Cidadeverde.com

Teto desaba e destrói completamente capela no interior do Piauí

A capela de São João Batista, em José de Freitas, foi totalmente destruída. O teto desabou e acabou vindo ao chão toda a estrutura do templo religioso. O incidente ocorreu durante a noite e ninguém ficou ferido. O padre Gilcimar de Lima Machado lamenta o ocorrido e agradece a intercessão divina que impediu a tragédia. 

A capela havia sido construída recentemente e estava inacabada. A última celebração religiosa ocorreu quatro dias antes do desabamento, mas o local era frequentado por fiéis da comunidade Caldeirãozinho, zona rural da cidade.

"Acredito que a estrutura do prédio não suportou o peso do telhado. Os fiéis construíram a capela com todo o esforço há cerca de um ano. A gente lamenta pela perda material, mas entendemos que Deus pôs a mão. A tragédia maior seria se o desabamento tivesse ocorrido em um momento de celebração. É como se Deus tivesse se antecipado e evitado uma tragédia. Agora vamos reconstruir a capela de forma mais segurança", disse o pároco da igreja Nossa Senhora do Livramento.

O padre ressalta que a reconstrução do templo religioso ainda será discutido com a comunidade e adianta que doações em dinheiro podem ser depositadas na conta da paróquia ( agência 2222-5; conta poupança- 100954-0; variação 51; Banco do Brasil); No caso de materiais de construção, as doações devem ser feitas na secretaria paroquial. O incidente ocorreu na última terça-feira (20). 

Em Teresina, parte do telhado da Igreja São Benedito, uma das mais tradicionais, também desabou e o local foi interditado.

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Cliente mantida refém escapa e ajuda na prisão de assaltantes

Policiais militares impediram assalto aos Correios de José de Freitas por volta do meio-dia desta segunda-feira (19). A ação rápida da PM ocorreu após uma das clientes conseguir sair da agência e acionar a guarnição que fazia rondas ostensivas. O comandante do 16º BPM, major Valter Pinto da Costa, conta que os criminosos foram capturados ainda no local e não ofereceram resistência.

"Eles entraram de 'cara limpa', renderam todo mundo e provocaram pânico nas vítimas. Um dos suspeitos gritava muito.  Uma cliente acionou a equipe de policiais que fazia rondas ostensivas nas imediações dos Correios. Cercamos a agência e prendemos a dupla ainda lá dentro", explica o comandante. 

Dentro da agência foram apreendidos os revólveres calibre 38 utilizados no assalto, dinheiro, além da arma colete do vigilante. Os militares continuam em diligência para tentar localizar outros suspeitos. 

"Eles disseram que agiram sozinhos, mas sabemos que um carro de cor escura dava suporte a eles. Continuamos fazendo buscas", reitera  major Valter Pinto. 

De acordo com a PM, os presos foram identificados como Geovane Ribeiro dos Santos, 19 anos, e Antônio Francisco Santana Brito, 33 anos, conhecido como Poroca e suspeito de vários crimes, inclusive, homicídio. Ambos seriam da região da Santa Maria da Codipi, Zona Norte de Teresina

No momento da tentativa de assalto estavam na agência,  dois funcionários, o vigilante e dois clientes. Os presos foram levados para a delegacia de José de Freitas, a 48 km de Teresina. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Setre leva curso de construção civil a José de Freitas

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) realizou mais uma aula inaugural de curso de qualificação profissional de construção civil do programa Setre nos Municípios, desta vez no município de José de Freitas. O evento ocorreu no centro paroquial da cidade e contou com a presença dos profissionais responsáveis pelo curso e autoridades do município.

O Programa Setre nos Municípios busca qualificar pessoas de baixa renda e fora do convívio social em comunidades carentes em todo o Piauí. Os cursos ocorrem de forma itinerante por meio de quatro caminhões que circulam em todo o estado fornecendo as qualificações em construção civil, embelezamento e corte e costura. Os caminhões contam com tecnologia de ponta para a realização da teoria e prática de acordo com cada curso.

Gessivaldo Isaías, secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, explica os principais objetivos do projeto. “O programa visa mudar o nosso cenário profissional e fazer com que os participantes possam desenvolver melhores carreiras de trabalho movimentando, assim, a economia e construindo uma melhor qualidade de vida”, ressaltou o gestor.

O curso de construção civil ensina aos participantes os conhecimentos básicos da profissão que envolve medidas, espaço, quantidade, assentamento de tijolos, enchimento de alicerce, esquadro, pilares de sustentação e alinhamento. Depois da teoria os alunos realizam a prática erguendo paredes, cômodos e até casas, que são realizados de maneira voluntária beneficiando, assim, a população da cidade.

A Setre já qualificou milhares de pessoas dentro do estado e com o forte apoio do Governo do Estado, o programa visa ainda abranger todo o Piauí e levar uma melhor qualidade de vida a todos os trabalhadores que não podem custear seus estudos e se qualificar na área desejada.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Comerciante é feito refém durante assalto na Barragem do Bezerro

O comerciante identificado apenas como Juarez foi feito refém por dois assaltantes na noite desde sábado (10). Juarez possui uma barraca que funciona as margens da Barragem do Bezerro em José de Freitas, município a 49 km de Teresina.

De acordo com o 16º Batalhão de Polícia Militar o crime ocorreu por volta das 19h30 quando a dupla chegou com o rosto coberto, anunciou o assalto e obrigou o comerciante a deitar no chão.

Todo o dinheiro do caixa foi levado - uma quantia estimada em R$ 500. Foram realizadas diligências mas até o momento ninguém foi preso.

Rayldo Pereira
com informações de JFAgora
rayldopereira@cidadeverde.com

Detento foragido há seis meses é preso em José de Freitas

Há seis meses foragido da penitenciária Major César Oliveira, o detento Gilson Pires da Silva, conhecido como "Boca Preta", de 29 anos, foi preso na noite desta sexta-feira no bairro Suco de Uva, em José de Freitas, município a 48 km de Teresina.

De acordo com o delegado titular do município Jarbas Lima,  Gilson cumpria pena por tráfico de drogas, mas já responde a outros 17 processos desde sua adolescência. Ele foi preso enquanto se escondia na casa de sua companheira.

"Ele foi localizado através de uma denúncia anônima e foi preso com a ajuda dos agentes Ribeiro e Leonardo na casa da amante", pontuou o delegado.

Boca Prera está em uma das celas da delegacia de José de Freitas de onde será transferido para o presídio.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Moto fica presa a camionete em acidente na PI-113

              Fotos: Jfagora

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo uma motocicleta e uma camionete na PI-113,  zona rural de José de Freitas, a 48 km de Teresina. Com o impacto, a moto ficou presa ao carro e os ocupantes foram arremessados a vários metros. O acidente ocorreu na segunda-feira (05). 

As vítimas foram identificadas como Francisco Craveiro da Silva e Antônio e Antônio Daniel. Os dois veículos seguiam na mesma direção, quando a camionete colidiu com a motocicleta. 

"O condutor da motocicleta parou no asfalto para pegar uma estrada vicinal, onde seguiriam para a localidade Quilombo, na zona rural do município de Altos", disse o sargento Miguel, do 16º Batalhão da Polícia Militar.

Os feridos foram socorridos pelo Samu e encaminhados ao hospital Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas. As causas do acidente devem ser apuradas. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Jfagora

Moradores do entorno da Barragem do Bezerro discutem regularização

  • unnamed_(5).jpg Emgerpi
  • unnamed_(4).jpg Emgerpi
  • unnamed_(3).jpg Emgerpi
  • unnamed_(2).jpg Emgerpi
  • unnamed_(1).jpg Emgerpi

Gestores da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) voltaram a se reunir com as pessoas que residem no entorno da Barragem do Bezerro, localizada no município de José de Freitas. Dessa vez, o encontro contou com a participação de representantes do Ministério Público do Estado do Piauí (MPE-PI), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) e entidades comunitárias da região.

Segundo a diretora de Processos Imobiliários da Emgerpi, Ana Lúcia Gonçalves, o objetivo da reunião foi repassar aos moradores e entidades comunitárias da região que ações já foram adotadas para que a regularização fundiária dos lotes seja realizada, como, por exemplo, a identificação das famílias que moram no local e quais as áreas que serão destinadas para reserva ambiental.

Para o promotor Flávio Medeiros, “a reunião serviu para esclarecer aos moradores as etapas que ainda serão necessárias para que a regularização fundiária ocorra e também evidenciar os órgãos que estão trabalhando para que a preservação da barragem seja mantida". Ele afirma que, além de preservar a existência dos mananciais, a meta é organizar a situação de cada lote para que possíveis ocupações irregulares sejam realizadas na região.

O diretor de Regularização Patrimonial Imobiliária da Emgerpi, Leonardo Botelho, falou que a eficácia dos trabalhos técnicos depende muito da compreensão de cada pessoa, incluindo aquelas que residem em áreas de risco. “É importante que as medidas legais estabelecidas pelos órgãos competentes, em prol da segurança, sejam respeitadas por todos”, declarou Botelho, destacando que nenhuma ocupação irregular poderá atingir as áreas dos mananciais que abastecem a barragem.

Ribamar Bastos, diretor de Engenharia do Idepi, falou que o objetivo da Emgerpi e dos demais órgãos, que foram acionados pelo MPE-PI, é preservar um dos maiores patrimônios da cidade e a integridade física das pessoas que estão residindo em locais de risco e que prejudicam  o abastecimento da barragem.

Ao final da reunião, o analista ambiental da Semar, Sérgio Landim, apresentou o mapa que traz o Plano de Conservação e Usos Múltiplos da Barragem do Bezerro. Conforme Landim, “a secretaria ficou responsável para fazer o zoneamento ambiental, logo, o mapa exposto sinaliza, de forma preliminar, os limites de uso das áreas que devem utilizadas para lazer e  preservação ambiental”, afirmou o analista acrescentando que outros trabalhos serão feitos pela Semar, como o levantamento aéreo para diagnosticar o comportamento da bacia hidrográfica da região.

Conforme a presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Bairro São Sebastião, Adélia Batista, a regularização fundiária das casas “é de fundamental importância porque, além de ser um direito social, trará melhores condições de moradia para as pessoas que residem no entorno da barragem e que ainda não contam com boas condições de saneamento básico”, relatou a conselheira municipal do Meio Ambiente.

"Achei muito bom porque tiramos muitas dúvidas sobre quais os nossos direitos e deveres para que  a regularização das nossas casas aconteça", pontuou a moradora da Vila São Francisco, Osmarina Damasceno.

O deputado estadual João de Deus também participou do encontro. O parlamentar apontou a importância do bom uso dos recursos naturais que a barragem oferece às dezenas de famílias que sobrevivem por meio dela. O deputado finalizou pedindo para que a população acate as decisões que forem impostas pelos orgãos competentes, visto que o propósito deles é proteger e legalizar a situação de cada morador.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Ex-pastor é preso suspeito de estuprar criança durante 3 anos no Piauí

Cícero José Lúcio, 37 anos, é ex-pastor de uma igreja evangélica e foi preso às 15h de ontem (1º) na cidade de José de Freitas (48 km de Teresina). Ele é suspeito de estuprar uma menina dos oito aos 11 anos de idade, quando ela estava sob sua custódia. À polícia, Cícero negou a informação e disse que as denúncias ocorreram por vingança. Exames comprovaram o estupro. Este foi o quarto estupro de vulnerável registrado em menos de 24 horas no Piauí.

Outros dois estupros de crianças foram registrados em Campo Maior e União. E um terceiro ocorreu em Prata do Piauí. 

Segundo o delegado Jarbas Lima, titular da delegacia de José de Freitas, o homem foi preso enquanto trabalhava como pedreiro em um sítio às margens da PI-113. "Ele negou todas as informações, disse que o pessoal da igreja tinha raiva dele e estava inventando isso, para se vingar", informou. 

O homem é suspeito de estuprar a criança desde que ela tinha apenas oito anos, quando foi morar com ele. A menina vivia em uma família envolvida em diversos crimes e sua mãe deixou que Cícero, pastor de uma igreja evangélica à época, a criasse. 

"A mãe da menina foi presa tem menos de dois meses, por furto. O irmão é envolvido com vários crimes, tem um extenso histórico. A irmã é casada com um ex-presidiário. Então a gente vê que é uma família bastante desestruturada, com vários problemas", declarou Jarbas. 

Os abusos teriam começado na casa do ex-líder religioso e só foram interrompidos porque familiares da garota tiraram a menina da casa de Cícero, descobriram os abusos e levaram o caso ao conselho tutelar da cidade. Exames já comprovaram o crime. 

"A situação está bastante esclarecida, temos um inquérito bastante robusto com provas desses estupros. Além do depoimento de pessoas da igreja, que colaboraram totalmente com a investigação, temos depoimentos de familiares, relatórios psicológicos da vítima que indicam trauma intenso devido aos estupros e um exame médico que confirmou a violência", disse. 

O homem está detido na delegacia de José de Freitas e aguarda vaga no sistema prisional. Ele vai responder pelo crime de estupro de vulnerável e pode cumprir pena de oito a 15 anos, prevista no artido 217 do código penal.

O delegado informou ainda que a mãe da menina pode responder por abandono de incapaz, por ter deixado que a criança fosse morar com o suspeito. 

"Ela agora está com outros familiares, que vão cuidar dela. E eu solicitei acompanhamento psicológico para que ela receba atendimento a partir de agora", destacou Jarbas. 

 

Maria Romero
redacao@cidadeverde.com

Jovem é assassinado dentro de casa com tiros pelas costas

         Foto:Realidadeemfoco

O jovem identificado como Caleb Feitosa de Vasconcelos, 23 anos, foi executado com quatro tiros nas costas na madrugada desta quinta-feira (01). O crime ocorreu dentro da própria residência, no bairro Matadouro, em José de Freitas, a 48 km de Teresina. Um suspeito foi preso pela Polícia Militar. 

O subcomandante da Polícia Militar na cidade, capitão Pedro Moreira, explica que a vítima estaria usando drogas na companhia de um amigo quando foi assassinado. 

"O Caleb estava usando drogas com um amigo dentro de casa e o pai dele os expulsou. Os dois ficaram no terraço onde ocorreu o crime. O pai da vítima conta que depois só ouviu os tiros e viu o filho morto. O amigo do Caleb sumiu", disse Moreira. 

O amigo da vítima- que não teve a identidade revelada- não foi localizado. A moto dele foi apreendida com um suspeito que foi preso e presta depoimento. "Esse indivíduo estava com essa moto tentando consertá-la e foi levado para a delegacia", reitera o PM.

O homicídio está sendo investigado pelo 17º DP. O capitão Pedro Moreira acrescenta que Caleb Feitosa era ex-presidiário e acusado de crimes como roubo, tráfico de drogas e receptação e que, inclusive, já havia sido preso nesta semana. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Médico é baleado na testa durante atendimento em clínica

Um médico foi atingido com um tiro na testa durante atendimento em uma clínica no centro de José de Freitas, a 48 km de Teresina. De acordo com a PM, o caso ocorreu por volta das 16h, desta quarta-feira (24). Clientes e funcionários foram mantidos reféns e tiveram os pertences roubados. 

A clinica é credenciada ao Departamento de Trânsito do Estado do Piauí (Detran-PI)  e atende candidatos que irão tirar a Carteira de Nacional Habilitação ou precisam renovar o documento de trânsito. Dois suspeitos armados participaram da ação criminosa.

"Eles chegaram, fecharam a clínica e mandaram todo mundo deitar no chão e saíram recolhendo os pertences. Em seguida, foram para o consultório e atiraram na testa do dono da clínica, mesmo sem ele ter reagido. Pegaram o dinheiro e foram embora", disse o capitão Pedro Moreira, subcomandante da Polícia Militar em José de Freitas. Não há informações sobre a quantia em dinheiro roubada. 

O oftalmologista baleado foi socorrido pelo Samu e não quis ser levado ao hospital. "Após os primeiros socorros, ele continuou o atendimento", reitera o militar. 

Logo após o crime, dois suspeitos foram detidos e encaminhados à Central de Flagrantes. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores