Cidadeverde.com

Salão de Livro de José de Freitas começa nesta quinta-feira (07)

A cidade de José de Freitas recebe nos dias 7, 8 e 9 de julho, na Unidade Escolar Antônio Freitas, o Salão do Livro de José de Freitas(Salijo) – Ano Francisco Gil Castelo Branco. O escritor Salgado Maranhão é a atração nacional do evento, que tem na programação lançamentos de livros, bate-papo, palestras, feira de livros e shows.

Salgado Maranhão recentemente recebeu o Título de Cidadão Piauiense pela Assembleia Legislativa se sentindo muito honrado com a homenagem. O escritor que é natural de Caxias, morou em Teresina e tem uma profunda relação com o estado do Piauí. Salgado é conhecido por sua obra não só no Brasil, mas também no exterior.

Ele abre o Salijo, amanhã, às 19h, com a palestra 'O poeta que nasceu numa casa que não havia livros' em que o escritor relata parte da sua trajetória de vida mostrando a importância da leitura para seu crescimento como pessoa e a descoberta pelo caminho das letras. “Na casa dele não havia livros. Ele veio descobrir a leitura, os livros, no ensino médio quando veio morar em Teresina e teve a oportunidade de conhecer as bibliotecas”, diz Wellington Soares, um dos organizadores do Salão.

O escritor maranhense recentemente esteve nos Estados Unidos onde sua obra tem sido divulgada. “Nós dizemos que o Salgado é o embaixador do Piauí. Ele esteve em várias universidades americanas expondo sua obra”, diz.

A programação na sexta-feira, dia 8, começa com 'A Importância da Cultura na Formação do Cidadão', às 8h; 'Causos de José de Freitas', com o professor e historiador Pedro Paulo às 10h; 'A Paixão pelos Livros e pela Escrita' às 14h, proferida pelo professor Wellington Soares. Às 16h continua com 'Torquato Neto: O Poliedro de Faces Infinitas', com historiador Edwar Castelo Branco. E às 19h,  'A Literatura Infanto-juvenil em Sala de Aula', palestra de Jasmine Malta. E o dia será encerrado com muita música.

No sábado, o Salijo começa trazendo 'A Linguagem no Século XXI', às 8h, com o professor Luis Romero. Às 10h, palestra 'Rodas de Leitura' da pedagoga Socorro Saraiva. A tarde traz 'O Despertar Poético em Coletivo' proferida pelo escritor Ernane Getirana, às 14h. 'Redação do Enem' é tema de Hildalene Pinheiro, professora e coordenadora do Pré-Enem da Seduc, às 16h. Encerrando o evento 'Luiz Gonzaga: Cultura Acústica e Imagens de Nordestinidade', com o professor e músico, Jonas Moraes.

Os recursos para a realização do festival são provenientes de emenda do deputado João de Deus Sousa.

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais