações do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI) nos municípios do interior estão intensificadas. Os consultórios suspensos terão um prazo estipulado pelo Conselho para se adequar as regras de biossegurança e uma nova fiscalização será realizada pelo CRO/PI para que os mesmos sejam liberados.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Quarteto faz arrastão em José de Freitas; Cabo do 2º BEC é vítima

Três homens e uma mulher são responsáveis por uma onda de assaltos na noite do último sábado (20) em José de Freitas. Segundo a polícia, o quarteto roubou uma motocicleta na cidade e fez de vítimas transeuntes e pessoas em comércios e em frente a residências em diversos bairros do município, como Suco de Uva, Santa Rosa e Bairro de Fátima. 

O delegado Wildson Rodrigues, titular da delegacia da cidade contou ao CidadeVerde.com que dois indivíduos do grupo foram pegos pela polícia ainda na noite de ontem. “Um é menor de idade e o outro foi identificado como Fernando A. Barbosa, de 18 anos. Eles foram abordados no povoado Tapuio, zona rural de Teresina”, descreve. 

Uma das vítimas foi um cabo do 2º BEC que foi abordado quando estava com a esposa e a irmã na porta da casa do pai, no centro da cidade.

Em poder dos dois foram encontrados dez celulares, além de R$ 190. Até o término dessa matéria, quatro pessoas haviam ido à delegacia registrar B. O. sobre as ocorrências.

 

Da Redação
Com informações do Saraiva Repórter
redacao@cidadeverde.com

Jovem de 22 anos morre após cair de moto em José de Freitas

Um jovem de 22 anos identificado como Francinilson de Sousa Lima morreu na madrugada deste domingo (21) após cair da moto que pilotava. O acidente aconteceu por volta das 3h na PI-113, entre as cidades de José de Freitas e Cabeceiras, na localidade Olinda.

A Guarda Municipal de José de Freitas informou que o rapaz perdeu o controle da motocicleta em uma curva considerada perigosa. A vítima teve vários ferimentos e morte imediata.

A perícia foi acionada e esteve no local do acidente. O corpo do rapaz foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Teresina para a realização de exame cadavérico.

Da redação (Com informações do JF Agora)
redacao@cidadeverde.com

Foragido da Major César é localizado e preso em José de Freitas

O jovem identificado como Fábio Junior de Sousa Barcelar foi recapturado na última quarta-feira (3) pela Polícia Civil de José de Freitas. Ele foi preso em 20 de abril deste ano, por roubo, e estava detido na penitenciária Major César, localizada na zona rural de Teresina, mas conseguiu fugir.

Foto: JF Agora.

De acordo com o delegado Hildson Rodrigues, titular do 17º Distrito Policial da cidade, denúncias anônimas de moradores da cidade informaram que um homem em atitude suspeita estava rondando casas da cidade em uma motocicleta. 

"Ao fazermos a abordagem, ele se mostrou bastante nervoso. Como estava sem documentos, não conseguimos identificá-lo de imediato, mas com fotos dele, soubemos quem era e que estava foragido da Major César havia mais ou menos 20 dias", informou. 

O homem estava detido por roubo, crime pelo qual tem passagens anteriores na polícia. Ele foi detido e encaminhado novamente à penitenciária, onde concluirá o cumprimento da pena. 

Maria Romero 
redacao@cidadeverde.com

População de José de Freitas enfeitas ruas no dia de Corpus Christi

  • JF Agora
  • JF Agora
  • JF Agora
  • JF Agora
  • JF Agora
  • JF Agora
  • JF Agora
  • JF Agora
  • JF Agora
  • JF Agora

Dezenas de pessoas estiveram nas ruas da cidade de José de Freitas, nesta quinta-feira (4), enfeitando as vias para as celebrações do dia de Corpus Christi. Muitos jovens ligados a movimentos da Igreja Católica desenham com serragem e outros materiais figuras que lembram símbolos religiosos. 

A procissão que marcará a data sai da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento e percorre as principais ruas do município, até voltar ao ponto inicial, onde será realizada uma missa celebrada pelo padre Gilcimar. 

Além de frases e desenhos religiosos, os tapetes possuem símbolos que identificam as pastorais e grupos coordenados pela Igreja. A Guarda Municipal de José de Freitas está controlando o trânsito onde as ruas estão interditadas.

 

Com informações do JF Agora
redacao@cidadeverde.com

Polícia prende acusado de homicídio com 40 pedras de crack

A Força Tática de José de Freitas prendeu neste domingo (24) José Helder Johnson Carneiro, de 22 anos, conhecido como "Edinho Cabeção". Ele é acusado de um homicídio e foi preso com 40 pedras de crack, um celular e uma quantia em dinheiro.

De acordo com o comandante Tenente T. Sousa, a guarnição abordou o homem em atitude suspeita  e após a abordagem identificou a droga dentro de uma casa.

Edinho estava preso preventivamente na Casa de Custódia acusado de matar a facadas o servidor público José Elson da Silva, de 37 anos. O crime ocorreu na barragem do Bezerro, em José de Freitas. Este ano, ele foi colocado em liberdade por um Habeas Corpus.

Com informações de JFAgora
cidades@cidadeverde.com

Corpo é encontrado em avançado estado de decomposição em José de Freitas

O corpo de Erivelton Quaresma, de 26 anos foi encontrado por um morador em avançado estado de decomposição na comunidade São Romão, na estrada que liga José de Freitas a Lagoa Alegre.

De acordo com o coordenador da Polícia Civil de José de Freitas, Gilson Ferreira, o homem tinha marcs de tiro pelo corpo, duas na cabeça, uma no braço e teve a gargante decepada, além de perfurações no abdômen.

"Acreditamos que seja um acerto de contas já que ele já tinha passagem na Polícia e era envolvido com tráfico de drogas", explicou o coordenador.

A Polícia está neste momento colhendo mais informações já que a perícia foi realizada durante a noite. O suspeito ainda não foi identificado.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com 

Governo do Estado finaliza anel viário de José de Freitas

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), José Dias, confirmou nesta segunda-feira (4) a conclusão do anel viário da cidade de José de Freitas, localizada a 50 quilômetros da capital Teresina. A obra tem 5.805 metros de extensão e custo aproximado de R$ 4,3 milhões e foi construída com recursos próprios da administração estadual.

Segundo José Dias, a inauguração do anel viário de José de Freitas está prevista para o próximo dia 11 de maio e contará com a presença do governador Wellington Dias (PT).

“O trânsito em muitas cidades do interior é difíci para quem precisa se deslocar entre as BRs. Em José de Freitas, isso vai ser resolvido com a utilização desse anel viário permitindo que veículos, especialmente as carretas e caminhões, sejam desviados, não congestionando mais a área urbana da cidade”, destacou o diretor.

Assim como José de Freitas, outras cidades devem ser contempladas com a construção de anéis viários. São os casos de Barras e Esperantina. “Outras cidades já se encontram com as obras deste nível em fase bastante avançada. A intenção do Governo do Estado é construir esses projetos com o objetivo de que o trânsito pesado possa fluir melhor”, frisou José Dias.

O anel viário de José de Freitas está localizado na PI-113, no entrocamento que interliga ainda as cidades de Teresina e Cabeceiras. A obra foi concluída em 180 dias e agora oferece uma pista totalmente asfaltada, sinalizada, com obras laterais de acostamento e passagem molhada.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Polícia de José de Freitas recupera foragido da Irmão Guido

Um foragido da penitenciária Irmão Guido foi preso após uma abordagem na última terça-feira (30) em José de Freitas, a 48 km de Teresina. De acordo com o coordenador de Polícia Civil do município, Gilson Freitas, Daniel Arcanjo Celestino de 26 anos, foi preso com droga com outros três suspeitos.

"Estávamos fazendo diligências e nos deparamos com ele durante a abordage. Eles se encontravam com uma pequena quantidade de drogas e decidimos mantê-lo preso pois ele não apresentou documentos", explicou o coordenador.

Em contato com a penitenciária, Daniel foi identificado e já é acusado por um latrocínio em Piracuruca, onde a vítima foi morta com 18 facadas há alguns anos.

Gilson acrescenta que policiais já recambiaram o foragido de volta à penitenciária.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Posts anteriores