Cidadeverde.com

Idoso morre após cair em poço de quase 20m em José de Freitas

Foto: Realidade em Foco

O idoso identificado como Cassiano da Costa Nascimento, de 71 anos, morreu após cair dentro de um poço com 18 m de profundidade em José de Freitas. O Corpo de Bombeiros foi acionado no fim da tarde deste domingo (7) para fazer a remoção do corpo do homem na comunidade Coroatá, zona Rural do município.

De acordo com o tenente Lima, plantonista do socorro do Corpo de Bombeiros, a vítima estava submersa no local e as equipes tiveram dificuldades para fazer a remoção do corpo.

Moradores da região afirmaram que Cassiano sofria com problemas mentais e acabou caindo no poço. O óbito foi provocado pela queda e por afogamento.
 
A Polícia Militar e o IML estiveram no local. O corpo de Cassiano foi trazido para Teresina onde passa por exames.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

 

Operação 'Teto de Aço' prende sete por roubo, furto e receptação

Sete foram presos suspeitos de uma série de arrombamentos a comércios e residências no município de José de Freitas, a 48 km de Teresina. A operação Teto de Aço resultou ainda na recuperação de parte dos produtos de furto e roubo. 

Entre os suspeitos há também receptadores. A ação policial foi deflagrada pela Polícia Civil nos bairros Cidade Nova, Nossa Senhora Ducarmo, Deus Me Deu, Ipiranga, Santa Luzia e centro da cidade.

Foram recuperados bicicletas, ventiladores, botijões de gás, aparelho de DVD, equipamentos de som, balança, entre outros.

Os suspeitos não tiveram a identidade revelada e alguns foram liberados após pagamento de fiança. 


Com informações Jfagora
redacao@cidadeverde.com

Governo entrega barragem do Mocambo e promete melhoria da qualidade de vida

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí – Idepi entregou para a população de José de Freitas a reforma e ampliação da barragem do Mocambo, principal atração turística da região. A obra, uma antiga reivindicada dos moradores, foi uma solicitação do deputado estadual Fernando Monteiro (PRTB) junto ao órgão. A construção custou R$ 1.071.411,52 e tem extensão de 600 m². 

Construído com recursos do Governo do Estado, o empreendimento tem um grande alcance social. Para o diretor geral do Idepi, Geraldo Magela, apesar de ser uma obra pequena vai trazer muitas melhorias para a região.

"Além de funcionar como ponto turístico, os moradores são beneficiados com água de qualidade para consumo próprio e de seus animais, além de abrir possibilidades para o desenvolvimento da piscicultura", afirma Geraldo.

O diretor de engenharia do Idepi, Juraci Santana, reitera a importância da obra para os moradores da região. “A reforma e ampliação da barragem é uma reivindicação antiga da população que agora pode usufruir de todos os benefícios da obra”.

Morador do povoado Mocambo e proprietário de uma horta, de onde retira o sustento de toda a família, o agricultor Antônio José demonstra grande satisfação com o novo benefício. “A gente tinha muito problema de falta de água aqui, agora estamos tranquilos e felizes com essa barragem. Não vou mais me preocupar em ficar sem água no meu terreno”, comemora o produtor rural.

 

cidades@cidadeverde.com

Lavrador é preso suspeito de estuprar duas sobrinhas

O lavrador Antônio Paulo Soares dos Santos, 50 anos, foi preso suspeito de estupro de vulnerável contra as duas sobrinhas na zona rural do município de José de Freitas, a 48 km de Teresina. A investigação da Polícia Civil ocorreu após denúncia do Conselho Tutelar no mês de fevereiro. De acordo com o delegado do 17º DP, Jarbas Lima, atualmente, as vítimas têm 14 e 17 anos, são irmãs e seriam abusadas sexualmente desde os dez anos de idade.

O suspeito foi preso em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz Lirton Nogueira Santos. O delegado conta que o investigado reagiu a prisão e disse que só se entregava morto. A prisão ocorreu nesta quinta-feira (16), na localidade Varzea do Araripe, zona rural da cidade.

"Ele resistiu, disse que não ia se entregar e só seria preso morto, foi para cima da equipe com um facão e os policiais tiveram que fazer uso moderado da força para prendê-lo", disse Lima. 

A investigação apontou que as crianças eram violentadas quando estavam sozinhas em casa e uma era obrigada a presenciar os abusos sofridos pela outra irmã. 

"Elas estão sendo acompanhadas pelo Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) que constataram o trauma psicológico. Durante os abusos, o suspeito tapava a boca das vítimas, ameaçava e agredia fisicamente", explica o titular do 17º DP. 

Durante a investigação, as vítimas foram submetidas a exames de corpo de delito que comprovaram que houve conjunção carnal na irmã mais velha.

Antônio Paulo- que já cumpriu pena por estupro- nega as acusações. Ele está preso na delegacia de José de Freitas e será transferido para o sistema prisional do Piauí.

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Bandidos usam 'chave de rosca' para roubar celulares de supermercado

  • viatura-3.jpg JFAgora
  • vitrine-1.jpg JFAgora
  • vitrine-2-2.jpg JFAgora
  • vitirne-3.jpg JFAgora
  • vitrine-2.jpg JFAgora
  • moto-jf-640x400.jpg JFAgora
  • viatura-5-640x400.jpg JFAgora

Dois homens armados com revólver provocaram pânico em um supermercado de José de Freitas. Segundo relatos de moradores, o crime ocorreu por volta das 19h desta sexta-feira (3) quando um dos bandidos anunciou o assalto no caixa, obrigando a operadora a se abaixar. 

Neste momento um segundo criminoso usou uma chave de rosca de metal para quebrar uma vitrine que ficava na entrada do local. De lá ele conseguiu retirar vários tablets e aparelhos celulares.

A Polícia Militar de José de Freitas esteve no local e chegou a realizar diligências para localizar a dupla, mas apenas a moto de cor preta e placa OEE 1764 foi achada abandonada no bairro Suco de Uva. 

"A equipe estava na rodoviária de plantão, que fica ao lado do supermercado e realizou diligências mas até então ninguém foi preso", explicou o major Valter.

Rayldo Pereira
Com informações do JFAgora
rayldopereira@cidadeverde.com

Polícia deflagra operação Zé Pereira Seguro e prende oito pessoas

  • be3bcb5a-d94a-4366-9bc9-d74c67e01162.jpg Polícia Civil do Piauí
  • 84cba8e6-d537-436f-9bdf-ffd7b8ead976.jpg Polícia Civil do Piauí
  • 84af9b46-7151-4cc0-b773-ea1a689effdb_(1).jpg Polícia Civil do Piauí
  • 7f395d0b-3b16-4dd2-90c5-73bf541f2212.jpg Polícia Civil do Piauí
  • 1dbd8705-9607-41b1-b156-ebbe7666a009.jpg Polícia Civil do Piauí

Cerca de 50 policiais participaram da operação Zé Pereira Seguro deflagrada na manhã desta sexta-feira (17), em José de Freitas (a 40 km de Teresina). A ação policial denominada Zé Pereira Seguro, teve como objetivo combater crimes de tráfico de drogas, roubos e homicídios naquela região. Ao todo, cinco pessoas foram presas e três adolescentes apreendidos. Todos foram levados para a delegacia da cidade. A operação tem ainda como objetivo retirar de circulação entorpecentes que seriam comercializados no período do Carnaval. 

Foram cumpridos 17 mandados, sendo dois de prisao preventiva (homicídio), três de apreensao de menores (roubo), além de 12 buscas e apreensão (armas e drogas). A operação resultou na apreensão de arma de fogo, munições, celulares, dinheiro, drogas e animais silvestres, constatando crime ambiental.  

A operação está sendo comandada pelo delegado da cidade, Jarbas Lima, e conta com nove equipes da Civil e mais o Canil e outros policias da PM. 

“A Operação Zé Pereira contou com o apoio de 15 viaturas e 50 policiais, entre civis e militares. Nós cumprimos 16 mandados, sendo três de internações de menores. A operação foi de  caráter preventivo para o carnaval. Entre os presos está um casal suspeito de matar um jovem em março de 2016, em uma festa conhecida como 'balada da morte', na Barragem do Bezerro" , explica o delegado.

Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Polícia encontra corpo de jovem em matagal de José de Freitas

  • 36cd5320-8292-4148-8f99-111b991c1fdf.jpg Polícia Civil
  • d6889f43-a52e-4f9d-88f5-32985b300d65.jpg Polícia Civil
  • da7c21ec-67b0-4dc0-8d1f-ccd4e4114600.jpg Polícia Civil
  • eec5ccfd-a143-4b9a-9feb-01a94a9c9496.jpg Polícia Civil
  • 23b19a60-bd5a-490a-9eb2-6fc45772c2ff.jpg Polícia Civil
  • 7aa20daa-1d2a-4833-995f-a6c2121b3f5e.jpg Polícia Civil
  • 7881e5dd-9334-4b13-b605-3ab27d888876.jpg Polícia Civil
  • a9ee0bfc-58ff-4e0f-8cd7-74c189d9d6d7.jpg Polícia Civil
  • 61638803-ea84-4dc4-964d-aca87f978a1f.jpg Polícia Civil
  • 98089173-22a0-4446-a5e0-100b329c083f.jpg Polícia Civil

O corpo de Francisco dos Santos Silva Oliveira foi encontrado em avançado estado de decomposição em José de Freitas. De acordo com o delegado do município, Jarbas Lima, o jovem, conhecido como Barrão estava desaparecido desde a última quinta-feira e sua mãe acionou a Polícia.

O jovem foi encontrado no povoado Saco, zona Rural do município e a Polícia investiga um possível homicídio.

"Ele já responde por furto qualificado, receptação e há informação de que é envolvido com drogas. Suspeitamos que seja um acerto de contas", explicou o delegado.

O IML esteve no local para fazer a remoção do corpo para procedimentos legais.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Professor é espancado em matagal na Barragem do Bezerro

Um professor foi espancado durante a madrugada deste domingo (29), em um matagal na Barragem do Bezerro, município de José de Freitas, a 48 km de Teresina. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima teria ido ao local com dois rapazes que teria acabado de conhecer. Um deles seria o suspeito de cometer o espancamento. 

O professor foi agredido a socos e pontapés no rosto, cabeça e pescoço e tinha marcas de mordida, de acordo com a PM. A motocicleta e pertences pessoais da vítima foram localizados em um matagal. 

O caso foi registrado no 17º Distrito Policial. Nenhum suspeito foi preso até o momento e a motivação do crime será apurada pela Polícia Civil. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Autorizada reforma de mercado e hospital em José de Freitas

Em visita à cidade de José de Freitas, na região metropolitana da Grande Teresina, a governadora em exercício Margarete Coelho autorizou a reforma do mercado público municipal e do Hospital Estadual Nossa Senhora do Livramento (HENSL). Na oportunidade, ela também deu aval para a obras de pavimentação e abertura de novas vias em bairros e comunidades do município.

A reforma no Mercado Público Municipal Estevan Alves de Oliveira, que funciona desde 1966, será feita pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid). “O mercado faz parte da história de José de Freitas e precisa desse apoio. Vamos fazer um belíssimo projeto, preservando as características e a história que aquele prédio tem, mas ao mesmo tempo adequando ele aos novos tempos à modernidade, garantindo o conforto dos que o utilizam. Autorizamos o projeto e em breve será a licitação. A ideia é realizar essa obra o mais rápido possível”, garantiu a governadora em exercício.

A reestruturação do mercado vai dar uma nova roupagem a estrutura do prédio, atraindo novos consumidores, como explica a feirante Mariana Saraiva, que há 20 anos trabalha no local. “Aqui só entra gente que nos conhece e quer ajudar. Como a estrutura está velha, as pessoas chegam ali fora e acham que aqui não funciona, nem entram”, lamenta a vendedora que aguarda a reforma com urgência.

Para o deputado estadual João de Deus, um dos objetivos da visita ao município foi mostrar aos gestores estaduais a situação e a necessidade de investimentos nas estruturas públicas do município. “Sabemos da capacidade e da vontade do Governo do Estado em estar nos ajudando para propiciar um mercado mais salubre para os feirantes e para os consumidores”, pontuou o parlamentar.

Reforma hospital

Outro benefício levado pela governadora em exercício na viagem ao município foi a autorização para elaboração do projeto de reforma do Hospital Nossa Senhora do Livramento. O hospital é regional e atende moradores de José de Freitas da região. A reforma será realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), com recursos do Tesouro Estadual, contemplando diversas áreas de atendimento, como urgência e emergência, pré-natal e parto humanizado.

“Queremos garantir também, por meio da reforma, o parto humanizado, que exige um bom pré-natal, pré-parto e pós-parto, aguardando e respeitando a hora da gestante e a hora da criança. Nós precisamos que os filhos de José de Freitas nasçam em José de Freitas e que este hospital seja referência na região. Queremos ainda que o hospital fature com urgências e emergências, por meio de financiamentos para essa área. Mas para que isso ocorra, o hospital deve estar preparado, com infraestrutura. Precisamos oferecer esse serviço com dignidade e com qualidade”, ressaltou Margarete Coelho, em discurso no plenário Prefeito Ferdinand Linhares, da Câmara Municipal

A Sesapi ainda se comprometeu em criar, no HENSL, um espaço de estabilização de pacientes em estado de urgência e emergência. “Como o hospital faz parte da Rede de Urgência e Emergência, vamos trabalhar fazendo uma sala de estabilização que, com o Samu, terá maior êxito no atendimento de urgências e emergências, se tornando uma referência e um ponto de apoio na região”, afirmou Telmo Mesquita, coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde.

De acordo com a governadora, investir na estrutura e na humanização do direito à saúde pública é uma tarefa urgente. “Não é só projetar para o futuro um serviço de qualidade. Nós temos que trabalhar também o fator tempo, imaginando que as pessoas estão sendo privadas desse serviço. Serviço de saúde, um hospital, deve ter a capacidade de atender as pessoas em um momento em que elas estão mais vulneráveis, um momento em que sua saúde está em risco, que a sua saúde está abalada ou que elas precisem de um profissional obstetra para fazer um parto”, apontou Margarete.

Segundo o prefeito de José de Freitas, Roger Linhares, a parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado vem sendo feita por meio de muito diálogo. “A governadora viu de perto a necessidade de reformas. Vamos elaborar o projeto para licitação e execução, para assim mudar e transformar esses pontos que são tão importante para a nossa cidade”, ressaltou o gestor.

Asfaltamento de novas ruas

Margarete também autorizou serviços de pavimentação de ruas e avenidas na cidade. A governadora apontou para a necessidade de avanços nas linhas de acesso e comunicação entre os bairros e demais partes urbanas. “Mais do que pavimentar as ruas, precisamos abrir novas vias de acesso para a cidade. O poder público tem que reconhecer os bairros. Para ser bairro, tem que ter praça pública, para ser bairro precisa se integrar com o Centro e com outros da cidade. Para isso, é necessário abrir novas vias de trafegabilidade para as pessoas”, disse Coelho.


redacao@cidadeverde.com

Mulher morre atingida por raio no quintal de casa

Um raio matou uma idosa na localidade São Pedro, zona rural de José de Freitas, a 48 km de Teresina. A dona de casa Maria das Graças da Silva, 66 anos, estava no quintal de casa quando sofreu a descarga elétrica atmosférica na noite desta segunda-feira (09). 

No momento da tragédia, chovia na cidade. A vítima preparava o jantar e teria ido ao quintal pegar lenhas para acender fogão quando foi atingida pelo raio. Familiares ainda tentaram socorrê-la, mas ela teve morte imediata. 

A equipe do Instituto Médico Legal (IML) de Teresina fez a remoção do corpo. 


Com informações Realidadeemfoco
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores