Cidadeverde.com

Mar ficará agitado com ondas de 3 a 4 metros em Luís Correia e Parnaíba

Foto: Proparnaiba

A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca para a orla do litoral piauiense. O mar ficará bastante agitado e a previsão é que as ondas variem entre três e quatro metros de altura. 

O fenômeno está previsto para esta terça (01) e quarta (02). A Capitania dos Portos recomenda que as embarcações evitem navegar neste período. 

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, major Rivelino Moura, o público deve evitar os locais mais baixos e os proprietários dos bares devem se proteger, apesar de acreditar que não chegará aos estabelecimentos. 

“Estamos em contato direto com a Marinha para as orientações necessárias e sabermos os horários que elas devem ocorrer, para preparamos nossas equipes. No ano passado, tivemos ondas nas mesmas dimensões que não atingiram os bares”, declarou o comandante dos bombeiros. 

Ele disse que no meio da semana não tem muitos banhistas em números preocupantes, mas que as viaturas vão fazer diligências nas praias. As barracas mais próximas do mar estão na praia do Arrombado e de Macapá em Luís Correia e na Pedra do Sal em Parnaíba. 

Além do Piauí, os estados da Bahia e Rio Grande do Norte também estão em estado de alerta de ressaca.

 

Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadever.com

Férias: litoral piauiense terá centro integrado para reforçar segurança

Na manhã desta quinta-feira(20), aconteceu a solenidade de laçamento do Centro Integrado de Segurança Pública, instalado na cidade de Luís Correia. Na ocasião, foi apresentado o corpo efetivo formado pela Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros.

Para o secretário estadual de Segurança, Fábio Abreu, a integração entre as forças de Segurança do Estado é sucesso em grandes eventos, como aconteceu no Festival de Inverno de Pedro II.

"O objetivo dessa ação é de estarmos aqui mais uma vez com esse centro integrado. Foi daqui que surgiu essa ideia, que está se expandido para os demais municípios e eventos de importância para o nosso estado, a exemplo do Festival de Inverno de Pedro II. Foi um sucesso a estrutura montada lá, e nós estamos instalando aqui também essa estrutura", disse o secretário.

Segundo o secretário, as forças de segurança do Estado vão agir de forma unificada na tentativa de contornar a violência na região do litoral nesse período de férias.

"Aqui irá funcionar o serviço da policia civil, a parte de B.O., flagrante, caso seja necessário. A parte de coordenação da Polícia Militar. Também sera aplicado monitoramento eletrônico em Luis Correia. E a parte do Corpo de Bombeiros também estão fazendo esse trabalho de refoço", afirma.

O centro também contará com apoio do Detran e da Secretária de Sáude.

O centro funcionará de 20 a 31 de julho, com atendimento 24 horas, garantindo a segurança do população e turistas que visitam litoral. A base do Centro de Segurança está montada no Sesc Praia, próximo as praias da Atalaia e Coqueiro.


Tiroteio no Promorar
 

Fábio Abreu fez duras críticas sobre a divulgação de informações falsas sobre crimes cometidos no Piauí, e que só dificultam trabalho da Polícia. Ele citou  o caso do tiroteio que ocorreu na última terça-feira(18), próximo ao hospital do Promorar. Em decorrência disso, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Silvio Mendes, pediu compreensão dos marginais e que evitem tiroteios perto de hospitais.
 
"A respeito disso, nós temos uma estrutura de companhia. A companhia do Promorar se encontra na frente do hospital. Nós procuramos as informações a respeito dessa ocorrência, e o que se sabe é que houve um disparo e esse projétil chegou até o interior do hospital. Mas ninguém foi atingindo, nenhuma grávida, como mais uma vez se divulgou de forma irresponsável", disse o secretário.
 
O secretário comentou de sua relação com Sílvio Mendes e afirmou que pretende trabalhar em parceira com a Prefeitura e com outros órgãos para reduzir os índices de criminalidade.
 
"Não estou dizendo que quem divulgou essa informação foi o secretário, tenho o maior respeito pelo secretário Silvio Mendes. Tenho certeza que nós teremos a oportunidade estabelecer essas parcerias, que estão sendo desenvolvidas para renovar o convênio com os policiais militares que fazem a segurança dos hospitais", pondera.
 
Na oportunidade, Fábio Abreu também informou sobre novas ações da polícia na área do bairro Promorar e que será feito um trabalho de recuperação social na região.
 
"Vamos nos reunir com os comandantes daquela região, para que possamos reforçar o policiamento, não somente nas proximidades dos hospitais, mas também nas vilas.  Vamos trabalhar para recuperar um centro social que existe na Vila São Jorge, para as crianças praticarem judô", finaliza.


Junior Andrade (especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com 

Segurança Pública instala Centro Integrado com polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros

Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar formam o Centro Integrado de Segurança Pública instalado na cidade Luís Correia, localizado na PI-116, entre as praias de Atalaia e Coqueiro, em frente ao SESC Praia, com atendimento 24 horas. A solenidade de lançamento do Centro Integrado acontece nesta quinta (20), com a presença do secretário de Segurança, Fábio Abreu, do comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto, do delegado geral, Riedel Batista e do comandante do 2º BBM, Major Rivelino.

 

No período de 20 a 31 de julho a estrutura abriga os agentes de segurança pública, local de referência para o turista que necessitar dos serviços básicos das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros podendo realizar registros de boletim de ocorrência (BO), termo circunstanciado de ocorrência (TCO) ou flagrante.

Para o secretário de Segurança, Fábio Abreu, a integração entre as forças de Segurança do Estado é um sucesso em grandes eventos como aconteceu no Carnaval e no Festival de Inverno em Pedro II, por isso vamos repetir o modelo, “o diferencial deste Centro Integrado no Litoral é que também vamos realizar operações de combate ao crime na cidade Parnaíba ganhando um reforço, essencial para atender com qualidade as pessoas que buscam neste período as praias do litoral piauiense’’ ressalta Fábio Abreu.

O major BM Rivelino, comanda o efetivo do Corpo de Bombeiros, que já se encontra no litoral desde a última sexta (14), o reforço tem como principal objetivo prevenir afogamentos e acidentes com foco nas praias de Atalaia, Pedra do Sal, Coqueiro, Macapá e Barra Grande. Também será realizado em parceria com a Secretária de Turismo um trabalho educativo de panfletagem. O trabalho dos Bombeiros também inclui serviços urbanos de combate a incêndios e ambulância para atendimentos pré-hospitalar.

Segundo o Delegado Everton Ferrer, Gerente de Polícia do Interior-GPI, o objetivo do Centro Integrado é a presença da Polícia na cidade para que as pessoas tenham uma sensação de segurança e com isso a prevenção de delitos, consequência dessa maior fiscalização dos agentes da segurança pública. Ele relembrou o sucesso que foi no Carnaval deste ano onde houve um número muito pequeno de ocorrências registradas, resultado da força policial que ali estava instalada. Serão deslocados cerca de 140 agentes das delegacias especializadas como a Polinter, Delegacia do Silêncio, Delegacia da Mulher e policiais civis de vários distritos da capital para reforçar o efetivo já existente em Parnaíba e Luís Correia.

A Polícia Militar, comandada pelo coronel Alberto, levará um reforço no policiamento preventivo e ostensivo com cerca de 140 policiais na Operação Veraneio, com viaturas, motocicletas e ainda a aeronave da PMPI. Militares dos Batalhões e unidades como CIPTur, BPRE, BTAP, BPA serão deslocados para coibir ações criminosas durante o período de grande fluxo no litoral do Piauí.


redacao@cidadeverde.com

Criança sobe em torre de 50 metros de altura para pegar pipa

Um garoto de 10 anos de idade mobilizou equipes de resgate no litoral piauiense. A criança subiu em uma torre de telefonia próximo à Praia de Atalaia, em Luís Correia, para pegar uma pipa. Banhistas avistaram o menino que já estava quase no topo da estrutura de 50 metros de altura. 

"A criança mora em Parnaíba e teria saído de lá sozinho para Luís Correia. A pipa que ele estava soltando ficou presa na torre. Em uma atitute ingênua, a criança subiu para pegá-la, sem levar em conta os riscos. O garoto estava quase no topo. Conversamos com ele que desceu com tranquilidade", explica o capitão Valdeci Galeno, subcomandante do Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur). 

Após o resgate, o menino foi entregue ao Conselho Tutelar de Parnaíba. O militar conta que chama a atenção a situação familiar da criança. 

"O pai dele está preso e a mãe vive mais na rua, ou seja, é uma criança com sérios problemas familiares. Devido a esssa condição, um avô ficou de cuidar dele e os conselheiros tutelares vão fazer o acompanhamento", acrescenta o capitão. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Mulher morde e arranca orelha de suposta amante do namorado

Foto: portal do catita

Uma confusão entre duas mulheres terminou no decepamento da orelha de uma delas. O caso aconteceu nessa sexta-feira (14), no bairro Peito de Moça, em Luís Correia, litoral do Estado. 

A mulher identificada como Juliana Costa Paulino arrancou a orelha de Andreia Sampaio a dentadas. O delegado de Polícia Civil de Luís Correia, Maicon Kaestner, confirmou a confusão ao cidadeverde.com e disse que a briga foi motivada por ciúmes. A vítima era supostamente amante do namorado da agressora. 

Após a confusão, a duas mulheres foram encaminhadas à delegacia de Luís Correia, assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência e foram liberadas. 

O pedaço da orelha da vítima foi colhido por equipes da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur) para que seja feita uma tentativa de reconstrução. 

Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com 

Marinha emite alerta de vento forte no litoral e recomenda evitar navegação

A Marinha do Brasil emitiu um alerta para a previsão de fortes rajadas de vento em todo o litoral do Nordeste, incluindo a faixa do Piauí, que engloba os municípios de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande. De acordo com o Capitão dos Portos do Piauí, Paulo Antônio Carlos, a recomendação é que as embarcações de pequeno porte evitem navegar no mar neste final de semana.

"O alerta inclui o nordeste inteiro incluindo o nosso litoral. São ondas de ventos fortes que chegarão até aqui e a Marinha está alertando para que as pessoas evitem que as pequenas embarcações se façam ao mar. É importante ter muito cuidado também com a estabilidade das embarcações grandes, que também precisam do alerta", pontuou o capitão de Fragata.

Segundo a Marinha, os ventos podem chegar a intensidade entre 28 2 33 nós e as rajadas devem se intensificar a partir das 21h desta sexta-feira (7) até as 21h do próximo domingo (9) na área que vai de Salvador (BA) a São Luís (MA).

A Capitania dos Portos recomenda também a atenção para o material de salvatagem como coletes salva-vidas, bóias, equipamentos de rádio e demais itens de segurança. O capitão reforça que o mais indicado é evitar a navegação neste final de semana.

"Se não houver tanta emergência na saída dessa embarcação nós pedimos que aguardem esse período de ventos mais fortes com segurança", reforça o comandante.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Dupla de falsos carteiros é flagrada ao tentar assaltar agência de Luís Correia


Câmera de segurança registra chegada e saíde de falsos carteiros de agência no litoral

Dois homens fardados como carteiros tentaram assaltar a agência dos Correios do município de Luís Correia, litoral do Piauí. A ação foi impedida pelos próprios funcionários que bloquearam a porta quando não reconheceram os dois supostos funcionários. A dupla chegou ao local por volta das 7h desta terça-feira (27) e usando fardas dos Correios tentaram entrar na agência que ainda estava fechada, mas com alguns funcionários por dentro.

"Eles pararam o carro em um muro próximo a agência e foram a pé. Quando chegaram lá a porta que é toda de vidro estava trancada e nesse horário já haviam alguns funcionários e o segurança. Quando eles foram entrar perguntaram quem eram eles, e eles se identificaram como funcionários dos Correios de Parnaíba. Desconfiado, um funcionário acionou a Polícia imediatamente", relada o comandante da Companhia Independente de Policiamento Turístico, capitão Galeno.

A ação durou cerca de 5 minutos e ao perceberem a movimentação dos funcionários, um dos bandidos chegou a exibir uma arma de calibre longo que trazia escondida em uma sacola, mas ao ouvir a aproximação da Polícia a dupla fugiu.

O Cidadeverde.com teve acesso a imagens das câmeras de segurança que mostram os criminosos chegando e deixando o local e outra imagem que mostra o veículo modelo Palio de cor prata, usado pelos bandidos para a fuga.

Falsos carteiros atacam novamente

Para o capitão Galeno, a dupla é a mesma envolvida ao assalto na agência dos Correios de Piripiri semana passada.  Dois homens, vestidos com fardas de carteiros, conseguiram roubar cerca de R$80 mil do cofre do local, de acordo com a delegacia de Polícia Civil do município. 

Fortemente armada, a dupla rendeu funcionários e clientes da agência. Segundo a polícia, além do valor em dinheiro roubado do cofre, os dois assaltantes roubaram celulares de todos que estavam no local. 

Alguns funcionários chegaram a ser trancados em uma sala e só conseguiram sair porque um deles arrebentou um basculante e pediu socorro. O subcomandante de policiamento da região Meio Norte do Piauí, coronel Mendes, informou que, após a ação, os dois ainda fugiram no carro pertencente à agência dos Correios. 

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Capitania dos Portos intensifica fiscalização em Luís Correia

A Capitania dos Portos do Piauí intensifica a fiscalização a embarcações pesqueiras em Luís Correia. A operação teve início há uma semana e entre as principais irregularidades flagradas pela Marinha estão questões ligadas à segurança da navegação. 

"Por vezes, observamos embarcações saindo com a tripulação e material de salvatagem (coletes e boias) incompletos. Com isso, estamos intensificando a fiscalização, principalmente, em Luís Correia", disse o capitão dos Portos do Estado, Paulo Antônio Carlos. 

Em caso de irregularidades, os proprietários dos barcos são notificados e têm sete dias para se apresentar a Capitania dos Portos para regularizar a documentação.

O fluxo de embarcações é intenso devido ao início do período da pesca da lagosta. A operação da Marinha no litoral do Piauí segue por tempo indeterminado.

 

Com informações Darival Júnior (TV Cidade Verde)
redacao@cidadeverde.com

Jornalista de 26 anos morre afogada em praia de Luís Correia

A jornalista Karen Danielle Lima de Oliveira, de 26 anos, morreu afogada na tarde deste sábado (27), na praia do Arrombado em Luís Correia, litoral do Piauí. O afogamento ocorreu por volta das 15h30 e, além de Karen, sua irmã Brenda Marcely Oliveira Fortes e seu cunhado Pablo Henrique de Araújo Arruda, quase se afogaram ao tentar salvá-la. Os dois foram socorridos por um pescador e levados pelo SAMU para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.

O Corpo de Bombeiros também esteve no local para fazer o resgate da vítima, mas ela já havia falecido. Segundo moradores da região, a maré subiu rapidamente e a jovem não conseguiu sair do mar.

O corpo de Karen foi removido pelo Instituto Médico Legal de Parnaíba para procedimentos. Os familiares que sobreviveram já tiveram alta hospitalar.

Karen havia concluído sua formação em Jornalismo pela Uespi e planejava concluir a de Relações Públicas, mas trabalhava como bancária. Ela estava de férias em Luís Correia desde a última quarta-feira (24). O corpo será velado durante o dia de hoje na residência da família Timon.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Estudante teresinense capota carro e morre em Luís Correia

Um jovem identificado como Ananias Carvalho Chaves Neto, 21 anos, morreu após sofrer um acidente de carro em Luís Correia, litoral do Piauí, no início da noite dessa sexta-feira (19). 

De acordo com informações da Companhia  de Policiamento Turístico, o rapaz era estudante de Arquitetura e estava no município para participar de um congresso. 

O acidente aconteceu na PI-116. O major Antônio Pacífico, comandante da Ciptur, informou ao Cidadeverde.com que o carro conduzido por Ananias, o modelo Logan da Renault de placa PYJ 5959 (MG), capotou enquanto o jovem passava próximo da churrascaria Alemão. 

"O jovem morreu na hora e ficou preso às ferragens", conta o major Pacífico.

A perícia de trânsito foi feita e o laudo que apontará as causas do acidente ainda não foi concluído. 

Ainda na noite de ontem familiares de Ananias partiram de Teresina rumo ao Instituto Médico Legal de Parnaíba para liberarem o corpo do jovem.


Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com 

Posts anteriores