Cidadeverde.com

Justiça cassa prefeito em ação movida por candidato assassinado

Imprimir

O juiz João Manoel de Moura Ayres, da 40ª Zona Eleitoral, cassou nesta sexta-feira (11) o prefeito de São Julião, José Francisco de Sousa, o José Neci (PT), e o vice José Francimar Pereira, acusados de compra de votos nas eleições de 2012. 

A ação foi impetrada pelo ex-vereador Emídio Reis, que foi assassinado em janeiro do ano passado. O processo eleitoral teria sido o motivo do assassinato do político. 

De acordo com o chefe de cartório Cícero Giscard, a decisão já foi publicada em cartório e tem cumprimento imediato. A medida cassa o prefeito e determina a realização de eleição suplementar.

Ainda nesta sexta-feira, o prefeito deve ser destituído do cargo, tomando posse o presidente da Câmara Municipal de São Julião, Francilândio da Silva Carvalho, o Cilândio (PP), que ficará até a eleição do novo gestor, em data a ser marcada.

Cabe recurso da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

Em 2012, José Neci venceu as eleições com 2.381 votos, pouco mais que o segundo colocado, Emídio Reis da Rocha (PMDB), que obteve 2.102 votos. Após o pleito, Emídio Reis denunciou a chapa eleita na Justiça. 

Assassinato

No dia 31 de janeiro de 2013, Emídio Reis foi assassinado com dois tiros. Dias depois, o corpo do ex-vereador teve seu corpo encontrado em um matagal próximo ao município de Pio IX. Após sua morte, o ministério público assumiu a ação.

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais