Cidadeverde.com

Menor de 15 anos e pai confessam morte de tio

Antônio de Freitas, 47 anos, Francisco de Freitas, 43, e um adolescente de 15 anos são suspeitos de assassinar Florindo Santiago Santos, 47. A vítima foi morta no dia 2 de novembro após uma discussão no povoado Meruoca, na zona Rural de José de Freitas, distante 49 quilômetros de Teresina. 

O delegado Jarbas Lima, titular do 17ºDP,  disse ao Cidadeverde.com que, em depoimento, os três suspeitos confessaram que mataram Florindo. “A briga começou porque Florindo teria desavenças com o adolescente de 15 anos, que é seu sobrinho por parte materna. Florindo estava bêbado, pegou um canivete e tentou atacar o menor”, relata o delegado. 

Ainda segundo o delegado, o pai do adolescente, Antônio Freitas, e seu irmão, Francisco, se envolveram na confusão e agrediram Florindo a chutes e porradas. Florindo chegou a ser levado para o Hospital de José de Freitas, mas não resistiu aos ferimentos. 

O delegado Jarbas indiciou os suspeitos do crime por lesão corporal seguida de morte. Os procedimentos legais foram feitos com o adolescente de 15 anos. Todos estão respondendo processo em liberdade.  

Canivete usado por Florindo


Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com 

Grávida de oito meses é espancada pelo irmão em José de Freitas

Maria de Fátima Rodrigues, de 21 anos e grávida de oito meses foi espancada pelo próprio irmão durante uma briga em sua residência em José de Freitas, município . Identificado pela Polícia como Raimundo Nonato dos Santos Rodrigues, o suspeito foi preso pela Polícia Civil após a agressão.

"O rapaz chegou bêbado em casa junto com outro e começou a agredir a mãe. A grávida interveio para defender a mãe e ele começou a agredir e espancar ela também. Depois da agressão ele fugiu e foi localizado no Centro da cidade", explicou o delegado Jarbas Lima.

De acordo com o delegado, a vítima foi atingida com chutes e socos no ombro e na barriga, passou mal e foi socorrida no Hospital de José de Freitas. Por conta da gravidade do seu estado, ela foi transferida para a Maternidade Evangelina Rosa, em Teresina.

O exame de Corpo de Delito realizado na vítima comprovou a agressão e atestou que a vítima sofreu risco de morrer.

Francisco foi autuado por lesão grave e encontra-se na delegacia a disposição da Justiça. Ainda de acordo com a Polícia, ele tem envolvimento com drogas e já é conhecido dos policiais.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Marceneiro é preso por enviar fotos íntimas e extorquir adolescente no interior do PI

Delegado Jarbas Lima investiga o caso (foto: divulgação)

O ajudante de marcenaria Rogério Alves Oliveira, de 30 anos, teve a prisão preventiva decretada por corrupção e extorsão contra uma adolescente de 15 anos, na cidade de José de Freitas. Em depoimento ao delegado Jarbas Lima, a adolescente relatou que o suspeito a ameaçava de morte se não entregasse o dinheiro a ele.  

Além disso, o delegado informou ao Cidadeverde.com que a adolescente declarou viver uma relação amorosa. No entanto, Jarbas solicitou exames para identificar se, na verdade, está ocorrendo estupro de vulnerável, pois existem informações de que a adolescente possui transtornos mentais; o que poderá configurar em mais um crime. A denúncia à polícia foi feita pela família da adolescente, que suspeitou do assédio. 

Jarbas explicou que Rogério usava o aplicativo de mensagens instantâneas – Whatsapp – para enviar as imagens para a menor. Ele a obrigava a pegar dinheiro da avó e entregar a ele sob ameaça de morte; o valor já chegava a mais de R$ 1.500. O suspeito também envia imagens do órgao sexual para a adolescente. 

“Ele estava ameaçando ela, dizia que se não entregue dinheiro iria matá-la ou falar da relação dos dois pela cidade. Ele a adicionou no Whatsapp e começaram a conversar. Essa troca já ocorria há cerca de três semanas, um mês. Nós fizemos a prisão dele em flagrante e agora o juiz a converteu em prisão preventiva. Estou aguardando o resultados dos exames pelos quais a adolescente foi submetida para dar prosseguimento a investigação”, disse o delegado. 

Os celulares do suspeito e da vítima foram apreendidos. Por envolver uma adolescente, toda a operação está sendo acompanhada pelo Conselho Tutelar do município. 

O delegado explicou que o Rogério foi indiciado pelos artigos 218 do Código Penal Brasileiro (corrupção de menores); 158 do Código Penal (extorsão), cuja pena é de 4 a 10 anos de reclusão e multas, e, no artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente por expor fotografias que contenham cenas pornográficas com crianças e adolescentes. 

 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Briga em família acaba em morte na zona rural de José de Freitas; suspeitos estão foragidos

Uma briga entre familiares acabou em morte na zona rural de José de Freitas. O delegado Jarbas Lima informou ao Cidadeverde.com que Francisco Florindo Santiago dos Santos, de 55 anos, foi agredido pelo próprio sobrinho, que é menor de idade, o pai e o tio do adolescente, que é do outro lado da família, na noite de ontem (02). Francisco não resistiu aos ferimentos e faleceu na manhã desta quinta-feira (03). Os três suspeitos estão foragidos. 

“Francisco, que era alcoólatra e já cumpriu pena por homicídio, era bem problemático. Ele foi discutir com o sobrinho. Depois juntou o sobrinho, o pai do menor e o irmão do pai dele para agredir a vítima com socos e pauladas. Os suspeitos já foram identificados e estão foragidos. Nossas equipes permanecem em buscas pela região”, comentou o delegado.

Jarbas disse ainda que a vítima chegou a ir para o hospital do município. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) e deverá ser liberado ainda hoje. Ele disse ainda que o Serviço de Urgência Móvel (SAMU) demorou cerca de seis horas para atender a vítima. 

O delegado ressaltou que as investigações, além de esclarecer o motivo da agressão, irão identificar se o crime foi homicídio ou lesão corporal seguida de morte.

“Vamos esclarecer se eles tinham ou não a intenção de matar. Todos eram conhecidos. Esse é um ocorrido triste, pois na localidade todos se conhecem”, disse Jarbas, acrescentando que o crime ocorreu na Meruoca, cerca de 20 km da área urbana de José de Freitas. 

 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Dupla faz arrastão em posto de lavagem e rende nove pessoas

Uma quadrilha deixou cerca de nove pessoas reféns durante um assalto a um posto de lavagem no município de José de Freitas. O posto, localizado na Rua Mestre Raimundo, pertence a um policial militar lotado no 16º Batalhão da cidade.

Segundo relato da PM, dois homens chegaram ao local e renderam os funcionários e o proprietário em seguida fizeram o arrastão levando bolsas, aparelhos celulares e um carro de cor cinza que estava no local para lavagem.

Após o assalto, os bandidos fugiram deixando as vítimas trancadas em um cômodo do posto. A PM da região realiza diligências neste momento para tentar capturar os suspeitos.

Rayldo Pereira
com informações de JFAgora
rayldopereira@cidadeverde.com

Prefeito eleito em José de Freitas promete seguir passos do pai

Eleito com 57,51% dos votos, Rojer Linhares é o novo prefeito de José de Freitas, município a 48 km de Teresina. Filho de prefeito, Rojer teve o pai assassinado enquanto exercia seu mandato de gestor na cidade há 26 anos e agora segue os passos do pai assumindo a prefeitura do município.

"É uma sensação muito boa. Meu pai foi um médico que deixou um legado muito bonito e olha que já fazem 26 anos do acontecido. Por onde eu andei nessa campanha havia serviço prestado, uma foto bonita um cartaz da época, muita gente acreditando no nosso grupo e na nossa campanha. Vamos procurar honrar e trabalhar muito", declarou o prefeito eleito.

Rojer venceu a disputa contra uma das fortes lideranças do município Maria Freitas e segundo ele um dos primeiros focos de sua gestão será colocar as contas municipais em dias.

"O município está inadimplente e precisamos tirar para poder trabalhar projetos - a saúde está um verdadeiro caos. Precisamos de reformas, médicos, equipamentos e nas escolar melhorar a qualidade na alimentação dos alunos e oferecer cursos aos professores", prometeu.

Rojer deve a sua eleição ao eleitorado jovem de José de Freitas que segundo ele será beneficiado como projetos como "Meu Primeiro Emprego", qualificação e mercado de trabalho.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Rojer Linhares é eleito prefeito de José de Freitas com 57,51% dos votos

O candidato do PP Rojer Linhares foi eleito com 57,51% dos votos totalizando 14.827. Seu vice é o candidato Antônio Abreu do PTB. Ambos foram eleitos pela coligação "Oposições Coligadas" que reúne os partidos PP/ PDT / PSD / SD / PTB /PSC / PRB / PR / PT /PHS e PSDB.

Em segundo lugar ficou a candidata Maria Freitas do PSB  que teve 10.184 votos representando 39,50% dos votos e Edimilson Oliveira teve 769 votos representando 2,98% dos votos.

Compareceram as urnas 27.286 eleitores sendo 320votos brancos, 1.186 votos anulados e um total de 25.780, votos válidos com uma abstenção de 2.503 votos. 

"Conseguimos percorrer toda a cidade e estamos sendo bem recebidos. A população acredita na mudança", declarou o candidato em sua última entrevista a TV Cidade Verde antes das eleições.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Oficial de Justiça e candidatos são presos com maços de dinheiro

Foto: Realidadeemfoco

Movimentação na frente da delegacia de José de Freitas

Um oficial de Justiça, dois candidatos a vereadores, um motorista e mais duas pessoas foram presos em flagrante suspeitos de crime eleitoral no município de José de Freitas, a 48 km de Teresina. As prisões ocorreram em menos de 24 horas e de acordo com o titular do 17º DP, Jarbas Lima, os suspeitos estavam com santinhos, dinheiro e uma lista com supostos nomes de eleitores, o que caracteriza compra de votos.

Dos seis, quatro foram liberados após pagamento de fiança no valor de quatro salário mínimos, o equivalente a R$ 3.520. Os demais permanecem na Delegacia de José de Freitas. Os presos não tiveram a identidade confirmada. 

"Uma das abordagens ocorreu por volta de meia-noite no rodoanel. Um candidato a vereador e um motorista foram autuados em flagrante com uma lista de eleitores, santinhos e R$ 2.500. Eles já pagaram fiança e foram liberados", disse Jarbas Lima. 

Já o oficial de Justiça e mais dois amigos foram flagrados com material que caracteriza a compra de votos na zona rural da cidade. O delegado Genival Vilela, do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), conta que o trio estava em uma camionete e que a quantia encontrada com os suspeitos, cerca de R$ 1.650, estava separada em maços de R$ 50. 

"Encontramos santinhos e vários maços de R$ 50, sendo duas notas de R$ 20 e uma R$ 10...tudo estava bem separado. Eles permaneceram em silêncio", disse Vilela. 

O outro preso- um candidato a vereador que estava com R$ 346 em dinheiro e santinhos- foi abordado pela Polícia Militar e pelo promotor eleitoral Sérgio Reis. 

Equipes da polícias Militar e Civil, além do Ministério Público Eleitoral intensificam a fiscalização até o fim da votação, às 17h, deste domingo (02). 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Candidatos intensificam corpo a corpo com eleitores na reta final da campanha

Tranquilidade marca a disputa eleitoral em José de Freitas, a 48 km de Teresina. Na cidade, três candidatos disputam a prefeitura e aproveitam para intensificar o corpo a corpo com eleitores na reta final da campanha. 

"Conseguimos percorrer toda a cidade e estamos sendo bem recebidos. A população acredita na mudança e temos fé que venceremos.  Apesar da rivalidade, as pessoas são educadase e estão conscintes de que a política passa e a vida continua", disse o candidato Roger Linhares (PP).

A candidata Maria Freitas (PSB) destacou a dificuldade de lutar contra a 'máquina admistrativa', mas também mostrou otimismo sobre o resultado nas urnas, no próximo domingo (02). 

"Já fui secretária municipal e deixei meu nome em quase todas as comunidades. Tenho sido bem recebida em todos os lugares e até chamada pelo povo de 'Mãe Maria'. Somos tranquilos, pacientes e estou otimista", disse Freitas. 

Na cidade, o cargo de prefeito é disputado também pelo candidato Edimilson Oliveira (PV). 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações João Bandeira (TV Cidade Verde)

Teto desaba e destrói completamente capela no interior do Piauí

A capela de São João Batista, em José de Freitas, foi totalmente destruída. O teto desabou e acabou vindo ao chão toda a estrutura do templo religioso. O incidente ocorreu durante a noite e ninguém ficou ferido. O padre Gilcimar de Lima Machado lamenta o ocorrido e agradece a intercessão divina que impediu a tragédia. 

A capela havia sido construída recentemente e estava inacabada. A última celebração religiosa ocorreu quatro dias antes do desabamento, mas o local era frequentado por fiéis da comunidade Caldeirãozinho, zona rural da cidade.

"Acredito que a estrutura do prédio não suportou o peso do telhado. Os fiéis construíram a capela com todo o esforço há cerca de um ano. A gente lamenta pela perda material, mas entendemos que Deus pôs a mão. A tragédia maior seria se o desabamento tivesse ocorrido em um momento de celebração. É como se Deus tivesse se antecipado e evitado uma tragédia. Agora vamos reconstruir a capela de forma mais segurança", disse o pároco da igreja Nossa Senhora do Livramento.

O padre ressalta que a reconstrução do templo religioso ainda será discutido com a comunidade e adianta que doações em dinheiro podem ser depositadas na conta da paróquia ( agência 2222-5; conta poupança- 100954-0; variação 51; Banco do Brasil); No caso de materiais de construção, as doações devem ser feitas na secretaria paroquial. O incidente ocorreu na última terça-feira (20). 

Em Teresina, parte do telhado da Igreja São Benedito, uma das mais tradicionais, também desabou e o local foi interditado.

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores