Cidadeverde.com

Bandidos arrombam e fazem arrastão em depósitos e escritórios

Um depósito de vendas de materiais de construções e um escritório de contabilidade foram alvos de arrombamentos e furtos em José de Freitas, nesta sexta-feira (12). Na ação, os bandidos tiveram acesso as dependências dos estabelecimentos após quebrar os cadeados. 

                     Fotos: Jfagora


No escritório de contabilidade foram levados três computadores e o prejuízo foi avaliado em cerca de R$ 7 mil. "O maior prejuízo foi a destruição dos arquivos existentes nas máquinas com a perda de todos os dados dos clientes", explica o assessor contábil Paulo Magalhães.


Até o momento ninguém foi preso mas a polícia já tem pistas sobre os acusados. 


Com informações Jfagora

Escola de Trânsito participa de ações de educação em José de Freitas

A Escola Piauiense de Trânsito (EPT), órgão vinculado ao Departamento Estadual de Trânsito do Piauí, participou de ações educativas no município de José de Freitas, na última quarta-feira (10). Na oportunidade foi ministrada palestra sobre comportamento no trânsito. Representantes da EPT também participaram de sessão na Câmara Municipal, que contou com a presença do Prefeito de José de Freitas, José Batista da Costa, do presidente da Câmara e demais vereadores.

A palestra proferida pela diretora da Escola de Trânsito, Gemma Galgani, e abordou temas relativos ao respeito às leis de trânsito. “O tema foi abordado para a conscientização de jovens do Ensino Médio, pois esta é a faixa etária com o maior índice de envolvimento em acidentes e imprudências no trânsito, como dirigir sem habilitação”, afirma a diretora.

Já na sessão na Câmara Municipal, Gemma Galgani abordou a importância da municipalização do trânsito. “Durante a explanação abordei os benefícios que o município adquire com o processo de municipalização, além de explicar o passo a passo para a adesão. Devemos acabar com o estigma de que a fiscalização é algo ruim, pelo contrário ela só traz melhorias ao trânsito e a população precisa ser parceira do processo”, enfatiza.

Com o intuito de difundir informações a respeito do trânsito, a Escola Piauiense de Trânsito retornará à cidade para promover ações de educação para jovens e mototaxistas.

Da Editoria de Cidades

Agentes de endemia participam de capacitação contra o calazar

Agentes de endemia de José de Freitas participaram de um curso de capacitação para o manuseio do novo teste diagnóstico do calazar canino. A metodologia  deve ser aplicada em todos os municípios até julho e visa otimizar resultados, uma vez que estes atualmente demoram cerca de um mês.


O  técnico e coordenador da capacitação, Pedro Melo, explica que o método para diagnosticar a doença continua o mesmo. "Com uma gota de sangue da orelha do cachorro, é possível fazer o exame que dá o diagnóstico da doença em até 15 minutos", ressalta. 

O coordenador Regional de Saúde do Piauí (IV CRS) conta ainda que o objetivo é a implementação de um programa para controle do calazar.  “Nós vamos, com isso, implementar o programa de controle do calazar, porque quanto mais rápido diagnosticar mais será evitado o contágio”, assegura.


Da Editoria de Cidades

Menor acusado de estupro coletivo é solto em José de Freitas

O menor de iniciais F.C.Q.C. de 15 anos, acusado de participar do estupro coletivo de uma jovem de 17 anos deficiente física e mental, foi liberado na Delegacia de José de Freitas na última segunda-feira (08). Segundo o promotor Écio Oto, não há provas que liguem ele diretamente ao crime.

Foto: JfAgora

"Eu apurei que ele foi preso em função de ser primo de dois dos acusados maiores e vizinho de um dos acusados. Não há nenhum outro motivo para mante-lo preso.", afirmou o promotor.

Continuam presos Francisco Alex da Silva de 20 anos, João Batista Vieira da Silva, conhecido como neném, de 19 anos, Rafael Gomes da Silva,, de 19 anos.

O adolescente foi apresentado ao promotor e depois de ser ouvido, os pais tiveram que assinar um termo de compromisso que garante que caso algum processo seja movido, ele comparecerá quando necessário. Segundo Écio Oto, em uma semana os pais também devem apresentar a frequência obrigatória dele na escola junto com o rendimento escolar. 

"A Polícia fez a apreensão do menor, mas a ordem judicial não tem validade para o menor de idade", enfatizou o promotor.

O jovem, que foi preso ao sair da Escola agora aguarda a conclusão do inquérito em liberdade e caso seja indiciado responderá a procedimentos penais especiais por conta da menoridade.

Relembre o caso

Quatro jovens foram presos acusados de estupro coletivo contra uma jovem portadora de deficiência física e mental no início de fevereiro, no município de José de Freitas, a 48 km de Teresina. De acordo com o delegado titular do inquérito, Gilson Ferreira, a violência sexual foi comprovada através de espermograma realizado em Teresina.

A jovem identificada apenas como R.V.S. de 17 anos, possui deficiência física e segundo o delegado também é deficiente mental e estava passeando com as amigas no povoado Boqueirão do Zédoco, zona Rural, quando foi abordada. "Eles estavam bebendo em um bar quando ela passou com as amigas. Atraíram ela pra lá, embebedaram ela, depois a colocaram em uma moto, levaram para um matagal e estupraram ela lá. Um após o outro.", contou o delegado.

Rayldo Pereira

Bandido arromba e residência e tenta estuprar dona de casa

A dona de casa de iniciais M.F.S, 29 anos, sofreu uma tentativa de estupro após ter a residência arrombada e invadida por um homem ainda não identificado, no bairro Cidade Nova, em José de Freitas.

                    Fotos: Jfagora

De acordo com o Gilson Ferreira, delegado auxiliar, a vítima estava dormindo em um cômodo do imóvel quando ouviu o barulho da porta sendo arrombada. 


"Ela foi surpreendida pelo acusado no interior de casa e foi levada a força para o quarto, onde foi amordaçada. No local, ele imobilizou a vítima pelo cabelo e ainda exigiu dinheiro e pertences", conta Ferreira. 


Após uma luta corporal, a dona de casa conseguiu gritar por socorro e o acusado fugiu temendo reação de vizinhos. "Pelas características temos o nome de um suspeito e estamos em diligências", finaliza Gilson Ferreira.

Com informações Jfagora

Corte de bolo gigante e inaugurações marcam aniversário da cidade

Inaugurações de obras, eventos religiosos, culturais e o corte de um bolo gigante marcaram o encerramento das atividades alusivas aos 135 anos de José de Freitas, neste domingo (07). O último dia de programação, que durou uma semana, teve início com celebração de  missa em ação de graças na igreja de Nossa Senhora do Livramento acompanhada pelo prefeito Josiel Batista, a vice-prefeita, Livramento Rocha, secretários municipais e vereadores.

                     Fotos: Jfagora

O Mercado do Peixe foi uma das obras inauguradas durante a festa de emancipação. O local foi totalmente revitalizado, recebendo pinturas, balcões de mármore, além de cerâmicas nas paredes para garantir mais higiene aos consumidores freitenses.


O corte do bolo foi um dos momentos mais esperados da comemoração de aniversário reunindo grande número de populares. 


A solenidade foi marcada ainda por eventos esportivos como a premiação dos vencedores da maratona na categoria masculina e feminina, organizada pela Secretaria de Esportes, e a 14ª Taça Cidade de Futsal, entre as equipes de José de Freitas x Demerval Lobão e Lagoa Alegre x Lagoinha do Piauí.


A programação foi finalizada com a banda de forró Xenhenhem com a participação do pagode Samba no Compasso.

Com informações Jfagora

Acusados de estupro coletivo negam crime e temem ser mortos em presídio

Após a prisão, os quatro acusados de estupro coletivo contra uma jovem deficiente em José de Freitas, negam o envolvimento no crime e afirmaram em entrevista à TV Cidade Verde, que temem o que pode acontecer com eles, caso sejam levados para um presídio.


"Os outros chegam lá maltratam a gente por uma cosa que a gente não fez é isso que a gente tem medo", afirmou um dos acusados.

Outro jovem chega a afirmar que estava no local, mas não participou do estupro e afirma que na região, existem várias pessoas que desejariam prejudica-lo. " Eu tava lá  mas não participei e nem quero. Lá tem muitas pessoas que não querem a gente lá", afirmou o acusado.

Os presos foram Francisco Alex da Silva de 20 anos, João Batista Vieira da Silva, conhecido como neném, de 19 anos, Rafael Gomes da Silva,, de 19 anos, e F.C.Q.C. de 15 anos. O menor de idade, já foi transferido para o Centro Educacional Masculino (CEM) em Teresina, onde aguarda a conclusão do inquérito. Os outros três devem ser levados para um presídio nas próximas horas.


A jovem de iniciais R.V.S., de 17 anos foi estuprada por cinco homens em fevereiro e a Polícia Civil de José de Freitas, deu cumprimento ao mandado de prisão contra quatro acusados, já que o quinto, morreu em um acidente na Semana Santa.

Segundo amigos da vítima, ela chegou a passar um mês trancada em casa por conta do trauma que sofreu. Uma psicóloga trabalha junto à Polícia e acompanha psicologicamente a jovem e o resto da família que também sofre de problemas mentais.

Recentemente em Teresina vários casos chocantes de estupro tem sido registrados. Segundo a delegada titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Andrea Magalhães, cerca de 150 casos estão sendo investigados neste momento pela delegacia e apenas em março 20 inquéritos foram encaminhados à justiça sobre violência sexual.


Com informações de Thiago Mello, TV Cidade Verde
Redação de Rayldo Pereira

Quatro jovens são presos acusados de estupro coletivo contra garota deficiente

Quatro jovens foram presos na tarde desta quarta-feira (03), acusados de estupro coletivo contra uma jovem portadora de deficiência física e mental no início de fevereiro, no município de José de Freitas, a 48 km de Teresina. De acordo com o delegado titular do inquérito, Gilson Ferreira, a violência sexual foi comprovada através de espermograma realizado em Teresina.

Fotos: JFAgora

A jovem identificada apenas como R.V.S. de 17 anos, possui deficiência física e segundo o delegado também é deficiente mental e estava passeando com as amigas no povoado Boqueirão do Zédoco, zona Rural, quando foi abordada. "Eles estavam bebendo em um bar quando ela passou com as amigas. Atraíram ela pra lá, embebedaram ela, depois a colocaram em uma moto, levaram para um matagal e estupraram ela lá. Um após o outro.", contou o delegado.


Cinco mandados de prisão foram expedidos pelo juiz Lirton Nogueira da comarca de José de Freitas, mas apenas quatro acusados foram presos. Um dos adolescentes envolvidos no estupro, morreu em um acidente de moto no povoado Mucambo, durante a Semana Santa.

Os presos foram identificados como Francisco Alez da Silva de 20 anos, João Batista Vieira da Silva, conhecido como neném, de 19 anos, Rafael Gomes da Silva,, de 19 anos, e F.C.Q.C. de 15 anos. O menor será encaminhado par a ajustiça e deve ser enviado para Teresina. Os maiores permanecem na delegacia e devem ser encaminhados para o presídio nas próximas horas.


Segundo o delegado, a jovem teve uma perna lesionada e chegou a passar quase 30 dias sem andar, após o crime. "Eles deixaram ela lá gritando por socorro e fugiram. Ela conseguiu chegar em casa e foi levada imediatamente para o hospital. Os próprios familiares registraram a ocorrência no dia seguinte", enfatizou Gilson Ferreira.

R.V.S. agora é acompanhada por uma equipe multidisciplinar onde é acompanhada por uma psicóloga e outros profissionais, por conta do trauma ao qual foi submetida.


No último fim de semana, um caso de estupro coletivo tem ganhado repercussão mundial, como a turista que foi estuprada por dois homens em uma van no Rio de Janeiro. O caso já rendeu a demissão de uma delegada e a prisão de duas pessoas.

Rayldo Pereira

Prefeitura lança programação oficial do aniversário da cidade

O município de José de Freitas lança oficialmente nesta segunda-feira (01), a programação comemorativa aos 135 anos de emancipação politica da cidade. A solenidade acontecerá às 18h na Vila Tejo (Chalé), prédio histórico que abriga a sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.


Entre os eventos marcados pela prefeitura estão inaugurações de obras e entrega de reformas, apresentações culturais, atividades esportivas, celebrações religiosas. 

O encerramento da festa acontecerá no próximo domingo (07), com show musical da Banda Xenhenhem,  na  praça de Eventos Freitas Filho. A data é referente a instalação solene da Vila do Livramento, quando a cidade ainda era um povoado pequeno, no governo  de José de Araújo Costa que aconteceu em 07 de abril de 1878.


Com informações Jfagora

Malhação do Judas movimenta fim de semana

A tradição da malhação de Judas ainda é relembrada durante a Semana Santa por todo o Brasil. Em José de Freitas, no final de semana era possível encontrar vários bonecos representando Judas pelas ruas da cidade. 
  
                   Foto: Jfagora

Judas Iscariotes foi um apóstolo que, por 30 moedas, entregou Jesus Cristo aos soldados romanos que o crucificaram. A malhação de Judas é realizada sempre no sábado, que antecede o domingo pascal, e consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas de um bairro, normalmente ao meio-dia. 


Com informações Jfagora

Posts anteriores