Cidadeverde.com

Tráfico motivou 50% das mortes investigadas pela Força Nacional em José de Freitas

A Força Nacional elucidou cerca de 70% dos casos de homicídios ocorridos em José de Freitas, a 48 km de Teresina. Os inquéritos estavam parados desde 2013. Os policiais civis foram designados para o município e atuaram pouco mais de um mês. Dos 14 processos, quatro já foram remetidos à Justiça e 10 serão concluídos até o fim do mês pelo titular do 17º Distrito Policial, delegado Jarbas Lima. 

"Os policiais do Força Nacional deram andamento aos inquéritos que estavam parados por falta de estrutura. A grande demanda impedia a investigação. Então, esses crimes foram elucidados e alguns não foram concluídos pela Força Nacional porque as equipes tiveram que se deslocar para as Olimpíadas. Esses inquéritos serão finalizados até o fim do mês de julho", explica Jarbas Lima. 

O delegado acrescenta que metade dos casos dolosos de crimes contra a vida tiveram relação com a disputa pelo tráfico de drogas e que alguns autores dos homicídios até morreram. 

"Em alguns casos, a pessoa que matou até já morreu e a droga foi o grande fator. Dos quatro casos enviados pela Justiça, por exemplo, em dois, os autores de terem cometido o crime já morreram e os outros dois vamos representar pela prisão preventiva, aliviando a sensação de impunidade nas famílias das vítimas", finaliza Jarbas Lima. 

Além de José de Freitas, equipes da Força Nacional foram deslocados para concluir inquéritos de homicídios nas cidades de Parnaíba, Picos e Floriano. No mês de abril, a Força Nacional encerrou a atuação na Capital, atualizando inquéritos atrasados nos DPs de Teresina, pendentes desde 2014.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Salão de Livro de José de Freitas começa nesta quinta-feira (07)

A cidade de José de Freitas recebe nos dias 7, 8 e 9 de julho, na Unidade Escolar Antônio Freitas, o Salão do Livro de José de Freitas(Salijo) – Ano Francisco Gil Castelo Branco. O escritor Salgado Maranhão é a atração nacional do evento, que tem na programação lançamentos de livros, bate-papo, palestras, feira de livros e shows.

Salgado Maranhão recentemente recebeu o Título de Cidadão Piauiense pela Assembleia Legislativa se sentindo muito honrado com a homenagem. O escritor que é natural de Caxias, morou em Teresina e tem uma profunda relação com o estado do Piauí. Salgado é conhecido por sua obra não só no Brasil, mas também no exterior.

Ele abre o Salijo, amanhã, às 19h, com a palestra 'O poeta que nasceu numa casa que não havia livros' em que o escritor relata parte da sua trajetória de vida mostrando a importância da leitura para seu crescimento como pessoa e a descoberta pelo caminho das letras. “Na casa dele não havia livros. Ele veio descobrir a leitura, os livros, no ensino médio quando veio morar em Teresina e teve a oportunidade de conhecer as bibliotecas”, diz Wellington Soares, um dos organizadores do Salão.

O escritor maranhense recentemente esteve nos Estados Unidos onde sua obra tem sido divulgada. “Nós dizemos que o Salgado é o embaixador do Piauí. Ele esteve em várias universidades americanas expondo sua obra”, diz.

A programação na sexta-feira, dia 8, começa com 'A Importância da Cultura na Formação do Cidadão', às 8h; 'Causos de José de Freitas', com o professor e historiador Pedro Paulo às 10h; 'A Paixão pelos Livros e pela Escrita' às 14h, proferida pelo professor Wellington Soares. Às 16h continua com 'Torquato Neto: O Poliedro de Faces Infinitas', com historiador Edwar Castelo Branco. E às 19h,  'A Literatura Infanto-juvenil em Sala de Aula', palestra de Jasmine Malta. E o dia será encerrado com muita música.

No sábado, o Salijo começa trazendo 'A Linguagem no Século XXI', às 8h, com o professor Luis Romero. Às 10h, palestra 'Rodas de Leitura' da pedagoga Socorro Saraiva. A tarde traz 'O Despertar Poético em Coletivo' proferida pelo escritor Ernane Getirana, às 14h. 'Redação do Enem' é tema de Hildalene Pinheiro, professora e coordenadora do Pré-Enem da Seduc, às 16h. Encerrando o evento 'Luiz Gonzaga: Cultura Acústica e Imagens de Nordestinidade', com o professor e músico, Jonas Moraes.

Os recursos para a realização do festival são provenientes de emenda do deputado João de Deus Sousa.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com 

Jovem de 12 anos é atingido por bala perdida em José de Freitas

Um adolescente ficou ferido durante a prisão de um suspeito de roubar uma drogaria em José de Freitas, a 42km ao Norte de Teresina. Segundo o site JF Agora, o jovem foi ferido na perna quando um PM atirou para o chão na ação. Ninguém da Polícia Militar foi encontrado para comentar o caso. Agentes do 17º Distrito Policial também não comentaram a ocorrência.

O suspeito, identificado como Lucas Maciel, de 22 anos, teria cometido o delito na farmácia com uma faca, sendo localizado em seguida numa festa. Ao ser abordado pelos PMs houve reação e um deles teria atirado para o chão para intimidá-lo, atingindo um jovem de 12 anos.

O adolescente foi levado ao hospital de José de Freitas e o suspeito encaminhado para a Central de Flagrantes de Teresina.

Com informações do JF Agora
redacao@cidadeverde.com

Dona de casa fica com zíper preso na pálpebra ao tentar vestir roupa

                                                Foto: Jfagora


Um caso inusitado ocorreu com uma dona de casa na cidade de José de Freitas, a 48 km de Teresina. Elza Maria Campos, 58 anos, ficou com um zíper preso na pálpebra superior do olho direito enquanto vestia um vestido. Após o incidente, a mulher buscou socorro no hospital Nossa Senhora do Livramento se queixando de fortes dores. 

"Ela relatou que estava vestindo um vestido que tinha um zíper na parte da frente e quando foi descê-lo, o objeto ficou preso. A mulher reclamava de fortes dores...o zíper estava bem aderido à pálpebra e a médica que a atendeu achou que o melhor era transferí-la para Teresina, porque tirar o objeto traria riscos a paciente", disse uma enfermeira do hospital. 

A paciente deu entrada no Nossa Senhora do Livramento no fim da tarde da última segunda-feira (27) e foi transferida para Teresina para realização de procedimento cirúrgico para a retirada do objeto.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Salgado Maranhão é a atração nacional no Salão do Livro de José de Freitas

O município de José de Freitas também terá o próprio evento literário. O lançamento do Salão do Livro de José de Freitas (Salijo) ocorre nesta quinta-feira (23), no Teatro Barítono Raimundo Pereira. O poeta e letrista Salgado Maranhão é a atração nacional da primeira edição que acontece de 7 a 9 de julho, no ginásio Antônio Freitas. 

Escritor Salgado Maranhão

O Salijo contará com exposições e shows englobando literatura, escultura, pintura, música, com a valorização de artistas da terra e a participação de autores locais, regionais e nacionais.

“Eventos literários como este  têm o poder de agregar, atrair as pessoas, propiciar o hábito da leitura, reunindo outras modalidades como a música, a dança, a literatura”, destaca o deputado estadual João de Deus (PT), que destinou emendas parlamentares para a realização do Salijo, que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Bandidos arrombam e levam cofre com dinheiro dos Correios

Bandidos invadiram os Correios da cidade de José de Freitas, a 48 km de Teresina. Na fuga, os criminosos fugiram levando o cofre da agência. A quantia em dinheiro roubada não foi divulgada. O caso foi registrado no 17º DP, mas será investigado pela Polícia Federal.

 

De acordo com a Polícia Militar, os bandidos arrombaram uma porta que fica no fundo do prédio e em seguida entraram no imóvel. O arrombamento ocorreu na madrugada da última segunda-feira (06).

Esta não é a primeira vez que a agência é alvo de criminosos. Em julho do ano passado, por exemplo, bandidos invadiram o local pelo telhado. Nos dois casos, a ação dos suspeitos só foi percebida pela manhã quando os funcionários chegaram para trabalhar. 

 

Com informações JFagora
redacao@cidadeverde.com

 

Dia de Campo destaca irrigação sustentável na comunidde Carretão

Na última sexta-feira (3), aconteceu um Dia de Campo na comunidade Carretão, município de José de Freitas com o tema “A Integração da Piscicultura e Agricultura”. A atividade foi promovida pelo Sebrae com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e objetivou capacitar os agricultores e produtores de peixe daquela região, por meio de palestras e consultoria.

A ação destacou um modelo exitoso de irrigação por micro aspersão, utilizando a água descartada dos tanques de peixe, resultando na redução do consumo de água e de energia; irrigando a produção com uma água rica em nitrogênio, fósforo e potássio. Os dejetos dos peixes colocam na água estes três ingredientes, que são adquiridos em forma de adubo no comércio com alto custo por produtores que não utilizam esta técnica do reaproveitamento da água dos tanques de peixe.

Durante o evento, foram realizadas palestras sobre produção de silagem e os resultados econômicos dos projetos de integração piscicultura- agricultura. Em seguida, houve visitas aos tanques de peixe e ao campo de milho, tudo acompanhado por um consultor do Sebrae falando sobre produção de peixe e técnicas para melhorar a produção do milho. Ao final, os quase 300 participantes degustaram comidas à base de milho e peixe.

A SDR participou deste projeto com a doação e implantação de um kit de irrigação de dois hectares, contemplando seis famílias de agricultores familiares da comunidade Carretão. O diretor da agricultura familiar da SDR, Antônio José Pereira Ferreira, falou da importância da realização deste Dia de Campo com palestras e apresentação de novas tecnologias. “O Estado está trabalhando para o fortalecimento da cultura do campo. Esta comunidade recebeu investimentos de aproximadamente 20 mil reais e hoje, escuto pessoas desta região afirmando que é possível viver na agricultura familiar e no campo”, enfatizou Antônio José Pereira Ferreira.

Seu Francisco, popularmente conhecido na região de José de Freitas como “Potin” sediou este evento em sua propriedade na comunidade Carretão, onde desenvolve a agricultura e produz peixe em tanques. “A parceria entre o Sebrae e a SDR com a implantação deste sistema de irrigação, melhorou 100% porque tem um custo barato e não consome nem muita água, nem muita energia. Sai barato pra gente. Melhorou também a qualidade do milho produzido aqui, porque antes ficava falhado e agora fica cheio. Ou seja, um produto de boa qualidade e, consequentemente, de boa comercialização”, afirmou.

A ação contou com representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de José de Freitas, da prefeitura e da secretaria de agricultura deste município e também produtores das cidades de Nazária, Monsenhor Gil, Beneditinos, União, Castelo do Piauí, Teresina, Timon, além de membros da Seduc.


redacao@cidadeverde.com

Bando faz assalto e leva carro e arma de policial em José de Freitas

Quatro homens armados realizaram um assalto e levaram a arma e um carro modelo Corolla, cor preta, de um policial civil no município de José de Freitas, na noite dessa segunda-feira (30). De acordo com o delegado da cidade, Jarbas Lima, a suspeita é de que o bando estivesse monitorando o policial havia algum tempo. 

"Eles chegaram quando o policial estava chegando em casa e anunciaram o assalto. Não pediram diretamente a arma, mas pegaram do policial, assim como pegaram também o celular e o carro", disse o delegado. 

O delegado disse que a linha de investigação indica que os homens estariam monitorando o policial somente para roubar sua arma. A suspeita é de que o grupo seja de Teresina. 

"Acho que eles só foram lá para roubar essa arma. No momento ainda não temos suspeitos, mas já estamos ivnestigando. Achamos o carro abandonado na zona rural de Teresina e ele já foi recuperado. Agora estamos em busca de imagens de câmeras de segurança para tentar indentificar os autores", informou. 

 

Maria Romero
redacao@cidadeverde.com

Ex-presidiário sofre tentativa de homicídio um mês após sair da cadeia

O ex-presidiário Francisco Rubens Alves da Rocha foi baleado com um tiro no braço na noite de ontem (08). Ele estava no açude Pitombeiras, zona rural de José de Freitas, e havia saído há cerca de um mês da Casa de Custódia.

De acordo com informações do Grupamento de Polícia Militar da cidade, ele teria se escondido em um matagal para escapar da morte. O projétil ficou alojado no braço e foi necessário a transferência do paciente para o HUT, em Teresina.

O titular do 17º Distrito Policial, delegado Jarbas Lima, disse que a vítima ainda não compareceu à delegacia para fazer exame de corpo de delito e registrar BO. 

"Estamos esperando ele vir aqui para contar o que realmente aconteceu e se ele conhecia o atirador. Pelo o que apuramos, três suspeitos teriam participado da tentatiava de homicídio. O crime, provavelmente, pode ter sido um acerto de contas", explica Jarbas Lima. 

O delegado acrescenta também que Rubens cumpria pena no sistema prisional por roubo e homicídio. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Carro pega fogo após acidente em José de Freitas

Após capotar e sair da pista, um veículo pegou fogo na segunda-feira na PI-113, que liga os municípios de Teresina e José de Freitas. O condutor não teve ferimentos e conseguiu abandonar o carro antes da explosão.

O fato aconteceu durante a manhã, quando o veículo, modelo Gol, placa LVQ-4552, seguia de José de Freitas com destino à capital por voltada das 6h30. A suspeita é que o condutor tenha perdido o controle do carro na localidade Divisa e saído da pista, capotando várias vezes em seguida.

O condutor conseguiu abandonar o veículo antes das chamas.

 

Da Redacão
Redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores