Cidadeverde.com

Governo quer 100 mil alevinos para eliminar ataques de piranhas na Barragem do Bezerro

O superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Romildo Mafra, anunciou no Jornal do Piauí desta quinta-feira (30) que pretende povoar a Barragem do Bezerro, em José de Freitas, com 100 mil alevinos para acabar com os ataques de piranhas a banhistas.

"Esses fatos se repetem. Nós tivemos isso em 2010 e qual foi a medida adotada na época? A povoação de outras espécies em parceria com o DNOCS e a pesca autorizada pela Semar", explicou o gestor.

Depois de ataques de piranhas ferirem mais de 100 pessoas na Barragem do Bezerro nos últimos anos, o local, que é o principal ponto turístico da cidade localizada a 50 quilômetros de Teresina, foi interditado pela Secretaria Municicipal de Meio Ambiente e Turismo nesta quinta-feira.

Romildo Mafra acredita que o panorama atual é reflexo da pesca predatória. "O que nós achamos? Que está tendo a pesca predatória de outras espécies. Você põe outras espécies e o pescador pesca essas outras espécies e não a piranha. Aí aumenta a população da piranha e ela fica dona absoluta do espaço", argumentou.

Para evitar que o cenário atual perdure, o superintendente de Recursos Hídricos da Semar afirma que já tem a solução. "Nós vamos adotar o mesmo procedimento. Vamos autorizar a pesca. Já tive contato hoje com o DNOCS e ele vai liberar 100 mil alevinos para povoar. Acredito que, com a pesquisa e esse povoamento com espécies predadores de piranha, como a traíra e o tucunaré, será possível resolver o problema".

Para finalizar, Romildo Mafra aproveitou para dar uma bronca em quem trabalha nas imediações do açude. "É preciso evitar a pesca predatória, mas, acima de tudo, que as pessoas que trabalhem ao lado do açude tenham mais cuidado com a questão da sujeira. É preciso ter um pouco de educação ambiental. Isso também contribui para que a piranha avance".

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

Barragem do Bezerro é interditada após ataques de piranhas em José de Freitas

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo de José de Freitas, Fernando de Almendra Freitas, comunicou nesta quinta-feira (30) que a barragem do Bezerro, um dos principais pontos turísticos da cidade, foi interditada.

A interdição ocorreu após ataques de piranhas onde já feriu cerca de 100 pessoas, entre turistas e moradores. O último ataque foi a um garoto que teve o dedo amputado.

A pedido do Ministério Público, do promotor Flávio Teixeira, foram suspensos os banhos e passeio de barco por tempo indeterminado.

O secretário Fernando Freitas informou ao Cidadeverde.com que a barragem não sangra há seis anos e cresceu a quantidade de piranha no local.

“Em 2011, foram colocados peixes predadores, reduziu os números de ataques, mas nos últimos três meses tem aumentado com força total e estamos adotando medidas”, disse.

Grandes pescas

Fernando Freitas disse que a partir de segunda-feira vai iniciar grandes pescas na barragem para reduzir a quantidade de peixes na área. Ele informou ainda que vai pedir ajuda do Ministério da Pesca. 

Em 2011, o Ibama distribuiu mais de mil alevinos de tilápias para combater a reprodução das piranhas.

Na época, Romildo Mafra, que é atualmente superintendente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, foi pessoalmente acompanhar ações na barragem. Hoje, ele disse que a saída é distribui predadores no açude. 

 

Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Homem tem casa arrombada e pertences roubados enquanto dormia em José de Freitas

Uma pessoa foi presa e pelo menos mais duas estão foragidas suspeitas de uma série de arrombamentos na cidade de José de Freitas, na noite de ontem (26). De acordo com o Cabo Antônio Costa, da Polícia Militar da cidade, uma das vítimas havia tomado remédios para dormir e não acordou quando o grupo invadiu sua casa e levou parte de deus pertences. 


Foto: JF1,

O policial informou que o grupo já é conhecido da polícia e que viaturas fazem buscas para tentar localizar os suspeitos. Durante a última ação criminosa, a polícia flagrou os homens deixando a casa de uma empresária da cidade com objetos roubados dentro de um carro. 

"Eles estavam em um carro de reboque e com várias coisas roubadas que eles iam levar. Mas a polícia chegou no momento e impediu que eles levassem. Os três fugiram a pé e deixaram tudo para trás. A vítima estava chegando em casa também quando viu as pessoas em sua casa", informou. 

Pelo menos mais duas casas teriam sido invadidas pelo mesmo grupo entre 20h e 23h deste domingo. Em uma delas, o proprietário da residência dormiu após tomar um forte medicamento e não despertou com a invasão. 

O grupo suspeito teria levado aparelhos de som, uma televisão e outros objetos menores da residências, que ainda não foram localizados. 

Hoje pela manhã um homem foi preso suspeito de integrar o grupo, com uma bicicleta roubada. De acordo com o Cabo Antônio Costa, ele será conduzido à Central de Flagrantes da cidade onde será feita averiguação. Os outros possíveis envolvidos continuam sendo procurados. 

 

Maria Romero
redacao@cidadeverde.com

Presos serram grades de cela e tentam fugir de delegacia no interior do Piauí

Presos temporários serraram as grades de uma cela da Delegacia de José de Freitas e tentaram fugir do prédio na madrugada desta terça-feira (14). A fuga só não aconteceu porque o policial de plantão percebeu a movimentação e evitou o pior. Na hora do ocorrido, havia oito detidos nas dependências da unidade de segurança - a Polícia Civil ainda não sabe dizer quem liderou a tentativa de debandada.

De acordo com o agente de polícia Gilvan Leite, os presos não conseguiram fugir porque, além do policial de plantão ter flagrado a tentativa, a grade instalada no corredor ajudou a impedir a ação. Ao constatar o problema, o plantonista acionou a Polícia Militar.

Segundo Gilvan Leite, será feita uma investigação para descobrir quem liderou a tentativa de fuga. "Havia oito presos na cela, mas não sabemos se todos eles participaram da tentativa de fuga. Ainda vamos investigar quem eram os fujões", comentou o agente de polícia.

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

Secretaria da Segurança e BPRone realizam blitzen na grande Teresina

A Secretaria Estadual da Segurança Pública realiza blitzen nas cidades que integram a região da grande Teresina com o objetivo de combater a criminalidade. Participam da ação policiais lotados na Secretaria e militares do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial.                           

Nesta semana, a operação rotineira ocorreu nos municípios de União e José de Freitas. Ao chegar à cidade, os policiais montam barreiras, fazem abordagens em veículos e revista em populares.

"Nos deslocamos com o intuito de apreender drogas, armas e orientar condutores sobre a necessidade de transitar corretamente. Com isso, coibimos o crime e levamos segurança à população", comentou o comandante da ação, capitão Audivam Nunes.                      

Para o morador de José de Freitas, Humberto de Carvalho, a medida é positiva e satisfaz à população. "É para o nosso bem porque eles nos abordam de uma forma respeitosa e nos orientam. Além disso, os bandidos ficam mais quietos", disse o aposentado.

 


redacao@cidadeverde.com

Bandidos invadem Correios de José de Freitas durante a madrugada

Bandidos invadiram a agência dos Correios de José de Freitas mais uma vez na madrugada desta segunda-feira (06). De acordo com o comandante da Polícia Militar no município, capitão Carlos Augusto, o local foi invadido pelo telhado.

"Nós apenas isolamos o local, mas provavelmente eles entraram pelo telhado. Os funcionários perceberam quando chegaram para trabalhar e logo fomos avisados", explicou o policial.

O capitão acrescenta que as câmeras de segurança não estavam funcionando nesta noite. "Conversamos com o gerente e isolamos o local para ajudar o trabalho da Polícia Federal que é quem irá cuidar da investigação", completou.

Em 27 de abril o local foi alvo de criminosos pela última vez. A agência foi fechada e aguarda a perícia da Polícia Federal.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Policial militar é baleado no rosto em tentativa de assalto em José de Freitas


Policial militar foi atingido duas vezes (Foto: JF Agora) 

Um policial militar aposentado foi baleado no rosto na tarde desta sexta-feira (3) em José de Freitas, a 50 quilômetros de Teresina. Identificada como Francisco Sousa, a vítima foi atingida ao reagir a uma suposta tentativa de assalto quando chegava a uma agência da Caixa Econômica Federal para fazer um depósito.

O caso aconteceu por volta das 15h. Segurança de uma casa lotérica da cidade, Sousa tinha ido ao banco para depositar uma quantia em dinheiro quando foi abordado por dois homens. Ao reagir, ele foi atingido com dois tiros - um deles abaixo do olho esquerdo. Pelo menos outros dois disparos foram feitos pelos criminosos.

Logo após balearem o policial militar reformado, os criminosos fugiram em direção à localidade Meruoca, na zona rural de José de Freitas.

De acordo com o delegado Hildson Rodrigues Leal Silva, o dinheiro e a arma de Sousa foram levados. Polícia Civil e Polícia Militar já estão mobilizadas para prender os dois assaltantes. Para ajudar na investigação, estão sendo analisadas as câmeras de segurança da agência bancária.

Socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), Sousa foi encaminhado para o Hospital Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas. Em seguida, foi transferido para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).


Crime reuniu muitos curiosos no Centro de José de Freitas (Foto: JF Agora)

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

CRO fecha consultório em José de Freitas após achar mofo e infiltração

A Unidade de Saúde do Bairro Nossa Senhora de Fátima teve o consultório odontológico fechado e atendimento suspenso em José de Freitas, município a 48 km de Teresina. O Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI), detectou irregularidades na estrutura da unidade após uma inspeção na cidade. Segundo o conselho o local coloca em risco a saúde da população.

Paredes com mofos, divisórias improvisadas com tapumes, caixas elétricas expostas, infiltrações na estrutura foram os principais problemas encontrados pelos fiscais do CRO. “O que observamos é que não há uma estrutura mínima adequada para que o atendimento seja feito com a segurança necessária aos profissionais e aos pacientes”, relataram os fiscais do Conselho.

No mês de abril, a equipe de fiscalização do Conselho já esteve no município de José de Freitas, verificando as condições do atendimento odontológico. No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da cidade uma sala de esterilização repleta de mofo e infiltrações foi identificada à época. E hoje, cerca de 50 dias depois, tanto o CEO como a unidade de saúde do bairro Suco de Uva ainda não tiveram as adequações solicitadas concluídas.

“Por isso, vamos intensificar as vistorias para que todas as adequações sejam implementadas e, dessa forma, assegurar o atendimento seguro aos pacientes. Se preciso for, podemos suspender o atendimento na rede toda”, informou o CRO.

Todos os pontos observados pelos ficais do CRO/PI dizem respeito à biossegurança nos consultórios, ponto chave que pode prevenir doenças graves nos pacientes e profissionais. “O consultório odontológico é um ambiente altamente contaminado seja por bactérias vindas da boca do paciente, pelas mãos dos cirurgiões dentistas e assistentes. É uma atividade que expõe os pacientes, a equipe, o próprio cirurgião dentista e, indiretamente, seus familiares, às mais diversas doenças infecciosas. E quando há falhas, todos os envolvidos estão à mercê de infecções cruzadas”, explicaram os fiscais.

As operações de fiscalizações do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI) nos municípios do interior estão intensificadas. Os consultórios suspensos terão um prazo estipulado pelo Conselho para se adequar as regras de biossegurança e uma nova fiscalização será realizada pelo CRO/PI para que os mesmos sejam liberados.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Quarteto faz arrastão em José de Freitas; Cabo do 2º BEC é vítima

Três homens e uma mulher são responsáveis por uma onda de assaltos na noite do último sábado (20) em José de Freitas. Segundo a polícia, o quarteto roubou uma motocicleta na cidade e fez de vítimas transeuntes e pessoas em comércios e em frente a residências em diversos bairros do município, como Suco de Uva, Santa Rosa e Bairro de Fátima. 

O delegado Wildson Rodrigues, titular da delegacia da cidade contou ao CidadeVerde.com que dois indivíduos do grupo foram pegos pela polícia ainda na noite de ontem. “Um é menor de idade e o outro foi identificado como Fernando A. Barbosa, de 18 anos. Eles foram abordados no povoado Tapuio, zona rural de Teresina”, descreve. 

Uma das vítimas foi um cabo do 2º BEC que foi abordado quando estava com a esposa e a irmã na porta da casa do pai, no centro da cidade.

Em poder dos dois foram encontrados dez celulares, além de R$ 190. Até o término dessa matéria, quatro pessoas haviam ido à delegacia registrar B. O. sobre as ocorrências.

 

Da Redação
Com informações do Saraiva Repórter
redacao@cidadeverde.com

Jovem de 22 anos morre após cair de moto em José de Freitas

Um jovem de 22 anos identificado como Francinilson de Sousa Lima morreu na madrugada deste domingo (21) após cair da moto que pilotava. O acidente aconteceu por volta das 3h na PI-113, entre as cidades de José de Freitas e Cabeceiras, na localidade Olinda.

A Guarda Municipal de José de Freitas informou que o rapaz perdeu o controle da motocicleta em uma curva considerada perigosa. A vítima teve vários ferimentos e morte imediata.

A perícia foi acionada e esteve no local do acidente. O corpo do rapaz foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Teresina para a realização de exame cadavérico.

Da redação (Com informações do JF Agora)
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores