Cidadeverde.com

Juiz nega liminar e mantém divulgação de pesquisa eleitoral no Piauí

Imprimir


Perguntas foram questionadas por coligação

 

O juiz Sebastião Firmino Lima Filho, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí  (TRE-PI), indeferiu o pedindo de impugnação de pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem. A coligação "Piauí no Coração" e o candidato a senador Wilson Martins (PSB) haviam ingressado com ação para tentar impedir a divulgação dos números da consulta. 

Na pesquisa, duas perguntas foram questionadas. A primeira afirma que Lula, Dilma e Wellington Dias apoiam Elmano Férrer. Já a segunda afirma que Aécio Neves (PSDB) e Zé Filho (PMDB) apoiam Wilson Martins (PSB). As duas questões perguntam se com base nessas afirmações, o eleitor votaria nos candidatos ao Senado. 

Para os advogados de Wilson Martins, o nome do candidato não poderia ser associado ao de Aécio Neves, uma vez que o candidato a senador pelo Piauí sempre apoiou Eduardo Campos e Marina Silva (PSB). Além disso, Elmano não poderia ser citado com o apelido "O veín trabalhador". 

Em sua decisão, o juiz alegou que Elmano Férrer registrou seu nome de candidato como "Elmano - o veín trabalhador", e assim ele aparecerá na urna eletrônica. 

Contratada pelo Sistema Meio Norte de Comunicação por R$ 46 mil, a pesquisa ouviu 1.137 eleitores entre 16 e 19 de agossto. O resultado deve ser divulgado nos próximos dias. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais