Cidadeverde.com

Judô: Técnicos brasileiros participam de estágio com Tatsuto Mochida

Imprimir

Até a próxima segunda-feira, dia 22, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) está reunindo alguns dos principais treinadores de judô do país para um estágio com um dos grandes mestres da mais tradicional escola da modalidade no mundo, o japonês Tatsuto Moshida.  A atividade faz parte da Academia Brasileira de Treinadores (ABT) e acontece no Centro de Treinamento Time Brasil, localizado no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

Tatsuto Mochida foi o responsável pela preparação de dois medalhistas olímpicos e três campeões mundiais. O japonês elogiou o judô brasileiro e ficou impressionado com a motivação dos treinadores brasileiros participantes do curso. Com aulas teóricas e práticas, Tatsuto está transmitindo aos brasileiros detalhes da consagrada técnica do judô japonês. 

“Está chegando 2016 e tenho uma expectativa boa que é possível melhorar ainda mais o judô brasileiro. Mas acho que o mais importante é trabalhar com foco em 2020 e 2024”, afirmou Mochida, que atualmente é chefe da polícia de Tóquio e procura implementar as técnicas da modalidade no treinamento de seus oficiais.

Nomes como Rosicleia Campos, Mário Tsutsui, Luiz Shinohara e Fulvio Miyata, técnicos das seleções brasileiras feminina e masculina, Andrea Berti e Douglas Vieira, técnicos das equipes de juniores, e Danusa Shira e Douglas Potrich, técnicos das equipes juvenis, entre outros nomes como o medalhista olímpico Henrique Guimarães e o duas vezes medalhista em Jogos Pan-americanos Frederico Flexa, vestiram seus quimonos e voltaram a ser alunos. 

“O mais importante é a troca de experiências. Todos aqui são técnicos formados e ele traz um novo ponto de vista de um país tão tradicional no nosso esporte. Essa fusão da vivência dele como técnico de medalhistas olímpicos no Japão e a nossa experiência no Brasil faz com que todo mundo cresça. O que importa é primar pela melhora de todo mundo para lá na frente alcançarmos os resultados esperados”, comentou Rosicleia.

O treinador da equipe masculina, Luiz Shinohara não só participou das aulas como aluno, como atuou como intérprete de Mochida durante a atividade. 

“Ele é muito detalhista e são coisas que a gente, como professor, acaba deixando um pouco de lado. Ele veio aqui para mostrar que isso é muito importante. O fundamento no judô é tudo e o professor Mochida enfatiza muito essa questão. Agora, vamos trabalhar individualmente estes detalhes com os nossos atletas e creio que isso deve elevar ainda mais o nível dos nossos judocas”, afirmou Shinohara.

O judô faz parte, ao lado de lutas associadas e de taekwondo, da segunda turma da ABT, iniciada em dezembro de 2013 e com formatura prevista para novembro de 2015. Cerca de 100 treinadores participaram da segunda turma da ABT, sendo 55 do judô. A primeira turma reúne atletismo, ginástica artística e natação e se forma no final desse ano.

A ABT tem o objetivo de complementar, por meio de atividades educacionais, a formação profissional de treinadores do esporte de alto rendimento, e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico brasileiro.

“Acreditamos que um dos pontos altos da ABT é o estágio internacional por ser uma excelente oportunidade para troca de experiências e informações com os grandes treinadores mundiais, de diferentes escolas e nacionalidades; além de prover suporte teórico e prático para o aperfeiçoamento da modalidade, com foco na sistematização do treinamento e na técnica esportiva”, observou Augusto Heleno Pereira, diretor do Instituto Olímpico Brasileiro.


Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais