Cidadeverde.com

Leilão de 4 usinas hidrelétricas no rio Parnaíba é marcado para agosto

Imprimir
O leilão de contratação de energia de quatro novas usinas hidrelétricas no rio Parnaíba foi confirmado para 16 de agosto. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (20) pela Empresa de Pesquisa Energética - EPE -, vinculada ao Ministério das Minas e Energia e responsável por cadastrar os projetos para o leilão.

Divulgação Chesf
Boa Esperança, em Guadalupe, única usina existente hoje no rio Parnaíba

Estreito Parnaíba (em Amarante), Cachoeira (em Floriano), Castelhano (em Palmeirais) e Ribeiro Gonçalves foram inseridas no leilão A-5, que visa ao atendimento do mercado consumidor em 2017. Somadas, as quatro ofertam 296 megawatts de energia, segundo a EPE. 

Em dezembro do ano passado, não houve interesse pelas hidrelétricas do rio Parnaíba. Na época, o Ministério Público tentou impedir o leilão alegando falhas e omissões nos estudos de impacto ambiental. No entanto, compradores teriam achado o preço de R$ 101 por megawatt de energia muito baixo e não ofereceram ofertas. 

A EPE vai analisar a documentação dos projetos inscritos, entre eles o licenciamento ambiental e o parecer de acesso ao sistema de transmissão. 

O mesmo leilão A-5 prevê ainda 12 projetos de energia eólica no Piauí, com 316 megawatts, e um de biomassa, com 150 megawatts ofertados. 

Ainda há outro leilão de energia previsto para 2012, o A-3, no dia 28 de junho. Nele, o Piauí terá 19 empreendimentos de energia eólica, com oferta de 514 megawatts.

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais