Cidadeverde.com

Idoso de 86 anos acusado de estupro é transferido para Esperantina

O idoso João Alves de Souza, 86 anos,acusado de estuprar uma criança de seis anos, foi encaminhado ao hospital Nossa Senhora do Livramento devido a complicações de saúde, em decorrência de sua transferência para penitenciaria regional de Esperantina. 

                       Foto: Jfagora

O acusado foi condenado pela Justiça a oito anos de prisão pelo estupro ocorrido ainda em 2005, após denuncia do Ministério Público. O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Lirton Nogueira Santos.

João Alves de Sousa é acusado de dar presentes para conseguir a confiança da garota, neta de sua  ex-companheira "Ele nega a princípio as acusações, mas foi constatado através de exames a materialidade do crime", contou o delegado do 17º Distrito Policial, em José de Freitas, Gilson Ferreira. 

O idoso foi transferido ao sistema prisional nesta sexta-feira (15), sob forte comoção e familiares. "Vamos pedir o relaxamento da prisão do seu cliente, ou que a mesa seja transformada em prisão domiciliar", informa o advogado Joaquim Santana.

Matérias relacionadas



Da Editoria de Cidades

Município fica sem energia após forte chuva romper fiação

A chuva que atingiu inúmeros municípios do Piauí, inclusive a capital, deixou parte do município de José de Freitas sem energia por cinco horas nesta terça-feira(12). A interrupção do fornecimento ocorreu após a quebra de cabos elétricos que romperam em decorrência do "peso" de árvores próximas à fiação. 


Equipes da Eletrobras iniciaram o reparo na fiação elétrica após o temporal e a energia foi restabelecida às 21h sem maiores consequências à população. A cidade de José de Freitas é abastecida pela subestação do município, localizada às margens da Barragem do Bezerro. 

Com informações Portalemdia

Aposentado de 86 anos é preso por estupro de criança em 2005

O aposentado João Alves de Sousa, 86 anos, foi preso nesta terça-feira (12) em Campo Maior, 78 quilômetros distante de Teresina. Ele foi condenado pela Justiça a oito anos de prisão pelo estupro de uma menina de 6 anos de idade, denunciado pelo Ministério Público em 2005. 

O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Lirton Nogueira Santos. João Alves de Sousa é acusado de dar presentes para conseguir a confiança da garota, que morava com a avó. Esta era companheira do denunciado. "Ele nega a princípio as acusações, mas foi constatado através de exames a materialidade do crime", contou o delegado do 17º Distrito Policial, em José de Freitas, Gilson Ferreira. 

O acusado foi achado no bairro São Luís, em Campo Maior, convivendo com outra mulher. Levado para exame no Instituto Médico Legal em Teresina, João Alves foi transferido para a delegacia de José de Freitas e será recambiado para a penitenciária de Esperantina, Norte do Piauí, onde deverá cumprir pena. 

A sentença condenando João Alves por estupro de vulnerável foi proferida ainda em fevereiro de 2010. O réu tem mandado de prisão em aberto desde novembro do ano passado. 

Fábio Lima

Clube proíbe maizena em baile de carnaval

Considerada a maior festa popular brasileira, o carnaval é marcado por confetes, serpentinas, mistura de ritmos e muita alegria. Outro ingrediente bem comum nas festas momescas é a utilização de maizena, que neste ano, será proibida na tradicional matinê do Centro Operário de José de Freitas. A determinação da diretoria do clube tem gerado polêmica entre populares que demonstraram surpresa com a proibição.

                  Fotos: Jfagora

Com cerca de 300 sócios, sendo destes apenas 178 regularizados, durante todo o ano, o clube sedia uma escola de ensino regular voltada para crianças do ensino infantil. O local, que existe há mais de 60 anos, também esteve associado, em décadas bem remotas, a alta sociedade em um período em que era proibido a entrada de prostitutas. 


No carnaval, o centro tem tradição em sediar bailes matinais voltados para a população e sempre regado a muita maisena. Sobre a medida, um tanto inusitada, o vereador e presidente, Francisco José Pereira, elenca diversos fatores que vão além da sujeira.


"Tem pessoas que já deixaram de ir para o baile por conta da maisena que era demais. Algumas ficavam com os olhos irritados e fora a sujeira que era tanta que eram necessários três dias para limparmos tudo", defende o vereador. 

O tradicional baile matinal acontecerá na próxima terça-feira (12), a partir das 11h com diversão voltada para associados e também para a poulação em geral.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Com informações Jfagora

Festa do Zé Pereira encerra com premiação e shows musicais

O município de José de Freitas se transformou no circuito oficial da folia durante este fim de semana na edição 2013 do Zé Pereira. O evento aconteceu no entorno da Praça Governador Pedro Freitas e reuniu mais de 15 mil foliões por dia. 

As bandas Fabrícia, Entre Amigos, Lili Araújo e Groove da Negona se revezaram nos dois espaços instalados pela Prefeitura de José de Freitas, em apresentações que duraram até o início da madrugada desta segunda-feira (04). Além de turistas, o evento contou ainda a presença de autoridades políticas como o senador Ciro Nogueira (PP), deputado Mardem Menezes, e o secretário de Educação Atila Lira.


Além do caminhão vencedor do Corso, também foram premiados os melhores mascarados e o melhor bloco do Zé Pereira de José de Freitas. 



Confira os vencedores

Corso

1º lugar: Carro das noivas

2º lugar: Carro do Frevo de Olinda

3º lugar: Nega Maluca


Zé Pereira

Mascarados

1º lugar mirim: Avatar

1º lugar adulto: Bem vindo ao inferno


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Multidão prestigia Zé Pereira e expectativa é de 30 mil foliões

Cerca de 10 mil pessoas se reuniram no tradicional Zé Pereira de José de Freitas para conferir a apresentação de bandas locais na noite deste sábado (02). De acordo com a organização do evento, a expectativa é que o número de foliões, durante todo este domingo, seja triplicado na festa que teve inicio às 10h e deve seguir até a madrugada. 


Além dos shows musicais, outro momento esperado da folia de momo, neste domingo (03), é a premiação para o melhor caminhão do Corso, que aconteceu no último dia (27), melhor máscara e também o melhor bloco. Os vencedores serão reconhecidos a partir das 17h30 em premiação na praça Governador Pedro Freitas.

"O evento realizado pela Prefeitura está tendo uma boa aceitação por parte da população que tem reconhecido o esforço do prefeito Josiel Batista em realizar uma grande festa em tão pouco tempo", ressalta Paulo Craveiro, diretor de Cultura. 

Ao todo sete blocos percorrerão o circuito oficial da folia que será animado som das bandas Lili Araújo, Entre Amigos, Fabrícia e Groove da Negona.

"Para o dia de hoje foram montados dois palcos e a festa se estenderá até a madrugada. Manoelzinho do Acordeom comanda a festa agora e o bloco Pitombeiras será o primeiro a desfilar. À noite teremos outros grandes shows", finaliza Craveiro.

Matérias relacionadas



Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Prefeitura de José de Freitas divulga premiação da festa de "Zé Pereira"

Uma das mais animadas e crescentes manifestações pré-carnavalescas do Piauí- O Zé Pereira de José de Freitas- já tem programação definida.


Sem dúvida, um dos momentos mais tradicionais no Zé Pereira é o desfile dos mascarados que tomam as ruas da cidade, vestidos das maneiras mais inusitadas possíveis.

E reconhecendo a criatividade destes tradicionais foliões, a prefeitura vai premiar os melhores nas categorias adulto e mirim. Adultos, o primeiro lugar recebe R$ 500, segundo. Na categoria mirim a premiação será de R$ 500, para primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente. A prefeitura ainda premiará o melhor bloco com 500 reais.


Também se dará na praça pública de José de Freitas a premiação do corso que aconteceu no ultimo domingo (27): 1º lugar  $ 400, “2º” lugar $300 e “3ª” colocação $ 200.

Fonte: JFAgora

Venda de bebidas alcoólicas será intensificada no carnaval

Em reunião com representantes de estabelecimentos comerciais em José de Freitas, o representante do Ministério Público Flavio Teixeira solicitou mais emprenho no intuito de coibir a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade no município. 


De acordo com o promotor, os comerciantes terão que fixar cartazes nos estabelecimentos comerciais até o dia 02 de maio deste ano. Os comerciantes que desobedecerem a determinação poderão sofrer três tipos de punições: pagamento de multa, fechamento do estabelecimento e prisão em flagrante, sucessivamente ao descumprimento. 

Flavio Teixeira ressalta ainda que a legislação estadual está sendo desobedecida, principalmente, no tocante a presença de menores em bares e churrascarias. 

"A fiscalização se dará pelo conselho tutelar e policia militar sendo intensificada no período carnavalesco", ressalta. 


Com informações Jfagora

Cerca de 11 mil preservativos serão distribuídos aos foliões no Zé Pereira

A Secretaria de Saúde de José de Freitas  realizará ações de combate às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) durante o Zé Pereira que acontece neste sábado (02) e domingo(03), no entorno da Praça Governador Pedro Freitas.


De acordo com o a secretária Adriana Rodrigues, os foliões terão à disposição panfletos informativos sobre , preservativos masculinos em barracas montadas no açude Bezerro e também na praça de eventos.

“O folião não pode se descuidar. As doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a AIDS, não têm rosto, nem classe social. Todos estão vulneráveis e a única forma de prevenção é o uso adequado da camisinha. Distribuiremos cerca de 11 mil preservativos em busca de conscientizar a população”, alerta Adriana Rodrigues.


Fonte: Jfagora

Falso publicitário carioca é preso ao aplicar golpes em José de Freitas

Um homem acusado de ser falso publicitário foi preso na tarde desta segunda-feira(29) no município de José de Freitas, a 48 km de Teresina. Identificado pela Polícia Militar como  Osvaldo de Sousa Machado de 57 anos, ele é acusado de aplicar golpes na venda de placas de anúncio e outdoors para empresas da região.

Fotos: JF Agora

De acordo com o delegado, Gilson Ferreira, coordenador de Polícia Civil do município, só durante nesta terça-feira(29), cinco vítimas prestaram depoimentos contra o acusado  e a soma das quantias dos golpes já chega a R$ 10 mil. "Ele era um falso publicitário, se passava por uma pessoa que confeccionava publicidade fazendo placas e outdoors para serem colocadas em comércios", contou o delegado.

Segundo o policial Erinaldo Sousa, que participou da prisão os golpes foram aplicados também em farmácias, supermercados e até empresas de entrega de quentinhas.


Com Osvaldo, a Polícia apreendeu uma quantia de dinheiro não informada, vários recibos e duplicatas. Para o delegado, uma das principais suspeitas é de que haja outra pessoa atuando junto com o acusado. "Existe uma outra pessoa por trás, estamos investigando para localizar", informou. 

O acusado foi preso pela Polícia Militar na própria residência. Segundo o delegado, o falso publicitário, mora em Teresina, mas praticava os golpes em José de Freitas há cerca de dois anos. "Esperamos que agora com a prisão dele as pessoas que foram vítimas se sintam motivadas a prestar depoimentos na delegacia, ainda há algumas vítimas que estão com receio de denunciar", afirmou o delegado.


O acusado foi conduzido para a Central de Flagrantes de Teresina pelos policiais Erinaldo Sousa e Lino Oliveira, da 3ª Companhia de Polícia Militar de José de Freitas, sob o comando do capitão Augusto, e será autuado por estelionato.


Rayldo Pereira

Posts anteriores