Cidadeverde.com

Laboratório Central já realizou mais de cinco mil exames em 2014

Imprimir

O Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen) é referência na oferta de exames laboratoriais de média e alta complexidade para todo o Estado do Piauí. Em 2014, o Laboratório já realizou 5.262 exames, dentre eles teste do pezinho, HIV, além de virologia para dengue, sarampo, rubéola, citomegalovírus e hepatites virais (A, B e C).

No local, também são realizados exames de DNA e, apenas este ano, mais de 2.100 casos de paternidade foram investigados pelo laboratório.

“O Lacen vem sempre ofertando ampliação constante de seus serviços. Efetivamos a implementação do laboratório de DNA, diagnóstico de hepatite, pré-natal, teste do pezinho - que estamos licitando a 4ª etapa, além de exames de sífilis, doença de Chagas, entre outros”, destaca a diretora do Lacen, Symonara Karina.

A modernização do local propicia diagnósticos rápidos e eficientes. Para o diagnóstico de tuberculose, por exemplo, a automação do laboratório diminuiu o tempo de espera de 60 para 21 dias, além de assegurar uma maior precisão da sensibilidade do bacilo.

A implementação do papel filtro para exames de pré-natal, também é uma das medidas que beneficia, diariamente, centenas de mulheres em todo o estado. O exame é feito com gotas de sangue extraídas do dedo indicador da mão das mães gestantes, que são coletadas em um papel de filtro especial capaz de armazenar o sangue seco e transportá-lo para grandes distâncias dentro de envelopes.

Para realizá-lo, basta comparecer a qualquer unidade do Sistema Único de Saúde (SUS), que realize o pré-natal.

“Realizar os exames de pré-natal, antigamente, era a maior dificuldade, porque era preciso  encaminhar o soro até o laboratório. Hoje, com o papel de filtro, enviamos para o interior o kit coleta, e o material é encaminhado pelos correios. Tudo totalmente gratuito e os resultados dos exames podem ser retirados de forma online”, disse Symonara.

O Lacen também atua junto às vigilâncias em Saúde, Sanitária, Epidemiológica e Ambiental, com a realização de diagnóstico e exames de controle da qualidade de produtos para consumo humano, como alimentos e água.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais