Cidadeverde.com

Seid capacita conselheiros da Apae em José de Freitas

A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) capacitaram, nessa quarta-feira (9), os conselheiros em defesa dos direitos das pessoas com deficiência de José de Freitas.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, a capacitação é um momento importante para levar aos conselheiros mais informações sobre os direitos das pessoas com deficiência. "Os conselheiros têm o papel de acompanhar, monitorar e fiscalizar as políticas de inclusão da pessoa com deficiência. Por exemplo, eles vão procurar saber se as obras que estão em construção no municipio estão garantindo a acessibilidade. Se as escolas estão preparadas para receber os nossos alunos especiais", destaca o gestor.

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comude) de José de Freitas é um órgão deliberativo composto por entidades governamentais e não-governamentais. Foi criado por meio de lei municipal e atua em prol dos direitos das pessoas com deficiência. Na oportunidade, foram entregues materiais de consumo para o conselho e carteiras do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência do município.

Durante o evento, foram realizadas palestras e explanações sobre os direitos das pessoas com deficiência, a educação inclusiva, informações sobre zika vírus e microcefalia, entre outros temas. Além disso, teve a apresentação do grupo de capoeira inclusiva da APAE de José de Freitas e a apresentação da Campanha "Isso Não Tem Vaga".

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais