Cidadeverde.com

Lacen adquire equipamento que detecta a tuberculose em exame rápido de 2h

Imprimir

O Laboratório Central do Piauí (Lacen) já deu início ao teste rápido molecular que detecta a tuberculose. Para isso, o laboratório adquiriu um novo equipamento, o Genexpert, capaz de diagnosticar a doença em apenas duas horas. O aparelho tem alta sensibilidade e especificidade que diminuem a possibilidade de um resultado falso positivo.

“O Teste Rápido Molecular está disponível em todos os municípios do Estado do Piauí para diagnóstico dos Sintomáticos Respiratórios. A tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, é o principal sintoma da tuberculose. Qualquer pessoa com este sintoma deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico”, informa a diretora do Lacen, Simonara Karina.

A diretora explica que, na realização do teste, utiliza-se exclusivamente amostra de escarro (secreção pulmonar) com volume mínimo de 1 ml. “A orientação sobre coleta de amostra para cultura para tuberculose pode ser acessada no site: www.lacen.pi.gov.br, Além da solicitação do diagnóstico do paciente através do preenchimento da ficha de Requisição do GAL - Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial, com dados clínicos no campo observação. Espera-se que com o Genexpert, proporcionar um diagnóstico mais rápido da tuberculose pulmonar, permitindo um tratamento precoce e aumento da detecção da tuberculose resistente, reduzindo consequentemente a morbidade e mortalidade da doença”, esclarece Simonara.

Além desta metodologia, o Lacen possui mais um equipamento automatizado - Bactec mgit 960, também para diagnóstico de tuberculose. “Com a utilização deste sistema, o resultado do teste de sensibilidade pode ser obtido mais rapidamente, após crescimento da micobactéria, o prazo passa a um período médio de 7 a 15 dias em comparação ao teste de sensibilidade clássico que seria de 30 dias após crescimento do microrganismo”, diz a diretora.

De acordo com o relatório da Organização Mundial de Saúde, a tuberculose (TB) continua sendo um grande problema de saúde global. É a causa de problemas de saúde entre milhões de pessoas a cada ano e é classificada como a segunda principal causa de morte por uma doença infecciosa no mundo, depois do vírus da imunodeficiência humana (HIV).

“No exame microbiológico tradicional são necessários de 30 a 60 dias para realizar o cultivo da micobactéria e outros 30 dias para se obter o perfil de sensibilidade às drogas e diagnóstico de resistência à Rifampicina. O novo equipamento utiliza técnicas de biologia molecular que identificam sequências específicas do DNA do Mycobacterium tuberculosis, além de detectar alterações nestas sequências que indicam a probabilidade de resistência à Rifampicina que é um dos principais antibióticos utilizados no tratamento”, finaliza a diretora.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais