Cidadeverde.com

Juiz nega direito de resposta a Wellington, mas corta propaganda de Zé Filho

Imprimir


Imagem mostra abertura da propaganda de Zé Filho falando da apreensão de dinheiro; trecho não poderá ser reexibido

 

Em decisão concedida ontem e publicada na manhã desta quarta-feira (17), o juiz Antônio Lopes de Oliveira negou o pedido de direito de resposta do candidato a governador Wellington Dias (PT), mas determinou o corte de trechos da propaganda do seu adversário Zé Filho (PMDB), que tratam da denúncia de apreensão de dinheiro com um assessor do senador petista. 

No horário eleitoral gratuito da última segunda-feira, a equipe de Zé Filho decidou parte de seu programa para falar da apreensão de R$ 180 mil ocorrida em Barreiras (BA) na semana passada. O dinheiro estava escondido em um carro e pertenceria a um motorista do senador Wellington Dias. Na propaganda, a coligação "Piauí no Coração" listou o que considerou serem contradições dos envolvidos na investigação da origem do dinheiro. 

Na ação, a coligação "A Vitória Com a Força do Povo" pedia que fosse concedido direito de resposta de quatro minutos e vinte segundos no horário eleitoral de Zé Filho. Quanto a esse pedido, o juiz decidiu: "não constato a priori, informações ofensivas a honra e a imagem do candidato representante, uma vez que replicam matérias jornalísticas amplamente divulgadas em diversos segmentos da imprensa, inclusive de âmbito nacional".

Apesar de não conceder o direito de resposta, o juiz Antônio Lopes de Oliveira determinou que sejam retirados trechos de denúncias que ocuparam quase dois minutos do tempo da propaganda de Zé Filho, mais precisamente todo o material divulgado a partir da vinheta "As contradições deste caso". Caso a propaganda não seja substituída pela coligação "Piauí no Coração", o trecho deverá ser cortado durante o horário eleitoral. 

"No presente caso, vez que continuando a veiculação da propaganda eleitoral de televisão dos representados, da maneira como apresentada, terminará por levar a uma situação de desequilíbrio no pleito, já que, a princípio, depreciativas à imagem do candidato representante", escreveu o juiz em sua sentença.

O advogado Germano Silva afirmou que a coligação "A Vitória Com a Força do Povo" vai recorrer da decisão para que seja concedido direito de resposta. "Se ele mandou cortar é porque existe alguma irregularidade", declarou ao Cidadeverde.com. 

Já Valdílio Falcão, advogado da coligação "Piauí no Coração", afirmou que irá analisar a decisão para se manifestar em breve.

Outra decisão
Em outra ação, o juiz Sebastião Firmino Lima Filho negou tanto o direito de resposta a Wellignton Dias como o corte da propaganda dos candidatos a deputado da coligação "Piauí no Coração III". 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais