Jovem é executado com seis tiros em sua própria casa em Luís Correia

O jovem identificado como Edson Mendes de Oliveira, de 23 anos foi morto com seis tiros em sua própria casa na rua L do bairro Rancho Alegre, em Luís Correia. De acordo com o comandante de policiamento de área da CIPTUR, Valdecir Galeno, trata-se de uma execução consequência do tráfico de drogas.

    Fotos: Portal do Catita

"Ele é conhecido como Paulista e é envolvido com o tráfico e já responde por porte ilegal de armas em Altos. Ele veio para cá e se tornou chefe de uma facção. Trata-se de uma disputa por território.", explicou o comandante.


Segundo o capitão o acusado foi identificado na hora por testemunhas e a PM já está em diligências. Até o momento, Paulista ainda não foi preso.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Funcionário público salva onça atropelada na BR-402

O funcionário público Antônio José Sales resolveu salvar uma onça encontrada às margens da BR-402, próximo ao povoado São Domingos, no município de LUís Correia, a 338 km de Teresina. O animal apresentava sinais de ferimentos, principalmente, nos membros inferiores. 

                              Fotos: Proparnaiba



"Estávamos saindo do trabalho quando nos deparamos com a onça. Ela estava ferida e ainda tentou nos atacar várias vezes, mas não conseguiu por estar bastante machucada”, disse Sales.


Uma equipe do Ibama foi acionado pelos próprios moradores e recolheram o animal que foi submetido a avaliação do médico veterinário Neto Val, em Parnaíba. Após análise do especialista foi atestado que o animal se trata de um macho da espécie Suçuarana Parda e estava com uma fratura na pelve, provavelmente, causada por atropelamento.

“Após exame radiográfico foi constatado uma fratura e fizemos o que foi possível naquele momento. Devido a gravidade da lesão, a onça foi encaminhada ao Hospital Veterinário em Teresina, onde deverá receber os cuidados específicos”, disse o veterinário. 




Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Proparnaiba

Jovem é morto com quatro tiros em residência de Luís Correia

O adolescente Glayson Maciel Rodrigues, de 17 anos, foi morto com quatro tiros na manhã desta quinta-feira (14) em Luís Correia. De acordo com o soldado Marco Araújo da Polícia Militar, a vítima estava na casa de sua tia na rua Vitoriano Lopes no bairro Alto Bonito.


"Ele estava na porta quando dois homens chegaram em uma moto preta e efetuaram os disparos. Foram cinco tiros, mas só quatro atingiram ele. Dois nas nádegas, um no peito e outro no braço esquerdo", contou o policial.

Segundo o soldado, ainda não há suspeitos pelo crime mas a Polícia está em diligência neste momento. Marco Araújo acrescenta que a vítima mora em Luís Correia é de Tocantis e morava em Luís Correia há apenas 20 dias.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Mulheres são presas com mais de 3kg de maconha em carro

Duas mulheres foram presas acusadas de tráfico de drogas no litoral piauiense. De acordo com policiais da Força Tática, com a dupla teria sido encontrado mais de 3 kg de maconha prensada que estava sendo transportada para abastecer bocas de fumo no município de Luís Correia, a 338 km de Teresina. 

                                          Fotos: Portaldocatita


De acordo com o major Costa Lima, comandante do 2º Batalhão da PM, as duas residem no município de Parnaíba e já eram investigadas a algum tempo. Nesta quinta-feira (31), policiais da Força Tática conseguiram surpreender as acusadas e efetuar a prisão em flagrante. 




"Elas estavam sendo monitoradas ainda em Parnaíba e os policiais acompanharam todo o trajeto até a Luís Correia, quando pararam o veículo e encontraram grande quantidade de maconha dentro do carro. A droga não estava escondida, pois elas não imaginavam que seriam surpreendidas e presas", explica o major Costa Lima. 

Larissa Aguiar Oliveira e Elaine Cristina Araújo foram autuadas por tráfico de drogas e conduzidas a Central de Flagrantes. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Câmeras flagram bandidos arrombando carros e dois suspeitos são presos

Imagens divulgadas pelas redes sociais mostram o arrombamento de um carro em uma das principais vias do município de Luís Correia, a 338 km de Teresina. A ação criminosa ocorreu neste fim de semana, quando foram registrados cinco arrombamentos a veículos e dois a residências. Os criminosos que aparecem nas imagens ainda não foram identificados, mas dois suspeitos de integrar a mesma quadrilha já foram presos acusados de receptação e flagrados com vários objetos roubados.


De acordo com o Delegado de Luís Correia, João José Pereira Filho, as imagens foram registradas em um estacionamento próximo a um shopping. No vídeo, dois homens aparecem chegando em um veículo escuro e com o auxílio de uma lanterna, visualizam pertences de valores, removem a película e em seguida sem utilizar ferramentas, retiram o vidro e efetivam o roubo.

"Eles geralmente não usam ferramenta e após remover a película, dão uma pancada no para-brisa e quebram ou tiram o vidro. Em outros casos, eles também chegam a destravar o carro para ter acesso a tudo o que tem dentro do carro. Neste período de férias, o número de arrombamentos a residências aumenta bastante, pois como as casas estão ocupadas, os bandidos escolhem outros alvos", explica o delegado JJ.

Na casa dos suspeitos de integrar a quadrilha foram apreendidos um carro, além de televisores, aparelhos de som, celulares e um pen drive, provavelmente, levado de um restaurante português que foi alvo de bandidos há quatro meses, de onde levaram até dólares.

"Os dois continuam presos e foram encaminhados a Penitenciária Mista de Parnaíba. Estamos em diligência para capturar o restante do bando", reitera o delegado que faz uma alerta aos proprietários de veículos que, principalmente, neste período evitem estacionar o carro em locais isolados.

Há dois meses no comando da delegacia de Luís Correia, o delegado João José destaca que a maior incidência de crimes na região são arrombamentos a residências, seguidos de casos de violência doméstica e estupro de vulneráveis.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Com aumento de turistas, abastecimento de água será reforçado no litoral

O fluxo de turistas no litoral piauiense aumenta consideravelmente no mês de julho, período de férias. Para garantir o abastecimento regular na região, dois grupos geradores de energia estão disponíveis em Parnaíba e Luís Correia para serem utilizados caso ocorra falta de energia elétrica.
 
A operação férias no litoral começou há mais de duas semanas, quando equipes da Agespisa iniciaram os serviços de manutenção preventiva do sistema de captação de água bruta, no rio Igaraçu. Todas as quatro estações do complexo de tratamento de água de Parnaíba (ETA) passaram por manutenção preventiva e corretiva. Atualmente, a ETA de Parnaíba produz 400 mil litros por hora.

 
“Nosso plano de ação vai assegurar que os moradores e turistas não tenham problemas com abastecimento de água durante todo o período de férias no litoral”, ressalta o presidente da Agespisa, José Augusto Nunes.
 
Equipamentos reserva também estão à disposição para garantir o funcionamento do sistema de abastecimento. A empresa encaminhou conjuntos de bombas reserva para poços e captação de água bruta e tratada. O plano de ação incluiu ainda a limpeza da rede e da estação coletora de esgoto situada na orla de Luís Correia.
 
"A Agespisa montou um plantão especial para atender usuários e turistas. As solicitações e reclamações podem ser feitas através do telefone 0800 086 8888, que funciona durante 24 horas. A ligação é gratuita, inclusive de telefones celulares", reitera o presidente. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Ex-ministro lamenta situação do porto de Luís Correia: "Destinei recursos na década de 70"

O ex-ministro João Paulo Reis Veloso, foi homenageado em solenidade na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Parnaíba, pela contribuição a construção do campus. Aos 83 anos, o piauiense agradeceu a homenagem e ainda cobrou celeridade nas obras no porto de Luís Correia. 


"É muito importante receber a homenagem e ter o conselho universitário que se transportou para o litoral do Piauí para prestar esta homenagem", disse o ex-ministro do Planejamento nos governos Médici e Geisel.

Em entrevista, Reis Veloso, que comanda há 26 anos o Fórum Nacional de Desenvolvimento, lamentou a ausência de obras estruturantes na região, em específico, o porto de Luís Correia. 

"É lamentável a situação do porto. Ter feito uma concessão com uma empresa do Ceará que não fez nada. Ainda na década de 70, com recursos do Ministério do Planejamento, destinamos dinheiro para obra e já estamos em 2014 e a obra não foi concluída", destaca. 

No PI, o ex-ministro conversou com o secretário de Governo, Freitas Neto, e convidou o gestor para participar da edição 2014 do Fórum Nacional de Desenvolvimento, que ocorre em setembro e discutirá o futuro das cidades, com candidatos a presidência da República. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Homem é preso com crack, armas e dinheiro em sua casa em Ilha Grande

Policiais militares prenderam no início da manhã desta sexta-feira (27) Fábio de Sousa Arruda, acusado de tráfico de drogas em Ilha Grande. No local foram apreendidos uma grande quantidade de dinheiro trocado, armas e uma quantidade ainda não contabilizada de crack.

As armas e o material apreendido com o acusado foram levados para a Central de Flagrantes onde Fábio de Sousa será autuado.





Com informações de Portal do Catita
cidades@cidadeverde.com

Policiais encontram celular roubado com auxílio de GPS

O sistema de rastreamento de um celular auxiliou policiais da Companhia Independente de Policiamento Turístico – Ciptur, a recuperar o aparelho telefônico furtado de uma turista no município de Luís Correia, a 338 km de Teresina. 

                          Foto: Luiscorreia24h

O delito ocorreu na madrugada de ontem (21), no bairro Coqueiro da Praia. A vítima identificada como Danielle Ferraz, que mora em Fortaleza-CE, comunicou o caso imediatamente à polícia e disse que o furto teria ocorrido de dentro da residência, onde estava hospedada. 

"Os agentes da Ciptur, em companhia da vítima, realizaram diligências no local e passaram a monitorar, via GPS, o itinerário do celular. Após algumas horas, a guarnição conseguiu localizar o aparelho na praça do “Troca Troca”, em Parnaíba", explica o tenente Monteiro.

O suspeito de ter furtado o celular foi identificado como João Arnaldo Vieira, conhecido por Naldo da Paraná, que foi levado para a Central de Flagrantes. 


Com informações Luiscorreia24h
cidades@cidadeverde.com

Após 7 dias a deriva no mar, pescadores são encontrados no Delta

Quatro pescadores foram resgatados no litoral do Piauí após se perderem em alto mar. Eles foram localizados pelos pesquisadores do Projeto Senhor das Pedras quando avistaram, na boca da barra da Ilha das Canárias no Delta do Parnaíba, uma embarcação que estava a deriva.
“Estávamos voltando de um mergulho de pesquisa quando vimos os pescadores pedindo ajuda e encostamos para saber o que havia acontecido”, conta a bióloga Liliana Souza.

No barco havia quatro homens visivelmente debilitados que estavam há setes dias navegando sem rumo pelo mar. Os pescadores contaram que saíram da Praia de Bitupitá, em Barroquinha no Ceará, para pescar a 50 milhas em linha reta da Praia do Coqueiro, em Luís Correia no Piauí. A  previsão era de passarem quatro dias embarcados, quando uma forte rajada de vento rasgou a vela do barco e não tiveram mais como coordenar o retorno à praia.
 
"Nós estávamos comendo os peixes que pegamos ainda no Coqueiro e tentando regrar a água porque a gente não sabia quando ia sair do mar", explicam os pescadores.
 
Eles foram identificados pelo Proparnaíba como sendo Antônio Carlos Gomes de 49 nos de idade, Paulo da Costa Miranda de 32 anos, Flávio Araújo da Costa, 35, e José Gomes da Silva de 29 anos de idade. Todos residentes em Bitupitá – CE.
 
Os pesquisadores conseguiram rebocar a embarcação até a praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, e levaram os pescadores para receber cuidados médicos no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. Todos passam bem e foram liberados para retorno à sua cidade de origem no Ceará.

Fonte: Proparnaíba
redação@cidadeverde.com

Posts anteriores