Cidadeverde.com

Homem suspeito de estuprar irmã de criação é preso em José de Freitas

Um homem identificado como Antônio Júnior, 42 anos, foi preso após ameaçar de morte a irmã de criação, de 22 anos, na última sexta-feira (28). As ameaças ocorreram depois que ele foi denunciado por estupro contra a jovem. De acordo com o delegado Hildson Rodrigues, o homem está preso na delegacia da cidade e um mandado de prisão já foi solicitado. 

O delegado informou que a garota era enteada do pai biológico do agressor desde os cinco anos de idade. Segundo depoimento da vítima, Antônio cometeu o estupro em maio deste ano depois que invadiu o quarto da garota, que é estudante.

"Pelo trauma, ela não teve coragem de denunciar até o final de junho deste ano. Quando ela passou a temer que um novo estupro acontecesse, ela buscou a polícia. Assim que as investigações começaram, a Justiça determinou medida protetiva para que ele se mantivesse afastado dela. Ele cumpriu até semana passada", disse o delegado. 

De acordo com Hildson, os laudos dos exames relativos ao estupro somente chegaram à polícia na última semana. Depois disso, o suspeito foi até a casa da vítima, tentou invadir o imóvel e fez ameaças de morte contra ela. 

A família da jovem está muito abalada com a situação e o pai do agressor pediu sua prisão, para que novos abusos não aconteçam. O homem está preso na delegacia da cidade e será encaminhado a uma das unidades prisionais do estado em breve. 

 

Maria Romero
redacao@cidadeverde.com

PM solta presos em flagrante ao se depararem com delegacia fechada

Policiais militares da 3ª Companhia de José de Freitas, 48 km ao norte de Teresina, prenderam dois homens que entraram em luta corporal por volta do meio dia, mas tiveram que soltar a dupla após encontrarem a porta da delegacia fechada.

A polícia foi acionada por conta de tumulto em um bar no Bairro Tijuca, por volta das 12h40. Após prender os dois homens, os soldados tentaram registrar o flagrante na delegacia, mas o agente de plantão não se encontrava no local. O portal Realidade em Foco fez o registro dos PMs na porta da delegacia.

Após esperarem por mais de uma hora, a guarnição foi acionada novamente e teve  que liberar os brigões.

Em contato com o Cidadeverde.com,  a Secretaria de Segurança estranhou a postura dos policiais, já que há uma orientação de que prisões em flagrante na região metropolitana da capital, os envolvidos devem ser encaminhados para a Central de Flagrantes de Teresina.

"A Secretaria Estadual de Segurança Pública esclarece que as prisões em flagrantes na região metropolitana de Teresina, durante o final  de semana, os detidos são conduzidos  para Central de Flagrantes na capital.  A região da grande Teresina envolve os municípios de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil e União", disse a SSP em nota.

Hérlon Moraes 
herlonmoraes@cidadeverde.com

Operação Livramento: polícia estoura oficina de arma caseira

  • Fabiano Sousa
  • Fabiano Sousa
  • Fabiano Sousa
  • Fabiano Sousa
  • Fabiano Sousa
  • Fabiano Sousa
  • Fabiano Sousa
  • Fabiano Sousa
  • Fabiano Sousa
  • Fabiano Sousa
  • Fabiano Sousa
  • Fabiano Sousa
  • Fabiano Sousa

Atualizada às 12h47
O número de presos na operação Livramento, cuja segunda etapa foi deflagrada nesta sexta-feira (28), na cidade de José de Freitas, subiu para 19 com o cumprimento do mandado de prisão do suspeito de tráfico Janiel Ferreira dos Santos, vulgo Janiel Maguim. Ele estava com o mandado em aberto e se entregou à polícia.

De acordo com o delegado Mateus Zanatta, a boca de fumo do suspeito tinha sido estourada no dia 5 de agosto pela delegacia de José de Freitas. "Ele se evadiu do local com uma grande quantidade de droga. Sabíamos que era ele quem fazia a decretamos a prisão. Ele é o segundo maior traficante de José de Freitas e tem ligação com Teresina pois pegava a droga na capital e distribuía em José de Freitas", informou. 

Zanatta acrescenta que em breve irá ser deflagrada a terceira etapa da operação. Todos os presos no início da ação continuam presos e devem ter suas prisões preventivas transformada em temporárias. 

 

Publicada às 8h

Equipes da Delegacia Especializada de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) deflagraram a 2ª fase da operação Livramento que ocorre, desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (28), no município de José de Freitas, 48 km de Teresina. Ao todo são sete mandados de buscas e apreensão e três de prisão, o que resultou em dois presos. O delegado Matheus Zanatta, que preside o inquérito, informou que com a ação policial de hoje, sobe para 18 o número de presos em toda a operação, todos investigados por tráfico de drogas. 

De acordo com a Polícia Civil, os presos foram identificados como Antônio de Pádua Cerqueira e Igor Lava Jato. Durante o cumprimento de um dos mandados judiciais, a equipe da Depre localizou uma suposta oficina de fabricação e conserto de armas artesanais

"No local encontramos canos de espingarda, peças para armas caseiras e acreditamos que lá funcionasse uma oficina. A quadrilha que atua no tráfico de drogas precisa andar armada", explica o delegado Cadena Júnior. 

Zanatta explica que as prisões foram baseadas em depoimentos dos presos na 1ª fase, que ocorreu no último dia 13 e resultou em 16 prisões. 

"Essa operação que ocorre hoje é o desdobramento da 1ª fase. Após colher os depoimentos, representamos pelas prisões e o juiz de José de Freitas expediu os mandados judiciais. O objeto da investigação é o tráfico de drogas, mas durante a operação encontramos uma oficina com algumas peças de arma e será apurado a ligação dessa apreensão com a comercialização de entorpecentes. Nosso trabalho começou há seis meses e temos tido êxito. Na 1ª fase prendemos o Carlim que era considerado um grande traficante na região e outros criminosos. Agora, subiu para 18 o número de pessoas capturadas na operação e todos permanecem presos. Nos próximos dias vamos solicitar novas ordens judiciais", disse Zanatta, em entrevista ao Notícia da Manhã.

O coordenador da Depre, Menandro Pedro, reforça que a operação Livramento poderá ter novos desdobramentos. 

"Estamos trabalhando com o Serviço de Inteligência. Após as prisões realizadas no início do mês, voltamos novamente para a cidade. Pode ter a 3ª e 4ª etapa, enfim, quantas forem necessárias para deixar as pessoas de bem, tranquilas", resume.

Os dois investigados estão sendo trazidos para a Central de Flagrantes em Teresina. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Jovem motociclista é atropelado por caminhão e morre em José de Freitas

Um jovem motociclista de 21 anos morreu após ser atropelado por um caminhão na manhã deste sábado (22) em José de Freitas, a 50 quilômetros de Teresina. O acidente aconteceu na avenida Paulino Pacífico, e o motorista responsável pela colisão foi conduzido pela Polícia Militar para o 17º Distrito Policial.

De acordo com testemunhas, o jovem identificado como Carlos Douglas conduzia uma Honda Pop 100 na avenida Paulino Pacífico quando foi atropelado por um caminhão dirigido por um homem identificado como Francisco das Chagas.

Segundo sites de José de Freitas, o impacto da colisão foi tão grande que parte da massa encefálica da vítima se espalhou na via.

A Polícia Militar conduziu Francisco das Chagas para o 17º DP para prestar esclarecimentos. diante da Polícia Civil, ele confessou que não tinha habilitação para dirigir caminhões.

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

Após ataques de piranhas, 210 mil alevinos são soltos em barragem

  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação

210 mil aleviinos foram soltos na Barragem do Bezerro em José de Freitas. A ação foi executada em conjunto com vários órgãos e visa combater os ataques de piranhas no local. A inserção dos peixes é uma das medidas que estão sendo adotadas para controlar a superpopulação de piranhas existentes no aqüífero que estão atacando os banhistas.

De acordo com o diretor do Dnocs , Djalma Policarpo, serão colocados um milhão  de alevinos na Barragem do Bezerro  em datas alternadas “ hoje colocamos 210 mil peixes, na sexta-feira iremos trazer mais 210 mil, até completar um milhão” declarou.

O prefeito Josiel Batista informou que deverá assinar um decreto proibindo a pesca de tucunaré no local, até que o desequilíbrio  ambiental seja sanado.O promotor de justiça da comarca de José de Freitas, Dr. Flávio Teixeira, informou que a Barragem não está interditada.  "Em Recife nós sabemos que há ataques de tubarão e não está proibido banhar, mas tem as placa lá avisando sobre a possibilidade de ataques, então eu recomendei que colocasse as placas aqui na Barragem avisando sobre a possibilidade de ataques, daí banha quem quiser” declarou.

De acordo com o coordenador Estadual do DNOCS, Djalma Policarpo, que esteve no local, apesar dos problemas de  recarga dos açudes em decorrência das poucas chuvas invernosas, o DNOCS continua com seu trabalho de produção e distribuição de alevinos para prover as populações rurais de alimento de alto valor nutricional.

Com informações de RealidadeemFoco
cidades@cidadeverde.com

Operação Livramento: 16 são presos; Polícia solicitará sequestro de bens obtidos com tráfico

  • Arquivo: Polícia Civil
  • Arquivo: Polícia Civil
  • Arquivo: Polícia Civil
  • Arquivo: Polícia Civil
  • Arquivo: Polícia Civil
  • Arquivo: Polícia Civil
  • Arquivo: Polícia Civil
  • Arquivo: Polícia Civil
  • Arquivo: Polícia Civil
  • Arquivo: Polícia Civil
  • Arquivo: Polícia Civil
  • Arquivo: Polícia Civil
  • Arquivo: Polícia Civil
  • Arquivo: Polícia Civil

Atualizada às 13h08

Cerca de cem homens das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal atuam na Operação Livramento, deflagrada na manhã desta quinta-feira (13) na cidade de José de Freitas. O nome da ação faz alusão à padroeira do município. O número de presos chega a 16 pessoas, sendo um deles capturado na cidade de Picos. Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de prisão e 18 de busca e apreensão, segundo o delegado Matheus Zanatta. 

Entre os presos está um homem identificado como Darlan Araújo do Nascimento que possui uma fazenda às margens da PI 113 que conta com pontos comerciais e tanques de peixes. No imóvel foi encontrada uma espingarda calibre 20, que o suspeito afirmou ser usada apenas para proteção pessoal.

Outra pessoa presa foi uma mulher identificada como Cátia Siqueira Alves. Na casa onde ela mora com os filhos de 2 e 4 anos, no bairro Cidade Nova, foi encontrada droga escondida no travesseiro, segundo a polícia. Também foi capturado um motorista de ônibus intermunicipal que teria sido preso na semana passada por porte ilegal de armas e um homem que estava em Picos e que, supostamente, pretendia traficar drogas na região Sul do Estado. 

Ao todo, foram encontrados dois quilos de droga, entre crack, cocaína e maconha e cinco armas de fogo. 

A polícia pretende solicitar à Justiça o sequestro dos bens dos envolvidos, inclusive o sítio de Darlan. 

Todos os presos estão sendo encaminhados para a Central de Flagrantes de Teresina.

Publicada às 07h54
A Delegacia Especializada de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) deflagrou uma grande operação, no município de José de Freitas, a 48 km de Teresina. Ao todo, estão sendo cumpridos mais de 20 mandados judiciais e até às 7h30 desta quinta-feira (13), 15 pessoas foram presas por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas, na operação denominada Livramento. 

Um dos presos foi identificado como Darlan Araújo do Nascimento, apontado pela Polícia Civil, como um dos grandes traficantes da região. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o delegado Matheus Zanatta, o suspeito é de alta periculosidade e possui um alto patrimônio econômico financiado pela comercialização de entorpecentes. 

"Foram seis meses de investigação e conseguimos elementos informativos que na cidade funciona um verdadeira organização criminosa que atua no tráfico de drogas. Até agora já prendemos 15 pessoas e até o meio-dia mais pessoas deverão ser capturadas. O Darlan tem um sítio bem estruturado e alto poder aquisitivo adquirido através da comercialização de entorpecentes. Ele conseguia a droga em Teresina e revendia em José de Freitas", disse Zanatta. 

No sítio de Darlan, os policiais encontraram uma espingarda calibre 20 municiada. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito já havia sido preso, anteriormente, na operação Alcateia desencadeada para combater criminosos especializados em saidinhas de banco e grandes roubos. 

O secretário de Segurança Fábio Abreu informou que ações policiais já vinham sendo executadas para desarticular a organização criminosa desde a semana passada. 

"Essa operação tem uma característica diferente. Começamos de forma silenciosa, agindo desde a semana passada com prisões e apreensões em função dessa operação deflagrada hoje. Nossa intenção é debelar a possibilidade de aumentar o tráfico de drogas em José de Freitas", disse o secretário. 

Além dos 15 presos, as equipes já apreenderam dois quilos de drogas e um carro. Fora as prisões que ocorreram em José de Freitas, um homem identificado apenas como Joniel foi preso da cidade de Picos. "Ele saiu de José de Freitas para traficar em Picos e de lá iria para Bom Jesus e Corrente", disse o delegado Menandro Pedro, coordenador da Depre.

 

Graciane Sousa
Carlos Lustosa Filho (
Com informações da TV Cidade Verde)
redacao@cidadeverde.com
 

Mulher é detida após matar cachorro com facada em José de Freitas

Uma mulher que não teve a identificação divulgada foi detida pela Polícia Civil após matar um cachorro com uma facada em José de Freitas, município a 48 km de Teresina. De acordo com o coordenador de Polícia do município, Gilson Freitas a mulher será conduzida para prestar esclarecimentos na delegacia e pode ser indiciada pelo crime de maus-tratos à animais.

"Soubemos do crime hoje e já estamos diligenciando para conduzi-la para a delegacia. Ao chegar na casa dela encontramos apenas o marido que contou que a cachorra invadiu a casa enquando a mulher cozinhava usando a faca", explicou o policial.

O marido da suspeita relatou à Polícia que assustada, a mulher arremessou a faca contra o animal que acabou vindo a óbito ainda no local. Testemunhas também foram chamadas a depor e um Termo Circunstancial de Ocorrência será aberto. A mulher deve ser liberada logo após o depoimento.

Caso choca internautas

Internautas de José de Freitas se mostraram revoltados com as fotos do animal morto espalhadas na internet e através de comentários no Facebook demonstraram revolta com o crime, chamando a mulher de monstro e outros xingamentos.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Superintendência da Pesca retira 500 piranhas e faz recomendação para banhistas

A Superintendência da Pesca contabilizou a retirada de 500 piranhas do Açude do Bezerro, em José de Freitas, até esta sexta(07). Essa ação será suspensa para fazer um estudo no local para determinar se há necessidade de serem tirados mais peixes. 

De acordo com o superintendente da Pesca no Piauí, Antônio Abreu, o banho no local não está proibido, isso só será decidido depois desse estudo. 

“O promotor sinalizou a interdição da barragem, mas só depois do estudo, por isso até então ela não está interditada. Mas os banhistas têm que se precaver: não consumir alimentos dentro d’água, não deixar crianças sozinhas e evitar ir para o fundo da barragem”, recomenda. 

Ele disse que as piranhas retiradas possuem de 400 a 500 gramas, consideradas grandes, que se atacarem uma pessoa pode provocar dano. “O número realmente aumentou porque nos últimos quatro anos, o açude não sangrou e houve a pesca do Tucunaré que é o predador natural da piranha. Vamos implantar alevinos para alimentar essas piranhas e de Tucunaré e proibir a pesca desse peixe”, afirma o superintendente.

O estudo na barragem será realizado pela Superintendência da Pesca, Ibama e Secretaria de Meio Ambiente.  E a reposição dos alevinos contará com o apoio da DNOCs. 


Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Começa retirada de piranhas da Barragem do Bezerro

Teve início na manhã desta segunda-feira (3) a retirada das piranhas da Barragem do Bezerro, em José de Freitas, a 50 quilômetros de Teresina. Governo do Estado, Prefeitura de José de Freitas, Corpo de Bombeiros e pescadores locais trabalham para capturar cerca de 1.000 dos peixes carnívoros responsáveis por aproximadamente 100 ataques a banhistas nos últimos meses.

De acordo com o prefeito Josiel Batista (PSDC), o objetivo é retirar da água cerca de 300 piranhas por dia, em um trabalho que conta com 50 pescadores e que deve se estender até quarta-feira (5). "Se tiver tanta piranha quanto a gente acha que tem, será essa a média. Estamos tomando as providências cabíveis junto com o Governo do Estado e o Ministério Público. Estamos fazendo a nossa parte", disse o gestor.

Segundo Josiel Batista, os pescadores devem ganhar um reforço na terça-feira (4). "Pedimos empenho. O Corpo de Bombeiros provavelmente vai trazer uma gaiola que servirá de armadilha para as piranhas", informou.

Interditada desde quinta-feira (30) após uma série de ataques de piranhas a banhistas, a Barragem do Bezerro é o principal ponto turístico de José de Freitas. Além da captura das piranhas, as autoridades pretendem povoar o local com cerca de 100 mil alevinos.

"Da última vez, pegamos 200 piranhas e não tivemos mais problemas. Mas é importante que as pessoas entendam: isso é coisa da natureza. Enquanto a barragem não sangrar - e ela não sangra há quatro anos -, isso vai continuar acontecendo".

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

Homem esfaqueia outro e sobe em telhado para fugir de linchamento

Um homem identificado apenas como Flávio precisou subir no telhado de uma casa no Centro de José de Freitas para escapar de um linchamento na manhã de ontem (2). Ele esfaqueou um comerciante e depois foi perseguido pela população. De acordo com o comandante de policiamento da cidade, capitão Carlos Augusto, ele só desceu com a chegada da polícia. 


Foto: Jf Agora

O capitão disse que o homem não informou o motivo da tentativa de homicídio contra o comerciante. Ele abordou a vítima por volta das 10h e o golpeou duas vezes na barriga. 

"Ele não contou o motivo, mas ele é usuário de drogas, tem passagem pela polícia. De qualquer forma, vai responder por tentativa de homicídio e está preso no 17º Distrito Policial", informou. 

Após a agressão, que ocorreu próximo ao mercado público da cidade, o homem se refugiou no telhado de uma casa próxima, porque a população queria agredi-lo. De acordo com a polícia, cerca de duzentas pessoas fizeram a perseguição. 

Ele subiu no telhado enquanto aguardava a chegada da PM. A vítima foi encaminhada ao HUT, em Teresina, e passa bem. O homem permanecerá preso no 17º DP até que seja encaminhado a uma das penitenciárias do estado. 

 

Maria Romero
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores