Cidadeverde.com

Abertas inscrições para seleção de instrutores do Pronatec

As inscrições para seleção de instrutores nos Cursos do Pronatec, em Luís Correia, tiveram início nesta segunda-feira (03). O currículo comprovado deverá ser entregue em envelope lacrado com o código Instrutor Pronatec até o dia 14 de fevereiro, na secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, localizado na Rua Jonas Correia 371, centro.


Para concorrer a uma das vagas, os interessados devem ter gradução em qualquer área do conhecimento, desde que apresentem experiência nas funções de administração de empresas, CFC, mecânica de motos, meio ambiente, operador de áudio, pedagogia ou sonoplastia.

O processo seletivo será dividido em três etapas eliminatórias, para o candidato que não atingir o mínimo de 50% em cada fase. Os interessados também devem ter disponibilidade para viagens, experiência comprovada em monitoria e conhecimentos em informática.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Ciptur prende um dos maiores arrombadores de residências no litoral

Policiais da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), prenderam em flagrante Francisco das Chagas Almeida Costa, conhecido por "Chico Fósforo", considerado um dos maiores arrombadores de residências em Luís Correia, a 338 km de Teresina.

                           Fotos: Luiscorreia24horas

Chico Fósforo seria um ex-pescador e agia, preferencialmente, em períodos de alta temporada. O suspeito foi preso na madrugada de hoje (18) após invadir uma residência e levar várias roupas de praia.


"Já foram expedidos vários mandados judiciais contra o acusado que não tem residência fixa, o que dificultou na captura. Ele era procurado desde o ano passado quando várias pessoas registraram queixas pelo roubo de notebooks, câmeras e outros eletroeletrônicos. Chico Fósforo vendia os produtos roubados ou trocava por drogas", explica o major Pacífico, comandante do Ciptur. 


Com o acusado foram encontrados 23 pedras de crack, além de um saco plástico com as roupas de praias e um aparelho celular.



Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeitura anuncia abertura das matrículas escolares em Luís Correia

A Secretaria de Educação do município de Luís Correia iniciou seu período de matrícula para o ano letivo de 2014, no dia 07 de janeiro e segue até o dia a 31 de janeiro do ano em curso. Esse período é destinado à renovação de matrículas, transferências e novas matrículas.


Os pais ou responsáveis devem comparecer às escolas de rede municipal para obter informação sobre documentação necessária para efetivar a matrícula, pois este ano o edital de matrícula prevê uma pequena alteração quanto à exigência dos documentos, isso para atender sua parceria com a Secretaria de Saúde e Secretaria do Desenvolvimento Social, no que diz respeito aos programas Bolsa Família e Saúde na Escola.

Para os pais ou responsáveis dos alunos que ainda não concluíram o ano letivo de 2013 as vagas para estes alunos estão garantidas. “Sabemos que a procura pela rede municipal é intensa todos os dias, mas a SEDUC fará o possível para que todas as crianças tenham seus direitos assegurados com acesso à educação garantido conforme prevê o artigo 205 da Constituição Federal Brasileira” afirmou Jalma Guimarães coordenadora da Seduc.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Mulher é lesionada com gargalo de garrafa após briga

A mulher identificada como Claudete Silva Galeno foi encontrada desacordada e com sinais de violência no bairro Beira- Mar, município de Luís Correia, a 338 km de Teresina. De acordo com testemunhas que acionaram policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), a jovem teria se envolvido em uma briga e foi lesionada com o gargalo de uma garrafa de cerveja.

                           Fotos: Portaldocatita


A suposta agressora foi identificada como Daiane Carmen Barbosa, 38 anos, e seria um antigo desafeto. A briga ocorreu no último dia 12, em um bar localizado na rua Parnaíba. 

Daiane Carmen Barbosa seria um antigo desafeto da vítima

Claudete Galeno teve o olho e a mão lesionados durante a discussão. De acordo com o delegado de Luís Correia, Eduardo Ferreira, a motivação da briga ainda é desconhecida, uma vez que, o caso ainda não foi levado ao distrito policial.



Graciane Sousa 
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Portaldocatita

Mulheres são presas acusadas de furtar desodorante e xampu

Três mulheres foram presas na cidade de Luís Correia na tarde de quinta-feira (9), acusadas de furtar lojas no centro do município. Segundo a polícia, as três são maiores de idade, mas praticam pequenos delitos desde que eram adolescentes. 


O trio foi interceptado pela Polícia Militar quando tentava ir de van para a cidade de Parnaíba. Em poder das suspeitas foram encontrados produtos de higiene pessoal e confecções furtados de um supermercado e de uma loja.

“São a Anastácia Batista da Silva, Isabel Batista da Silva e Maria Mariane Sousa Silva. Duas são irmãs e a outra é prima. Elas são ciganas de Parnaíba e já tem várias passagens por furtos. Elas entram em lojas e enquanto uma distrai o vendedor, as outras duas escondem desodorantes, xampus, calcinhas, sutiãs, pequenas coisas, nas bolsas ou na roupa”, descreve o delegado de Luís Correia, Eduardo Ferreira. 

As três mulheres estão detidas no distrito de Luís Correia, mas devem ser transferidas para a penitenciária de Parnaíba. 


Carlos Lustosa Filho (Com informações do portal do Catita)
redacao@cidadeverde.com

Secretaria divulga edital de matrículas para escolas da rede municipal

A secretaria de Educação e Cultura de Luís Correia divulgou edital de matrículas para escolas da rede municipal de ensino que ocorrem até o próximo dia 31.

As matrículas para o Ensino Fundamental serão realizadas para alunos do 1º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para alunos que iniciarão os estudos, estão asseguradas matrículas somente para crianças que completarão seis anos de idade até 31 de Março de 2014, conforme Resolução do CNE, nº1 de 14 de Janeiro de 2010.

No Ensino Fundamental regular, as matrículas serão efetivadas para os alunos de até 15 anos, que estejam no 8º ano, e para alunos de até 16 anos que estejam no 9º ano desta fase.

Os interessados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) deverão procurar as unidades escolares que ofertaram em 2013, da 1ª a 4ª etapa (correspondente à 1ª – 8ª série) do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos, observando o número de alunos por turma estabelecido no edital e que funcione no turno da noite.


Confira a documentação





Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Animal marinho encalha e banhistas auxiliam no resgate

Um animal marinho, supostamente um filhote de baleia, foi resgatado por banhistas nesta quarta-feira (01), na praia do Arrombado, em Luís Correia. O animal encalhou na areia, ainda vivo, e não conseguiu retornar ao mar.

                          Fotos: Proparnaiba

O filhote tinha algumas marcas, possivelmente, causadas por redes de pesca e apresentava-se bastante debilitado. Após várias tentativas e com auxílio do Corpo de Bombeiros, banhistas e surfistas, o animal foi devolvido ao mar.


Biólogos também foram acionados para analisar o suposto filhote de baleia, mas o animal marinho já havia sido devolvido a água. 


"Acreditamos que há fortes chances do animal encalhar novamente em outras praias, devido às características apresentadas durante o encalhe. No entanto, estaremos atentos para resgatar este ou qualquer outro animal do mar", destacam biólogos.


Com informações Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Temendo falta de energia, turistas levam gerador para curtir virada de ano no litoral

As praias do litoral do Piauí são um dos destinos mais disputados no início do ano. Desde o último fim de semana, cidades como Luís Correia e Parnaíba já estão lotadas de turistas e alguns, inclusive, incluem na bagagem, além de roupas, sapatos e produtos de higiene pessoal até gerador de energia elétrica.

                          Foto: Blogdoyurigomes

O flagra foi registrado na avenida Pinheiro Machado, em Parnaíba, com turistas que seguiam para Luís Correia, a 338 km de Teresina. Na carroceria da camionete era possível perceber que, entre os itens indispensáveis para a viagem em família, estavam uma geladeira, colchões de cama e o gerador de energia.

A preocupação dos visitantes é justificada pela constante falta de energia, assim como a precariedade no serviço de abastecimento de água, durante período de férias ou grande concentração de pessoas.

Preocupada com o falha recorrente, a prefeita Adriane Prado se reuniu, recentemente, com representantes da Agespisa e Eletrobras, para assegurar abastecimento de água e o fornecimento de energia.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Luís Correia terá queima de fogos de 10 minutos e shows na virada do ano

Uma grande concentração de turistas já é notada nas praias e ruas do município de Luís Correia, a 338 km de Teresina. A estimativa, de acordo com a Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), é que cerca de 80 mil pessoas confiram as atrações da virada do ano na praia de Atalaia.


Entre as atrações estão as bandas Sirano e Sirino, Lene Silva e Groove da Negona, Dandinha e Fabrícia e Banda e a apresentação de mais de seis DJs. Os turistas acompanharão a chegada de 2014 com a tradicional queima de fogos que, neste ano, terá duração de 10 minutos.

Sirano e Sirino

O comandante da Ciptur, major Pacífico, destaca que principal rua de acesso à orla de Atalaia será fechada a partir das 17h, desta terça-feira (31), para garantir comodidade aos visitantes.

Na semana passada, a prefeita Adriane Prado se reuniu com representantes da Agespisa e Eletrobras, para assegurar abastecimento de água e o fornecimento de energia,  e assim evitar possível falhas, como em anos anteriores. 

Prefeita Adriane Prado


Ainda segundo a gestora, uma força-tarefa também foi montada para garantir a limpeza, bem como iluminação da orla. 


Parnaíba

Na  praia Pedra do Sal, em Parnaíba, a cantora paraense Gaby Amarantos será a grande atração da virada do ano. O evento contará com uma megaestrutura, com shows a partir das 21h30, e previsão de término da festa popular é às 5h, do primeiro dia do ano. 


Cajueiro da Praia

No município de Cajueiro da Praia, a 384 km de Teresina, os turistas comemorarão a passagem de ano ao som da banda Desejo e à meia-noite com a tradicional queima de fogos. Cerca de 5 mil pessoas são estimadas na grande festa popular que contará ainda com a participação de DJs. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Homem morre após cair de moto enquanto voltava de festa no litoral

O homem identificado como Edinaílson Duarte da Rocha, de 36 anos, morreu após cair de moto e bater a cabeça na BR 402, na altura do povoado Camurupim, zona Rural de Luís Correia.

Fotos: Tiago Mendes / TV Cidade Verde

O fato ocorreu por volta das 8h deste domingo (29). Segundo a Polícia Militar, que esteve no local. Ednaílson voltava de uma festa em Cajueiro da Praia, quando provavelmente dormiu no veículo e acabou caindo.

A ORF foi acionada e o IML fez a remoção do corpo para os procedimentos legais.



Flash de Tiago Mendes
Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Posts anteriores