Cidadeverde.com

Justiça Eleitoral cassa prefeita Irene Mendes, de Ribeira do Piauí

Imprimir

A Justiça Eleitoral cassou a prefeita de Ribeira do Piauí, Irene Mendes da Silva Cronemberger (PPS). A decisão do juiz João Antonio Bittencourt Braga Neto foi tomada na última sexta-feira (7) e publicada no Diário da Justiça Eletrônica nesta quarta-feira (12). A pena foi estendida também à vice-prefeira Ieda Maria Reis (PMDB). Ambas foram punidas por abuso do poder econômico e político.

Irene Mendes da Silva Cronemberger e Ieda Maria Reis foram condenadas após a constatação de abuso de poder político na contratação sem concurso público de mais de 80 servidores em período vedado pela lei eleitoral. Na decisão, João Bittencourt Braga Neto assinalou que a medida "refletiu em conduta grave e capaz de ferir a normalidade e a lisura do pleito".

Além de cassadas, Irene Mendes da Silva e Ieda Maria Reis foram condenadas a oito anos de inelegibilidade a contar das eleições de 2012.

A Justiça Eleitoral também determinou a realização de novas eleições em Ribeira do Piauí, tendo em vista que Irene Mendes da Silva e Ieda Maria Reis obtiveram 55,37% dos votos nas eleições municipais de 2012.

A cassação de Irene Mendes da Silva e Ieda Maria Reis é resultado de uma ação de investigação judicial eleitoral movida por Toinho Borges (PC do B), candidato derrotado nas eleições de 2012.

Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais