Cidadeverde.com

Juros para as famílias sobem 0,2% de junho para julho, diz Banco Central

Imprimir

As taxas de juros para empresas e famílias subiram em julho, de acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados hoje (26). A taxa de juros para as famílias subiu 0,2 ponto percentual, de junho para julho, e ficou em 43,2% ao ano. Para as empresas, a alta chegou a 0,5 ponto percentual, com taxa em 23,1% ao ano.

A inadimplência (atrasos superiores a 90 dias) subiu 0,1 ponto percentual tanto para empresas (3,5%) quanto para as famílias (6,6%).

Esses dados são do crédito com recursos livres, em que os bancos têm autonomia para aplicar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros.

No caso do direcionado (empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados basicamente aos setores habitacional, rural e de infraestrutura), a taxa de juros para as empresas subiu 0,3 ponto percentual e 0,5 ponto percentual para as famílias e ficou 8,2% ao ano, tanto para pessoas físicas quanto para as jurídicas. A inadimplência ficou estável em 0,5% para as empresas e em 1,7% para as famílias.

O saldo das operações de crédito do sistema financeiro chegou a R$ 2,835 trilhões em julho, com alta de 0,2% no mês e 11,4% em 12 meses. Esse valor correspondeu a 56,1% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Houve redução em relação a junho de 0,2 ponto percentual.

Fonte: Agência Brasil

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais