Cidadeverde.com

Samu ensina crianças a fazerem massagem cardíaca na praia de Atalaia

As crianças tiveram participação importante no II Simpósio de Álcool e outras Drogas na Contemporaneidade. As famílias que passavam pela Orla de Atalaia foram convidadas a participar do evento, levando seus filhos para uma aula diferente: noções de salvamento.



Quem deu as dicas de como os pequenos devem enfrentar uma situação de emergência foi a equipe do SAMU que participa do Simpósio. “É muito importante as crianças saberem que podem se deparar com situações de emergência. Elas, apesar de pequenas, podem salvar vidas”, afirma a enfermeira Cristianna Evangelista.



Sara Gabriela, de 5 anos, ficou surpresa com a abordagem na praia. “Eu nunca tinha feito uma massagem cardíaca antes, agora sei como é que faz”, declarou. O SAMU participa do Simpósio mostrando aos participantes noções de salvamento e socorro, além de técnicas para enfrentar situação de perigo.


Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Simulação de acidente com vítimas fatais marca abertura de Simpósio no Piauí

A simulação de um acidente com duas vítimas fatais na Orla de Atalaia marcou a abertura do II Simpósio de Álcool e outras Drogas na Contemporaneidade, na noite desta sexta-feira (12), em Luis Correia. O evento reúne palestrantes de renome nacional que vão levar aos participantes até domingo (14) temas como a Sindrome Alcoólica Fetal (SAF), uso do crack, alcool e outras drogas e seus efeitos na sociedade. 


A abertura solene contou com a presença do secretário de saúde do Piauí, Ernani Maia, que representou o governador Wilson Martins; o vice-presidente do Conselho Nacional de Saúde (Conass) na Região Nordeste  e secretário de saúde do Ceará, Arruda Bastos e o diretor executivo do Conselho, Jurandi Frutuoso, além de autoridades locais como a prefeita de Luis Correia, Adriana Prado e a secretária municipal de saúde, Socorro Candeira.

A gerente de saúde mental da Sesapi, Leda Trindade, deu as boas vindas aos participantes anunciando a pactuação de leitos álcool e drogas (AD) para o município de Luis Correia. No âmbito estadual, o Piauí possui mais de 50 Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), destes, dois são de nível 3. Há apenas cinco no país nessa categoria.


O diretor executivo do Conass, Jurandir Frutuoso, disse na abertura do evento que o tema abordado pelo simpósio será levado para a próxima reunião do Conass, dia 24 de julho, em Brasília. “Saio daqui feliz com a forma inovadora que o Piauí está enfrentando o problema. Dia 24, às 9h, vou levar a ideia para os outros 26 secretários de saúde do BRasil. Parabéns a Secretaria de Saúde do Piauí pela iniciativa”, afirmou.

O secretário de saúde do Ceará, Arruda Bastos, anunciou que o seu estado vai copiar a ideia e discutirá a temática do álcool e drogas nos moldes do Piauí. “Quero dizer a todos do Piauí que essa ideia maravilhosa será levada para o nosso estado e o Dr Ernani é quem vai fazer a palestra inaugural. O estado está de parabéns pela forma como vem tratando esse tema tão importante e que mexe com todos nós”, disse o secretário.


De acordo com Ernani Maia, o objetivo do governo do Estado é levar estrutura necessária que previnam e tratem os dependentes químicos de forma adequada. O simpósio tem o objetivo de discutir não só a parte acadêmica, mas os problemas relacionados ao álcool e droga que afetam toda a nossa população. É uma epidemia assustadora: 80% das mortes no Brasil são em consequência do uso abusivo do álcool. Nossa meta é levar novas unidades de saúde e novos programas de forma pactuada com os municípios a fim de montar em todas as cidades centros de recuperação”, declarou o secretário. 

Participam do Simpósio representantes da Seduc, Samu, Detran, Sest/Senat, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Coordenação de Enfrentamento ao Crack.

A coordenadora do Centro de Assistência Social da Polícia Militar (CAIS), Aderlane Maia, falou do  papel relevante da secretaria de saúde em levar o simpósio para várias regiões do Piauí. “Esta é a segunda edição, a primeira aconteceu em Teresina e conseguimos um resultado bastante positivo. Esperamos o mesmo aqui no Território da Planície Litoranea”, afirmou.


Segundo a prefeita de Luis Correia, Adriana Prado, a Sesapi dá um passo importante na implantação de políticas públicas contra as drogas. “Nós só temos que agradecer a escolha de Luis Correia para sediar um evento tão importante para a nossa sociedade. Vocês não têm ideia de quantas famílias daqui perderam entes queridos por conta do álcool”, ressaltou.

O Simpósio segue até domingo com palestras e oficinas. Uma estrutura foi montada na Orla de Atalaia para receber os participantes. Estandes expõe as ações dos diversos parceiros do evento. A palestra de abertura do Simpósio foi feita pelo doutor em neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, José Mauro Braz de Lima. “Esse evento mostra a magnitude que o Piauí abraçou a causa”, disse o médico, que falou sobre álcool e trânsito.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Secretaria de Turismo divulga programação das Férias no Litoral

A Secretaria do Turismo do Piauí (Setur) em parceria com a Fundação Cultural do Piauí (Fundac) e a Fundação Estadual dos Esportes (Fundespi) comandarão a “Festa do Sol”, durante as manhãs de julho, na Orla de Atalaia, a praia mais procurada pelos turistas durante a temporada de Férias no Piauí.


Segundo o secretário do Turismo, José Icemar Lavôr Néri, o Nerinho, quem for para o litoral tem opções de praias tranquilas e de praias com atividades esportivas e culturais. “Cada turista tem um gosto diferente, quem procura por passeios de ecoturismo vai encontrar em Barra Grande ou em Parnaíba, no passeio ao Delta. Mas, quem quiser ir para uma praia com mais movimentação fizemos uma programação para a praia de Atalaia e Coqueiro com esporte, bandas, atividades para as crianças e artesanato”, enumera.

Além da programação de férias, a Setur se preocupou em garantir mais segurança e comodidade aos turistas. Mais de 100 policiais da Polícia Militar, por exemplo, se deslocaram para os quatro municípios do litoral, 30 bombeiros se juntarão ao efetivo, totalizando 61 bombeiros distribuídos nas principais praias e locais de banho. A Secretaria da Saúde está disponibilizando ambulâncias e profissionais da saúde para atender as emergências que surgirem.

Quem optar por ficar no município de Parnaíba, também terá opções de lazer. Durante o dia, vai acontecer o Projeto “Parnaíba, um amor de Verão”, na Praia da Pedra do Sal, e nos dias 20 e 21, a II Etapa Piauiense do Circuito de Surf, além de uma ampla programação preparada pela Prefeitura do Município.

Programação temporada de férias em Luís Correia

•         DIA 19.7(Sexta)
9h- Recreação Infantil- Orla de Atalaia
9h as19h- Feira de Artesanato na Praça de Eventos ao lado Barraca do Carlitus
10h- Aulão de Aeróbica- Orla de Atalaia
11h30-Atração musical - Orla de Atalaia
14h- Aulão de Capoeira - Orla de Atalaia
17h- Luís Correia Art - Local: Pça. Núbia Suely

•         DIA 20.7 (Sábado)
9h- Recreação Infantil - Atalaia
9h ás19h- Feira de Artesanato na Praça de Eventos ao lado da Barraca do Carlitus
10h- Aula de dança - Atalaia
11h30- Banda - Atalaia
14h- Competição de Atletismo- Atalaia
17h- Luís Correia Art - Local: Pça. Núbia Suely

•         DIA 21.7(Domingo)
9h- Torneio de Futebol- Atalaia
11h- Aulão de Aeróbica- Atalaia
12h- BANDA/DJ´S- Atalaia
17h- Luís Correia Art- Local: Pça. Núbia Suely

• DIA 22.7 (Segunda-feira)
10h- Aulão de Capoeira Infantil- Atalaia
11h- Aulão de Aeróbica-Atalaia
12h- DJ´S- Atalaia

•         DIA 23.7 (Terça-feira)
10h- Recreação Infantil (PALHAÇO PICOLÉ BOMBOM) - Atalaia
11h- Aula de Aeróbica- Atalaia
12h –Atração de Dança- Atalaia
12H30- DJ'S- Atalaia

•         DIA 24.7 (Quarta-feira)
10h- Recreação Infantil(PALHAÇO PICOLÉ BOMBOM)- Atalaia
11h- Aula de Aeróbica- Atalaia
12h –Atração de Dança- Atalaia
12h30- DJ'S- Atalaia

•         DIA 25.7 (Quinta-feira)
10h- Recreação Infantil(PALHAÇO PICOLÉ BOMBOM)- Atalaia
11h- Aula de Aeróbica- Atalaia
12h –Aulão de Capoeira- Atalaia
13h- DJ'S- Atalaia

•         DIA 26.7( Sexta-feira)
9h- Recreação Infantil- Atalaia
10h- Aula de Dança-Atalaia
11h- Apresentação Cultural- Atalaia
12h- BANDA/ DJ´S- Atalaia
19h- Cavalgada saindo do Mercado Público de Luís Correia
22h- Shows na Praça Núblia Suely: Banda Mariscada Baiana e Forró dos Play (Aniversário de Luís Correia)

•         DIA 27.7 (Sábado)
9h- Recreação Infantil- Atalaia
10h- Capoterapia- Atalaia
11h- DJ´S- Atalaia
12h Banda- Atalaia
18h30- Banda na Praça do Coqueiro

• DIA 28.7 (Domingo)
9h- Recreação Palhaço Picolé- Atalaia
10h- Capoterapia- Atalaia
11h - Aulão de Aeróbica- Atalaia
12h - BANDA- Atalaia
18h30 - Banda na Praça do Coqueiro

Bandas: Groove da Nêgona, Forró da Loura, Ambrosia (Banda do litoral), Gibão de Couro (Banda do litoral), Jorjão e Banda. Além dos DJ'S: Jey, Zeus, Zhatara, William Belmont e Linda França.

Obs: Todos os dias teremos arena esportiva para vôlei e futebol, além de feira de artesanato na orla de Atalaia.

Programação de Parnaíba

Dia 12:
Sexta Cultural
Local: Calçadão Cultural/Beira Rio
Horário: 20h.

Dia 13:
Campeonato Piauiense de Taekwondo
Local: Quadra da Apae
Horário: 15h.

Passeio Ciclístico Giro Noturno
Local: Concentração na rotatória do Mirante
Horário: 18h30.

Dia 14:
Campeonato Brasileiro de Futebol (Série “D”): Parnahyba x Gurupi (Tocantins)
Local: Estádio Verdinho
Horário: 16h.

Dia 19:
Sexta Cultural
Local: Calçadão Cultural/Beira Rio
Horário: 20h.

Dia 19 a 21:
Projeto Celebrai
Local: Praça de Eventos Mandu Ladino (Quadrilhódromo)
Horário: 19h.

Dias 20 e 21:
II Etapa do Circuito Piauiense de Surf
(Associação Piauiense de Surf)
Local: praia da Pedra do Sal
Horário: 9h.

Dia 21:
Festival de Verão “Parnaíba, um amor de verão”
Local: praia da Pedra do Sal
Horário: a partir do meio-dia.

V Parnabike (a maior competição de mountain bike do Piauí)
Local: rotatória da Cooperativa de Leite Delta (entrada da cidade)
Horário: 7h.

Dia 25 a 27:
I Cais PHB Muzenza (Capoeira)
Local: Porto das Barcas
Horário: 15h.

Dia 26:
Sexta Cultural
Local: Calçadão Cultural/Beira Rio
Horário: 20h.

Dias 26, 27 e 28:
VI Encontro Nacional de Motociclistas
Local: praça de eventos Mandu Ladino (Quadrilhódromo)
Horário: 19h.

Dia 28:
Festival de Verão “Parnaíba, um amor de verão”
Local: praia da Pedra do Sal
Horário: a partir do meio-dia.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Município sediará simpósio sobre álcool e outras drogas

O município de Luís Correia sediará a 2ª Edição do Simpósio Álcool e outras Drogas na Contemporaneidade de 12 a 14 de julho. O evento acontecerá na Orla da Praia de Atalaia e contará com a presença de palestrantes de renome nacional que abordarão temas relevantes sobre a problemática do álcool e outras drogas no contexto atual.


A  IV Coordenação Regional de Saúde participará dos três dias do evento com exposição dos trabalhos desenvolvidos junto aos servidores da regional. Na oportunidade, o coordenador Vinícius Oliveira ministrará  palestra com o tema “Álcool e outras Drogas: A Abordagem da Estratégia de Saúde da Família (PSF)”.

Segundo Vinícius, a palestra vai abordar aspectos da reforma sanitária e da reforma psiquiátrica, onde serão apresentados estratégia de saúde da família como eixo estruturante da Política Nacional de Saúde, destacando o momento da implementação das redes temáticas de saúde como elemento capaz de fomentar esse processo.

“Vamos finalizar pontuando a importância do preparo das equipes da estratégia de saúde da família para atuar nas questões ligadas a saúde mental, incluindo a temática do uso do álcool e outras drogas”, declara o coordenador.

Para Vinícius Oliveira, a participação no evento vai contribuir positivamente para o desenvolvimento das atividades na regional.  “Esse momento é rico em troca de informações e experiências. É importante discutirmos com outros grupos estratégias de atuação, para podermos aprimorar nossas atividades”, finaliza.

Como na primeira edição, o evento traz como convidado o José Mauro Braz de Lima, doutor em neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, que ministrará palestras sobre álcool e trânsito e sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). O professor do Instituto de Educação Física e Desportos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Fabrício Cardoso, também é presença confirmada. O palestrante abordará o comportamento impulsivo e o comprometimento por causa do uso de álcool e drogas.

O evento é aberto ao público e aos profissionais de saúde. As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 12, no site da Sesapi (www.saude.pi.gov.br) ou na Secretaria Municipal de Saúde de Luis Correia. Mais informações pelo telefone (86) 3216 3610.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Férias no litoral terão feira de artesanato em Luís Correia

A divulgação e comercialização do artesanato do Piauí faz parte da programação da Temporada de Férias no Litoral do Piauí. Uma feira de artesanato na Orla de Atalaia e outra na Praça principal de Luís Correia vai levar ao turista a produção de artistas locais em segmentos como cestaria, rendas, tecelagem, trabalhos em madeira, cerâmicas, chapéus e bijuterias.

Segundo a diretora do  Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart), Francisca Lemos, o Arte Praia que é feito na Orla de Atalaia já é tradicional nas temporadas no litoral do Piauí. “Como vários turistas visitam o litoral nesta época, é importante divulgar nossos produtos, tornando-os assim mais conhecidos em níveis nacional e regional”, afirma.

O Arte Praia ficará localizado na Praça de Eventos da Orla de Atalaia que fica ao lado da Barraca do Carlitos, de 19 a 28 de julho. A feira contará com aproximadamente 30 expositores, dentre cooperativas, associações e artesãos individuais. Segundo Francisca Lemos, durante o réveillon, a feira arrecadou R$ 38mil, durante 10 dias, e para a temporada de férias eles esperam aumentar a venda em pelo menos 20%. “Cada evento nós procuramos superar as vendas. Estamos levando esculturas que vão atrair os turistas, para quem quiser tirar foto, será  mais uma atração”, disse.

O Arte Praia começará às 9h e ficará até às 19h. A feira de Artesanato da Praça principal de Luís Correia terá coordenação do Sebrae/PI e começará no dia 18 de julho e funcionará no turno da noite. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Secretaria de Desenvolvimento Econômico oferece cursos profissionalizantes

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Luís Correia em parceria com a Secretaria de Trabalho do Estado inicia nesta terça-feira (09/07) as inscrições para os cursos de Embelezamento e Corte e Costura.

São 48 vagas para cada curso distribuídas nos turnos manhã, tarde e noite totalizando 96 vagas. Os monitores são profissionais do Piauí e Maranhão.

As inscrições serão feitas na Secretaria de Desenvolvimento Social nos horários de 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00. O candidato deve levar cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, deve ser maior de 16 anos e estar cursando o ensino fundamental ou ter concluído o mesmo.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Profissionais do PI e Ma ministrarão cursos de embelezamento e corte e costura

A secretaria de Desenvolvimento Econômico de Luís Correia em parceria com a Secretaria de Trabalho do Estado inicia nesta terça-feira, 09, as inscrições para os cursos de Embelezamento e Corte e Costura.


Serão disponibilizadas 48 vagas para cada curso, distribuídos nos turnos manhã, tarde e noite, totalizando 96 vagas. Os monitores são profissionais do Piauí e Maranhão.

As inscrições serão realizadas na Secretaria de Desenvolvimento Social de 8h às 12h e das 14h às 18h. Para se inscrever, os interessados devem apresentar cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, ser maior de 16 anos e estar cursando o ensino fundamental ou ter concluído o mesmo.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Município de Luís Correia inaugura agência do INSS nesta sexta-feira

O município de Luis Correia foi contemplado nesta sexta-feira (05), com uma nova agência da Previdência Social no centro da cidade para atender a população.


A inauguração foi realizada pelo gerente executivo do INSS no Piauí, Carlos Augusto da Silva Viana e contou com a presença da prefeita Adriane Prado, da vice prefeita Maninha, da deputada estadual Juliana Moraes Souza.

A agencia vai estar aberta ao público nesta segunda-feira (08) e vai atender uma media de 400 pessoas por mês e custou cerca de 1 milhão e meio de reais.


Para a deputada estadual Juliana Moraes Souza o Governo Federal esta dando o apoio que o município precisa para “Essa nova agência facilita o acesso da população aos serviços da previdência social, como também garante boas condições de trabalho aos funcionários. Quero agradecer a toda a bancada de deputados federais que se uniu para trazer essas 11 agencias que foram inauguradas no Piauí”, afirmou.


Segundo o gerente executivo do INSS no Piauí, Carlos Viana, a instituição encerrou uma série de inaugurações que foram feitas em todo o Estado. “Hoje encerramos as inauguração de 11 agências da Previdência, em 11 municípios que tem mais de 20 mil habitantes. Em breve vamos realizar o concurso para preencher o quadro de funcionários dessa agência de Luis Correia”, garantiu.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Fórum em Luís Correia terá vice-presidente do Conselho Nacional de Saúde

O vice-presidente do Conselho Nacional de Saúde (Conass), na Região Nordeste, Arruda Bastos, confirmou presença na abertura do II Simpósio Álcool e outras Drogas na Contemporaneidade, que acontecerá na cidade de Luís Correia, no dias 12, 13 e 14 de julho, na Orla de Atalaia. Arruda é o atual secretário da Saúde do Estado do Ceará e foi eleito vice-presidente do Conass no Nordeste, pela terceira vez, em março deste ano. Uma de suas primeiras ações no novo mandato foi reunir os secretários de Estado da Saúde do Nordeste para debater a judicialização da saúde e a condução de cada Estado, a assistência farmacêutica e o mercado da indústria farmacêutica no Nordeste.


“Esse assunto das drogas está em pauta no Conselho Nacional de Secretários. Precisamos de políticas públicas que englobem todos os estados, por isso é de grande importância a participação do Dr. Arruda”, diz o secretário de Estado da Saúde do Piauí, Ernani Maia.

A abertura do evento acontece no dia 12, a partir das 18h, com a presença do governador Wilson Martins e do secretário Ernani Maia. Participam, ainda, representantes da Seduc, Samu, Detran, Sest/Senat, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Coordenadoria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, Secretaria da Segurança e Secretaria da Justiça, órgãos parceiros do evento.

As inscrições para o Simpósio são gratuitas e abertas ao público e profissionais da Saúde. Basta acessar o site da Sesapi, www.saude.pi.gov.br, baixar a ficha de inscrição, preencher os dados e enviar para o email secsaudepi@gmail.com. Para quem mora em Luís Correia ou Parnaíba as fichas podem ser entregues na sede da Secretaria da Saúde do município de Luís Correia ou por email.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Técnicos realizam levantamento de áreas prioritárias para contenção de dunas

A Superintendência do Meio Ambiente e Controle Urbanístico realizou visita técnica à comunidade Sobradinho com o objetivo de fazer um levantamento das dimensões das massas dunares e avaliação dos riscos socioambientais nas áreas da comunidade que estão vulneráveis ao soterramento.


O trabalho contou com a participação dos técnicos Felipe Matos e Adriano Gomes,da Superintendência de Meio Ambiente, e do geógrafo Antonio Afonso, da Empresa Consplan, prestadora de serviços para o Governo do Estado nos trabalhos de contenção de dunas no litoral.


O levantamento das áreas consiste na etapa inicial para a elaboração de projetos e captação de recursos. A iniciativa atende à uma solicitação do Governo do Estado, por meio da Semar, e conta com a parceria da prefeitura de Luís Correia e a colaboração da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Sobradinho.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores