Cidadeverde.com

Corpo de pescador é encontrado em porto de Luís Correia

O corpo do pescador identificado como Francisco Douglas do Nascimento Santos, de 23 anos foi encontrado boiando próximo ao porto da Ipecea em Luís Correia.  O corpo foi achado por volta das 17h desta sexta-feira (17). O pescador era natural de Itarema, no estado do Ceará.

Segundo testemunhas, o pescador havia mergulhado na água por volta das 11h30 de quinta para buscar a élice de um barco e não retornou. O corpo só boiou no dia seguinte no mesmo local. 

O corpo da vítima foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e removido do local por uma equipe do IML de Parnaíba.

Rayldo Pereira
Com informações do Portal do Catita
rayldopereira@cidadeverde.com

Golfinho encalha e morre em praia de Arrombado em Luís Correia

  • 17353656_10211516687608939_6609844590691998207_n.jpg Portal do Catita
  • 17361953_10211516687568938_4591963629242781824_n.jpg Portal do Catita
  • cip3.png Portal do Catita
  • cip2.png Portal do Catita
  • golf1-1.png Portal do Catita

Um golfinho foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (16), na praia do Arrombado, em Luís Correia. O animal foi encontrado por visitantes que estavam na praia e chegaram a acionar a Companhia Independente De Policiamento Turístico (Ciptur) para ir até o local.

Procurada pelo Cidadeverde.com, a pesquisadora Jacqueline Vieira, especialista em Golfinhos afirmou que no litoral piauiense é comum a presença dos animais. Há inclusive o registro de outras espécies, entre elas a mais comum é Sotalia guianensis (boto-cinza), ocorre do também Tursiops truncatus (golfinho-nariz-de-garrafa), Steno bredanensis (golfinho-de- dentes-rugosos) e outros. O encalhe encontrado hoje, não foi identificado, mas pode pertencer a uma espécie que ainda não tem registro no Piauí.

"Várias causas podem ter provocado o encalhe. Provavelmente ele foi atingido por algum apetrecho de pesca, pode ter ficado debilitado, ou se perdeu do cardume. Muitos motivos podem ter trazido ele para cá", explicou.

Há um ferimento no dorso do animal que, segundo a especialista, pode ter sido provocado por material de pesca. Por falta de recursos e material de pesquisa adequado, muitas vezes os encalhes acabam enterrados no litoral. Segundo a especialista no caso de hoje, serão retiradas amostras do animal para pesquisas futuras. Ainda não foi definido o que será feito com o encalhe.

Nova espécie

Jacqueline acrescenta que pelas imagens é possível dizer que o animal é do gênero Stenella que é mais oceânico, após uma análise mais conclusiva poderá se precisar se é ou não o primeiro registro. "É possível precisar somente que é um filhote, que esteja bem debilitado pois está magro, mas é um bicho mais oceânico. É possível que este seja o primeiro registro dessa espécie de golfinho na região", completou.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Filho do vereador 'Carlitus' sofre infarto e morre em Luís Correia


Morreu hoje (6) o empresário Carlos José Rodrigues Machado Júnior, filho do vereador Carlos Machado, o Carlitus (PSD). Carlitus Júnior como era conhecido era dono de uma barraca na praia peito de moça e a família inteira é responsável pela marca Barraca do Carlitu's, conhecida há 20 anos na praia de Atalaia, na cidade de Luís Correia. 

Em contato com o Cidadeverde.com o vereador Carlitus explica que o filho passava mal desde a noite deste domingo (05) e hoje pela manhã desmaiou, quando foi levado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. "Ele sentiu umas dores no peito e de manhã cedo desmaiou. A esposa dele socorreu e levou para o Dirceu. Lá ele teve um infarto, ainda chegou a ser levado para a UTI, mas não resistiu", descreveu o pai.

A notícia já está causando comoção nas redes sociais, onde amigos, familiares e funcionários lamentam a morte prematura de Carlos Machado. 

Luto oficial

Carlos era empresário e professor do município de Luís Correia. Ele deixa mulher e filhos. O prefeito de Luís Correia, Kim do Carangueijo, decretou luto oficial de três dias pela morte do servidor. Carlos Júnior será velado no Ginásio Poliesportivo "Verdinho" em Luís Correia e o enterro está previsto para as 10h desta terça-feira )07) no cemitério da avenida Caramuru em Parnaíba.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

 

Polícia Civil e Ambiental orientam e apreendem paredão de som

O Centro Integrado de Segurança tem registrado muitas reclamações sobre o excesso de barulho provocado por paredões de som, sobretudo em áreas residenciais e fora do horário permitido. A Polícia Civil, com a equipe do delegado Leandro Damasceno, e o Batalhão de Policiamento Ambiental da PMPI, sob o comando do capitão David, trabalharam juntas para coibir os abusos.

Na orla da praia de Atalaia, o BPA passou à tarde advertindo aos proprietários de paredões de som que o horário limite seria até às 18h. Por volta das 20h as equipes da PC e PM retornaram. Um equipamento foi apreendido.

“Primeiro vamos aos locais denunciados e orientamos sobre a legislação. A polícia não quer acabar com o Carnaval de nenhum folião, mas estamos recebendo reclamações de que além do som excessivamente alto estão também ultrapassando o horário estabelecido”, explicou o delegado Leandro Damasceno. 

“Esta é também uma área de proteção ambiental e, portanto, proibida a circulação de veículos. Apesar disso as pessoas continuam insistindo. Com isso estamos removendo os veículos e aqueles que estavam com paredões de som foram multados, tanto na área ambiental, por poluição sonora, quanto por infração de trânsito”, afirmou o capitão David, do Batalhão de Polícia Ambiental.

As equipes também estiveram em residências onde a população reclamou de paredões de som também em alto volume em todos os horários do dia até a madrugada. 

“É preciso bom senso e evitar os exageros. Neste primeiro momento estamos advertindo, mas se reincidir veículos e paredões de som serão apreendidos”, advertiu o delegado Leandro Damasceno a um grupo de jovens do Ceará.

“Recebemos a orientação e vamos seguir as regras”, afirmou Francisco Augusto, de Sobral-CE. Já a família que estava incomodada com o excesso de barulho aprovou o trabalho policial: “Não queremos atrapalhar a brincadeira deles, apenas que tenha um limite porque aqui também tem idosos que sequer conseguem dormir com tanto barulho. Foi muito importante esta intervenção policial”, ressaltou Joamilson Pereira, de Timon-MA.

 

cidades@cidadeverde.com

Motoristas enfrentam congestionamento para chegar a Luís Correia

Motoristas que seguiam de Parnaíba para Luís Correia enfrentaram um longo congestionamento entre as duas cidades, neste sábado (25). Na BR-343, uma longa fila se formou durante a tarde, quando muitos chegavam ao litoral piauiense para aproveitar o Carnaval.

A Polícia Rodoviária Federal estimou, mais cedo, que o fluxo na rodovia em direção ao litoral piauiense chegasse a 1.000 veículos por hora. A BR-343 tem apenas uma faixa de tráfego em cada sentido, o que contribuiu para que o trajeto de cerca de 10 quilômetros ainda mais lento. 

Quem conhece a região, utilizou atalhos por estradas vicinais para chegar ao litoral mais rápido. 

 

Fábio Lima (com colaboração de Darival Júnior)
redacao@cidadeverde.com

Litoral do Piauí recebe placas de sinalização em atrativos turísticos

Os turistas que se deslocarem para o litoral do Piauí serão surpreendidos pelas novas placas de sinalização instaladas na região litorânea. O Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur), realiza a campanha #descubraoPiauí como forma de apresentar as belezas do litoral que possui 66km de extensão, sendo um dos mais fascinantes e promissores do Brasil na atualidade.

As placas de sinalização estão distribuídas em vários pontos do litoral. Entre eles, cerca de 15 praias, algumas desconhecidas por muitos, mas que também possuem belezas que encantam, além dos atrativos turísticos como a árvore penteada e dunas deslumbrantes.

O secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Júnior, fala da importância do projeto desenvolvido para além de apresentar o litoral, guiar e dar boas-vindas aqueles que se destinam para o paraíso. "A campanha é nossa, de todos nós, por isso incluímos a participação dos turistas e queremos que eles se sintam felizes em interagir. Esse projeto nos garante a oportunidade de várias descobertas ligadas aos turistas, com a hashtag #descubraoPiauí, podemos saber quais praias estão sendo mais visitadas, se estão aprovando e estaremos apresentando nossas riquezas pelo mundo, assim como também fomenta a economia local, já que os empresários podem participar somando ainda mais nossas belezas", frisa o gestor.

Um total de 90 placas, entre 30 grandes e 60 com tamanho menor, foram distribuídas no litoral trazendo imagens e cores. Além disso, equipes da Setur estarão no local para orientar os turistas e informar sobre as praias da região. "Estamos enviando equipe para o litoral, mas também teremos ações de todos os órgãos envolvidos para conscientizar os turistas sobre saúde e proteção, respeito no trânsito, respeito ao meio ambiente e outros", finaliza Nogueira Júnior.

Fonte:Ccom
cidades@cidadeverde.com

Secretaria de Segurança e Comando Geral se instalam no litoral para Carnaval

 

A Secretaria de Segurança e o Comando Geral da Polícia Militar se instalam nesta sexta-feira(24) no litoral piauiense de onde devem comandar o policiamento do Carnaval 2017. Na última quarta-feira(22), dez viaturas, policiais do Batalhão das Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (BPRONE) e dos comandos especializados foram deslocadas para ajudar na atuação policial na região de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia. 

De acordo com o comandante geral da PM, coronel Carlos Augusto, que já está no litoral, a CIPtran, Bope, Canil e policiamento aéreo (Gtap) farão o policiamento nos acessos às praias da Pedra do Sal a Barra Grande. 

“O sistema de segurança está muito forte e estaremos instalando vários pontos de bloqueios nos acessos as praias para levar tranquilidade aos foliões”, declarou o comandante. 

O secretário de Segurança, Fábio Abreu, reiterou que o policiamento ostensivo contará com o reforço do motopatrulhamento e da cavalaria da Polícia Militar para que tenha facilidade de reconhecimento de alguma ação criminosa e atuação no combate.

“Esse policiamento estará trabalhando de maneira intensa no Litoral do Piauí e vai agir nas regiões periféricas no sentido de identificar e evitar ações dos criminosos. Mas é necessário e recomendável que esses jovens tomem esses cuidados, em especial quem for ingerir bebida alcoólica que estejam sempre na companhia de alguém responsável para evitar transtornos”, ratificou.

Ele ainda deu dicas de segurança durante a folia do Rei Momo. “As pessoas vão brincar o carnaval e acabam se deslocando para locais escuros, proporcionando ocasiões para os criminosos. Nós orientamos que esses foliões procurem andar em grupos e que se responsabilizem um para com o outro. Evitem andar com objetos de valores. Caso aconteça algum problema, seja tolerante e evite confusões desnecessárias”, disse.

O comandante geral, coronel Carlos Augusto, ressaltou ainda que apesar de concentrar os esforços em Luís Correia por conta da grande aglomeração de pessoas que é esperada no litoral, há policiais militares espalhados por todo o território piauiense. 

“Estamos vigilante em todas as cidades. São quatro dias de muita folia para os cidadãos e de muito trabalho para a Polícia Militar. Vamos levar tranquilidade aos foliões em todas as 224 cidades piauienses”, destacou.


Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Secretário de Turismo limpa pessoalmente pichações da árvore penteada

Fotos: Folha de Parnaíba

O secretário de Turismo de Luís Correia, Henrique Filho, fez a limpeza da árvore penteada pessoalmente na manhã desta quarta-feira (25). Além do caule da árvore, foram removidas as inscrições de facções dos bancos do local.

O secretário classificou a pichação como "ato de vandalismo" e reuniu uma equipe para ir até o local menos de 24h depois do surgimento das inscrições.

Tradicional ponto turístico do litoral piauiense, a 'árvore penteada' amanheceu pichada com as siglas de duas das principais facções criminosas que atuam nos presídios brasileiros. Localizada no município de Luís Correia, a árvore trazia a inscrição FDN, abreviação de Família do Norte e o banco ao lado com a sigla do PCC, Primeiro Comando da Capital. Internautas estiveram no local na manhã desta terça-feira (24) e publicaram as imagens da árvore na web.

A Família do Norte é um dos grupos que surgiram contrários ao PCC – a FDN é apontada pela Polícia Federal como a terceira maior facção do País e é considerada a responsável pelo massacre no Complexo Penitenciário em Manaus, que agora se estendeu para o Rio Grande do Norte, no presídio de Alcaçuz.

Até então, não havia sido divulgado nenhum registro da presença da FDN no Piauí, mas após a publicação das fotos, o Sindicato dos Agentes Penitenciários - Sinpoljuspi, se manifestou confirmando a presença de líderes da Família do Norte em presídios do Estado.

Sejus

A Secretaria de Justiça do Piauí informou através de nota que investigará as informações e reforçou que continuará cumprindo com seu papel na manutenção da ordem e segurança pública, não colaborando para fomentar a legitimação de grupos criminosos no Estado.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

'Árvore Penteada' é alvo de pichação com siglas de facções criminosas

  • arvore-07.jpg Reprodução/Instagram
  • arvore-06.jpg Foto: Darival Júnior/TV Cidade Verde
  • arvore-05.jpg Foto: Darival Júnior/TV Cidade Verde
  • arvore-04.jpg Foto: Darival Júnior/TV Cidade Verde
  • arvore-03.jpg Foto: Darival Júnior/TV Cidade Verde
  • arvore-02.jpg Foto: Darival Júnior/TV Cidade Verde
  • arvore-01.jpg Foto: Darival Júnior/TV Cidade Verde

Tradicional ponto turístico do litoral piauiense, a 'árvore penteada' amanheceu pichada com as siglas de duas das principais facções criminosas que atuam nos presídios brasileiros. Localizada no município de Luís Correia, a árvore trazia a inscrição FDN, abreviação de Família do Norte e o banco ao lado com a sigla do PCC, Primeiro Comando da Capital. Internautas estiveram no local na manhã desta terça-feira (24) e publicaram as imagens da árvore na web.

A Família do Norte é um dos grupos que surgiram contrários ao PCC – a FDN é apontada pela Polícia Federal como a terceira maior facção do País e é considerada a responsável pelo massacre no Complexo Penitenciário em Manaus, que agora se estendeu para o Rio Grande do Norte, no presídio de Alcaçuz.


Reprodução/Instagram

Até então, não havia sido divulgado nenhum registro da presença da FDN no Piauí, mas após a publicação das fotos, o Sindicato dos Agentes Penitenciários - Sinpoljuspi, se manifestou confirmando a presença de líderes da Família do Norte em presídios do Estado.

"Há sim registro de líderes da FDN recolhidos em alguns estabelecimentos penais do Piauí. Por questões de segurança não será revelada a unidade que eles estão e nem os nomes. Os mesmos estão separados dos demais detentos também por segurança" informou Kleyton Holanda, vice-presidente do Sinpoljuspi.

O Sinpoljuspi acrescenta que a pichação pode representar a rivalidade que já existe entre os dois grupos. "Nós inclusive já pedimos que eles fossem recambiados para os estados de origem para evitar um banho de sangue", acrescentou.

Sejus

A Secretaria de Justiça do Piauí informou através de nota que investigará as informações e reforçou que continuará cumprindo com seu papel na manutenção da ordem e segurança pública, não colaborando para fomentar a legitimação de grupos criminosos no Estado.


Árvore antes da pichação

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

 

 

Governo federal proíbe captura e transporte do caranguejo-uçá no Piauí

Os Ministérios da Agricultura e Pecuária e do Meio Ambiente publicaram instrução normativa proibindo a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização do caranguejo-uçá no Piauí e mais 9 estados: Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. A medida visa preservar o fenômendo conhecido como ''andada'' nos períodos de lua cheia e de lua nova até o ano de 2019.

Em 2017 são 3 períodos onde a captura está proibida: 

a) 1° Período: de 13 a 18 de janeiro, e de 28 de janeiro a 02 de fevereiro.
b) 2° Período: de 11 a 16 de fevereiro, e de 27 de fevereiro a 04 de março.
c) 3° Período: de 13 a 18 de março, e de 28 de março a 02 de abril.

 No ano de 2018:

a) 1° Período: 2 a 7 de janeiro e 17 a 22 de janeiro.
b) 2° Período: 1º a 6 de fevereiro, e 16 a 21 de fevereiro.
c) 3° Período: 2 a 7 de março, e 18 a 23 de março.

No ano de 2019:
a) 1° Período: 6 a 11 de janeiro, e 22 a 27 de janeiro.
b) 2° Período: 5 a 10 de fevereiro, e 20 a 25 de fevereiro;
c) 3° Período: 7 a 12 de março, e 21 a 26 de março

A ''andada'' é o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e
andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos.

Quem for pego capturando os animais estarão sujeitos as penalidades e as sanções, respectivamente,
previstas na Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Posts anteriores