Cidadeverde.com

População faz "cota" para abastecer viaturas após onda de crimes


A crise financeira no Estado, com reflexos diretos na Segurança Pública do Piauí, tem feito com que algumas viaturas permaneçam nos pátios de delegacias e batalhões de Polícia Militar por falta de combustível. Preocupados, moradores do município de José de Freitas, a 48 km de Teresina, resolveram se unir e fazer uma 'vaquinha' para comprar gasolina. 

O delegado do 17º Distrito Policial, Luciano Alcântara, conta que em uma semana foram arrecadados R$ 300 em dinheiro, doações de pessoas comuns, assustadas com a onda de criminalidade. 

"Fui a uma rádio na cidade e propus a bancar do próprio bolso gasolina para abastecer a viatura. Imediatamente, os moradores se manifestaram e tiveram essa atitude e há uma semana estamos fazendo também um trabalho ostenstivo, o que coibiu a ação dos criminosos", reitera.

Segundo Luciano Alcântara, em uma semana, desde quando foi deflagrada a operação 'Sentinela', não foram registradas ocorrências de roubos e assaltos. 

"Montamos um horário especial de trabalho juntamente com a Polícia Militar e Guarda Municipal. Infelizmente, ontem houve um 'arrastão' em uma praça, mas conseguimos recuperar todos os celulares. Com a ajuda da população, agora temos combustível para realizar blitzen móveis em horários e locais diferentes. A população teve que tirar dinheiro do próprio bolso para bancar a Segurança, que é de responsabilidade do Estado, mas estamos convictos que em janeiro a situação será melhor", finaliza Luciano Alcântara. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Dez são mantidos reféns enquanto utilizavam wi-fi de praça

            Foto: Saraivareporter


Dez pessoas ficaram sob a mira de criminosos e tiveram os celulares roubados durante 'arrastão' na praça Pedro Freitas, no Centro de José de Freitas, na tarde de ontem (19). As vítimas acessavam o sistema de wifi da praça- que permite o acesso gratuito a internet- quando foram surpreendidos por três bandidos armados. Um das pessoas ainda chegou a ser agredida. 

"O trio roubou um Celta cor verde abandonou e depois pegou um Palio Azul no bairro Morros, zona leste de Teresina, e seguiu para José de Freitas onde roubou um Celta Vermelha de um comerciante. Na cidade ainda assaltaram dois comércios e para intimidar atiraram contra a vidraça de um dos locais. De lá,  fizeram o arrastão na praça, onde agiram com violência", disse o delegado Luciano Alcântara, do 17º Distrito Policial. 

Após o 'arrastão', o trio fugiu por uma estrada vicinal na estrada da Cacimba Velha e trocaram tiros com a Polícia Militar. Equipes do 5º BPM foram acionados e o helicóptero rastreou a área, mas os bandidos abandonaram o carro do comerciante e fugiram a pé  pela  mata, na altura do povoado Soim.

Ainda segundo o Luciano Alcântara, os criminosos abandonaram no veículo Celta vermelho, com os celulares da vítima e uma arma. 

"Já temos suspeitos e vamos soliciatar a perícia papiloscópica para colher as digitais e intensificar as diligências", finaliza o delegado. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Viatura cai de ponte a caminho de ocorrência e três PMs ficam feridos

Três policiais militares ficaram feridos após a viatura cair da 'Ponte do Maracujá', na estrada de acesso ao povoado Ema, zona rural de José de Freitas. As vítimas foram identificadas como o cabo Antônio Costa, o soldado Erinaldo Sousa e o soldado Edilson Bernardino e estavam a caminho de uma ocorrência. 

                  Fotos: Realidademefoco



O acidente ocorreu por volta das 6h, desta terça-feira (16). De acordo com informações da 3ª CIA da PM, a viatura estava sem o para sol e o motorista foi ofuscado pela luz, vindo a perder o controle do veículo e a cair da ponte. 

Os PMs foram encaminhados ao hospital e todos já foram liberados e passam bem, apenas com pequenas escoriações. A viatura já foi removida do local e periciada. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Adolescente nega estupro em motel e diz que rasgou as próprias roupas

A Polícia Civil esclarece um suposto caso de estupro em um motel contra uma adolescente de 17 anos na cidade de José de Freitas, a 48 km de Teresina. Em depoimento ao delegado do 17º Distrito Policial, Luciano Alcântara, a jovem negou ter sido violentada sexualmente e confirmou que teria rasgado suas próprias roupas, enfurecida, após uma briga com o namorado. 

"Ela disse que brigou com o namorado e terminaram o relacionamento. O rapaz deixou-a na escola e de lá, a garota conta que saiu caminhando muito nervosa e foi colocada em uma motocicleta por dois rapazes desconhecidos que andaram alguns quilômetros e após seu telefone tocar, foi abandonada. Com raiva, pelo fim do relacionamento, ela disse que rasgou as próprias roupas", explica Alcântara. 

A adolescente ainda chegou a ser levada pela família ao Hospital Municipal Nossa Senhora do Livramento, mas não foi submetida a exame de corpo de delito para comprovar a suposta conjunção carnal. Em depoimento, a jovem- que não registrou Boletim de Ocorrência- contou ainda que não tem ideia de como os boatos surgiram e se diz constrangida com a repercussão do caso. 

"Ela disse que foi obrigada pelo pai a ir ao hospital, mas não fez os exames porque não sofreu abuso sexual. Também disse que não foi levada a motel, não reconhece os rapazes e não tem ideia de como tudo isso surgiu. A garota disse ainda que está constrangida pela repercussão de um caso que não ocorreu e tem vergonha até de sair de casa", reitera o delegado. 

Ainda segundo Luciano Alcântara, algumas pessoas ainda serão ouvidas e, provavelmente, não será aberto nenhum procedimento. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Famosa pelos pastéis, Maria Jurema morre aos 78 anos em Teresina

Reprodução/Facebook

Faleceu neste domingo (14) em Teresina a comerciante Maria dos Reis Sampaio Moura, 78 anos, conhecida como Maria Jurema. Proprietária de um restaurante em um posto de combustíveis na zona urbana de José de Freitas, ela fez do seu estabelecimento parada obrigatória para quem passava pela cidade, em especial pelos pastéis.  

A fama de Maria Jurema foi feita a cada novo sabor de pastel por ela criado. Os tradicionais pastéis de queijo e carne ganharam a companhia dos de bacalhau, carne de sol, entre outros. Os clientes também buscavam pratos típicos da região, além de bolo e linguiça caseira. 

Reprodução Google/Novembro 2012

Ao longo dos anos, o restaurante foi frequentado por personalidades e também muitos políticos e autoridades. Em 2008, o sucesso fez a comerciante ser homenageada com a medalha do Mérito Renascença no Grau Cavaleiro. 

Vítima de problemas cardíacos, Maria Jurema estava internada em Teresina desde o início de dezembro. Ela deixa três filhos e netos. 

Segundo o site JF Agora, o velório está marcado para o sítio Havaí, em José de Freitas. O sepultamento será nesta segunda-feira (15).

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Dono de casa de shows é encontrado morto pelo filho em José de Freitas

Um empresário identificado apenas como Zé Neto foi encontrado morto pelo filho na manhã desta terça-feira (09) em José de Freitas, a 68 km de Teresina. O jovem encontrou caído no chão enrolado em uma toalha.

Segundo o delegado Luciano Alcântara, o corpo do empresário foi encontrado dentro do seu estabelecimento. "Ele é dono de um clube de reggae aqui na cidade e mora no mesmo local, estava dentro de casa quando o filho o encontrou", informou.

As circunstâncias da morte ainda não são claras, o Instituto de Medicina Legal (IML) foi chamado ao local. Foi constatado que o corpo do empresário não apresenta lesões. "Aparentemente a morte teria sido natural. Chamamos o IML para que não restem dúvidas, já que não a sinais de lesão, vamos esperar o laudo confirmar a causa", afirmou o delgado.

Luciano Alcântara informou ainda que o filho da vítima relatou que ele tinha costume de passar até dias bebendo sem se alimentar corretamente. "O filho disse que ele já estava a quatro dias bebendo e que ia lá pedir para ele se alimentar, mas ele não queria. Se ofereceu para levá-lo para o hospital, mas ele também não quis. Quando foi ver o estado dele hoje o encontrou morto", finaliza.

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com

Polícia fecha sala de jogos e apostadores são levados para a delegacia

Uma sala de jogos foi fechada e sete pessoas foram conduzidas ao 17º Distrito Policial em José de Freitas acusados de contravenção penal por explorar jogos de azar. A jogatina funcionava em um bar, próximo a praça Ari Carvalho, no centro do município. 

     Foto: Polícia Civil

O delegado Luciano Alcântara, conta que o negócio ilegal era investigado há quase um mês, após denúncias. Foram apreendidas mesas, dados, tabuleiros e dinheiro utilizados no jogo conhecido como 'caipira'. 

"O dono do bar alugou uma sala para um rapaz montar o negócio ilegal, caracterizado como contravenção penal. Alguns apostadores já estão viciados e isso traz um prejuízo enorme porque é um jogo que depende da sorte. As apostas mínimas eram de R$ 2, mas sabemos que as pessoas não apostam só isso e acabam perdendo tudo o que tinham", explica Alcântara. 

Apostadores, o dono do bar e o responsável pela sala de jogos foram conduzidos à delegacia, nesta sexta-feira (05), prestaram depoimento e responderão em liberdade, conforme determina a lei. 

O delegado Luciano Alcântara acrescenta ainda que a pena para quem pratica contravenção penal é de três meses a um ano de prisão e além de multa; os apostadores estão sujeitos a multa. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Foragido de penitenciária tenta se esconder em mangueira, mas acaba preso

A Polícia Civil de José de Freitas conseguiu recuperar um foragido da penitenciaria agrícola Major Cesar de Oliveira, há mais de um ano. Eduardo Ferreira da Silva, conhecido como 'Hangar' foi preso em cima de uma mangueira, quando tentava se esconder dos policiais. 

         Fotos: Jfagora


O delegado Luciano Alcântara, do 17º Distrito Policiais, conta que 'Hangar' cumpria pena pelo crime de furto, com pena de pouco mais de um ano, e fugiu do sistema prisional em março de 2013. 

"A abordagem ocorreu na casa no acusado e quando ele percebeu a presença da polícia saiu pulando muros para fugir. A equipe da Polícia Civil entrou em perseguição e conseguiu encontrá-lo em cima de um pé de manga no bairro Gusmão", conta Alcântara. 

'Hangar' foi preso conduzido ao 17º Distrito Policial em José de Freitas e será novamente recambiado a um presídio do estado.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Corpo de lavrador é encontrado às margens de estrada vicinal

O lavrador identificado como Erasmo Oliveira de Souza Filho foi encontrado morto na localidade Caiçara, zona rural de José de Freitas, na madrugada desta segunda-feira (01). O corpo foi localizado por moradores e o Samu ainda foi acionado, mas a vítima já estava sem vida. 

                 Foto: Jfagora

De acordo com testemunhas, o lavrador apresentava sinais de violência no rosto. O corpo estava caído ao lado de sua bicicleta, às margens de uma estrada vicinal.

O caso será investigado pelo 17º Distrito Policial, em José de Freitas. Uma das suspeitas é que Erasmo Oliveira possa ter sido vítima de atropelamento.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Jfagora

Força Tática prende trio especializado em roubo de motocicletas

Três jovens acusados de aterrorizar a população do município de José de Freitas foram presos em operação da Força Tática da 3ª CIA do 5° Batalhão de Polícia Militar, neste fim de semana. O trio é conhecido pela prática de roubo, principalmente, motocicletas.

                Fotos: Jfagora
 


Os presos foram identificados como Pablo Denilson da Silva, 20 anos, Francisco Erivan, 18 anos e um menor de iniciai J.R, 15 anos. A última tentativa de roubo ocorreu na última sexta-feira (28), no Bairro de Fátima.

"Eu e me esposa voltávamos da farmácia próximo ao Campo Florestal, quando três rapazes em uma moto nos abordaram e anunciaram o assalto. Percebi que eles estavam armados com uma faca e reagi. Consegui dominar um dos bandidos, logo em seguida a Guarda Municipal chegou e levou um deles”, disse a vítima. 



Os outros jovens apontados como comparsa de Pablo Denilson foram presos no sábado (29) e encaminhados à Central de Flagrantes em Teresina.

Os acusados são suspeitos de participação em várias assaltos na região e a Polícia Militar acredita que a divulgação das fotos, auxilie na identificação de mais vítimas, que devem comparecer ao 17º Distrito de Policial. 


Com informações Jfagora
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores