Cidadeverde.com

Projeto Biomade monitora desova de tartarugas no litoral piauiense

Durante o período do carnaval a equipe do projeto Biomade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, realizou monitoramento de desova durante as noites com o objetivo de flagrar as fêmeas no momento em que saem do mar para confeccionar os ninhos nas praias do litoral piauiense.


Sete fêmeas de tartarugas-de-pente em comportamento reprodutivo subiram a praia. As etapas desse importante trabalho consistem em acompanhar a subida da fêmea, confecção da cama, escavação da cova (ninho), liberação dos ovos no ninho, postura propriamente dita e retorno da fêmea para o mar.

“É importante acompanhar cada etapa para confirmar a desova, pois pode acontecer da fêmea subir e não liberar os ovos, bem como ficar desorientada com dificuldades de retornar para o mar” explicou a bióloga Werlanne Magalhães coordenadora técnica do projeto.


Durante as noites de trabalho intenso de monitoramento, a equipe técnica acompanhou uma fêmea desorientada. A tartaruga ficou circulando durante um tempo próximo a casas e bares na praia do Peito de Moça e não conseguiu realizar a desova. Os biólogos acreditam que a iluminação artificial intensa nesse trecho de praia, tenha sido um dos principais fatores que ocasionaram esse comportamento.

Alguns fatores que podem comprometer o ciclo de vida das tartarugas marinhas é a fotopoluição, circulação de veículo na praia e a ocupação de forma desorganizada da orla. 

“A existência de áreas de desova no litoral piauiense além de agregar valor ambiental e turístico à região é um patrimônio da sociedade. É muito importante que todos abracem essa causa, nós contamos com a colaboração de todos aqueles que frequentam, conhecem e moram no nosso litoral, que apesar de ser pequeno tem uma riqueza imensa em biodiversidade marinha!” relata Werlanne Magalhães. 

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais