Cidadeverde.com

Abertas inscrições para 3ª Regata de Canoas a Vela do Coqueiro

Estão abertas as inscrições para a 3ª Regata de Canoas a Vela do Coqueiro que será realizada no dia 30 de julho na Praia do Coqueiro, a partir do meio-dia. O prêmio é de R$ 3 mil dividido par cinco categorias.

De acordo com o presidente da Associação dos Pescadores de Luís Correia, Júlio Cesar Oliveira de Sousa, até o momento onze canoeiros já se inscreveram e os interessados podem procurar a organização até o dia 20.

“As inscrições podem ser feitas na Colônia de Pescadores e na Travessa José Gonçalves, n 1154, na Praia do Coqueiro”, afirma o presidente. 

Os competidores vão percorrer da saída da orla do Coqueiro mais de dez milhas em mar aberto até uma boia e retornar voltando para o ponto de partida. 

A organização é da Associação de Pescadores e Pescadoras do Coqueiro da Praia. 


Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Acidente envolvendo 4 veículos deixa motociclista morto no litoral

  • moto_pc.jpg Portal do Catita
  • morte_moto00.JPG Portal do Catita
  • morte_moto_066.JPG Portal do Catita
  • morte_moto_063.JPG Portal do Catita
  • morte_moto_034.JPG Portal do Catita
  • morte_moto_028.JPG Portal do Catita
  • morte_moto_015.JPG Portal do Catita
  • morte_moto_011.JPG Portal do Catita
  • morte_moto_005.JPG Portal do Catita

 

Um acidente envolvendo quatro veículos deixou uma pessoa morta na estrada entre Luís Correia e Parnaíba, no litoral do Piauí. Por volta das 11h da manhã deste sábado (25), uma caminhonete modelo Hilux colidiu contra uma motocicleta Tornado e provocou o atropelamento de um ciclista que ficou gravemente ferido e foi encaminhado para o hospital. 

O ciclista não foi identificado. Já o condutor da moto, Sebastião Francisco do Nascimento, 30 anos, conhecido como Neto, morreu no local. Ele bateu o veículo em um carro, modelo HB20, que estava parado no acostamento da BR-343. 

A Policia Rodoviária Federal, PPTRAN e a Perícia Cientifica, estiveram no local para colher as informações do acidente. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para remover o corpo do motociclista.

As primeiras informações são de que o acidente aconteceu quando a Hilux tentou atravessar a BR-343 para entrar em uma residência. 

Da Editoria de Cidades
Com informações do Portal do Catita.
cidades@cidadeverde.com

 

Previsão é de chuva e tempo nublado para o fim de semana no litoral

O tempo deve permanecer quente no Piauí pelos próximos dias com instablidades e possibilidade de chuvas apenas no Norte do Piauí.  O tempo na região permanece claro e parcialmente nublado com chuva rápida e isolada chegando até o litoral. 

O Centro-norte segue a mesma tendência enquanto as outras regiões terão tempo ensolarado quente e com declínio de umidade à tarde. Em Teresina, o sol permanece entre nuvens com um pouco de instabilidade a noite.

A previsão para o litoral é de tempo parcialmente nublado com chuva passageira e isolada e máxima de 35 ºC. Na capital - Sol entre poucas nuvens.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Autônomo achado em Luís Correia foi identificado pela arcada dentária

O Instituto Médico Legal de Teresina confirmou que o corpo encontrado ontem (21) nas proximidades do porto de Luís Correia era do autônomo Marcos Vinícius Silva, 38 anos, que havia desaparecido no último domingo (19).  O diretor da perícia criminal de Parnaíba, Frederico Augusto, explica que, devido ao avançado estado de decomposição da vítima (que estava com o rosto desfigurado),  a identificação foi realizada por um odontolegista, profissional que não existe no litoral piauiense. 

Ele explica que o reconhecimento por meio da arcada dentária é importante para que não hajam erros na identificação do cadáver. 

"Existem várias formas de reconhecimento. Por exemplo, quando o corpo está íntegro, o familiar vai ao IML e reconhece pelas características físicas. Porém, quando o corpo está em decomposição o reconhecimento deve ser feito através do exame de necropapiloscópia (estudo das digitiais do cadáver), pelo odontolegista que avalia a arcada dentária ou através do exame de DNA, quando se é colhido material genético dos pais e do cadáver", explica Frederico Augusto.

O diretor da perícia criminal de Parnaíba acrescenta que a identificação de cadáveres somente por meio de características físicas ou vestimentas é muito arriscado e relata que houve casos de familiares que reconheceram um parente que havia desaparecido e dias depois a pessoa que, teoricamente, estava morta apareceu viva. 

"A melhor estratégia foi enviar o corpo para Teresina para que não aconteçam outros casos como já ocorreram na Capital. Às vezes, na emoção e angústia pelo desaparecimento de um ente querido, são feitos julgamento equivocados e o mesmo familiar que reconheceu o corpo, dias depois vai registrar um BO porque o ente apareceu. Isso gera uma complicação muito grande, pois aquele corpo que foi enterrado terá que ser exumado para ser identificado. Então, em muitos casos, é falho o reconhecimento feito através das características físicas ou vestimentas, até porque as roupas vendidas no mercado são feitas em larga escala e todo mundo pode ter uma bermuda azul ou branca, por exemplo", reitera Frederico. 

O corpo do autônomo Marcos Vinícius Silva saiu de Parnaíba por volta das 23h30, já foi periciado no IML de Teresina e liberado para sepultamento. A vítima morreu por afogamento.

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Potencialidades do Piauí são apresentadas para economistas do Nordeste

O Plano Plurianual 2016-2019 e a carteira de projetos do Piauí para os próximos anos foram alguns dos temas abordados pelo secretário do Planejamento, Antonio Neto, durante a sua participação, na quinta-feira, 16, no XXV Encontro de Entidades de Economistas do Nordeste, realizado em Luiz Correia. O evento teve como tema “O Protagonismo do Nordeste para o Desenvolvimento do Brasil no Século XXI: Diagnóstico, Iniciativas e Estratégias para o Futuro".

Em sua fala, o secretário destacou as potencialidades do Estado, dando ênfase às áreas do turismo, mineração, agronegócio, energia eólica e agricultura familiar, apresentando a necessidade de criação de um plano regional de desenvolvimento para o Nordeste.

“É preciso que exista um plano de desenvolvimento para toda a região Nordeste. É preciso que o País acorde para isso! Eu quero parabenizar as Coordenações dos Conselhos Regional e Federal de Economia que nos permitiram este amplo debate, com a participação de vários estados nordestinos, através de seus conselhos, com a participação de órgãos como o Ipea, a Universidade Federal, a Sudene, a Fundação Cepro e vários outros órgãos locais e intra-regionais, que ajudaram a gente a discutir o processo”, disse ele.

Antonio Neto enfatizou ainda diante do momento político, discussões como essa ajudam a buscar soluções para criar um processo de desenvolvimento territorial sustentável.

“Investir nas áreas estratégica que cada estado como saúde, educação, mas ao mesmo tempo voltados para a geração de emprego e renda, é o caso do agronegócio, energia eólica, turismo, e ao mesmo tempo apontamos para a necessidade de se buscar uma reforma que possa buscar mais recursos e mais investimentos para os estados”, completa o secretário.

 

redacao@cidadeverde.com

Casal fica ferido após capotamento de veículo em Luís Correia

Duas pessoas ficaram feridas após um acidente seguido de capotamento na cidade de Luís Correia, litoral do Piauí. De acordo com a polícia militar de Parnaíba, cidade vizinha, o carro capotou depois que subiu em um banco de areia na pista. 

Uma das vítimas foi Alan Sousa Sena, Condutor do veículo. O Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para fazer o resgate, pois o homem ficou preso nas ferragens. Com ele, estava Brenda Maria Galeno dos Santos. Os dois estavam na picape modelo Saveiro, de placa NIM-1717, de Luiz Correia, cor Prata. 

O condutor sofreu uma lesão leve na cabeça e a passageira fraturou a perna esquerda na altura da panturilha.

A informação é de que os dois voltavam de show no estádio Verdinho, seguiam pela avenida Nossa Senhora de Fátima em direção a Luís Correia e, na altura do posto Victória Center, perderam o controle do carro e subiram em um monte de areia sobre a pista. O carro chegou a capotar duas vezes.

 

Da Editoria de Cidades
redacao@cidadeverde.com

Padrasto arma flagrante para prender suspeito de aliciar menina de 14 anos

Um idoso de 60 anos foi preso suspeito de aliciar uma estudante de 14 anos, na cidade de Luís Correia, a 338 km de Teresina. O caso foi descoberto porque a própria adolescente contou ao padrasto que estava sendo aliciada na porta da escola. O suspeito estaria oferecendo dinheiro em troca de sexo. 

Pedro Cardoso de Sousa foi preso após um flagrante armado pelo padrastro na vítima em um shopping no litoral. 

"Essa menor vinha sofrendo esse assédio e contou aos familiares. Diante disso, o padrastro instruiu a menina a aceitar o convite do suspeito e acionou a polícia. Quando vimos o idoso no local marcado, perguntamos o que ele estava fazendo lá e ele confirmou que estava esperando uma menina. Diante das evidências, todos foram levados para a delegacia", explica o major Antônio Pacífico, da Companhia de Policiamento Turístico de Luís Correia (Ciptur).

O flagrante ocorreu na noite de ontem (30) e o suspeito foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba. O caso será investigado pela Polícia Civil. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Darival Júnior (TV Cidade Verde)

Caminhão carregado de cachaça tomba e explode na BR-402

  • chaval.jpg Divulgação
  • chaval_(9).jpg Divulgação
  • caminhao-moto.jpg Divulgação
  • caminhao-BM.jpg Divulgação
  • caminhao.jpg Divulgação

Um caminhão carregado de cachaça se envolveu em um acidente na BR-402, no limite entre o Piauí e o Ceará, na região Norte, próximo ao litoral. O veículo estaria em alta velocidade e teria sobrado em uma curva, no povoado Lagoa do Camelo, na zona rural de Luís Correia. Ao tombar, o caminhão explodiu várias vezes por conta da carga inflamável. 

Ao derrapar, o caminhão bateu em uma motocicleta atingindo um casal que estava no veículo. O acidente aconteceu às 18h30 de ontem e ambos os veículos ficaram totalmente carbonizados. 

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local. 

O motorista do caminhão e o casal na moto foram encaminhados ao hospital com fraturas pelo corpo, mas não sofrem risco de morte. O motorista foi levado para Sobral e o casal encaminhado para Parnaíba. 

 

 

Caroline Oliveira
Com informações do repórter Darival Júnior
carolineoliveira@cidadeverde.com

Luís Correia: maior maré de 2016 fecha bares e restaurantes na praia de Macapá

  • mcapaa.jpg Erismar Calixto/TV Cidade Verde
  • mcapa2.jpg Erismar Calixto/TV Cidade Verde
  • mcapa.jpg Erismar Calixto/TV Cidade Verde
  • mcap.jpg Erismar Calixto/TV Cidade Verde
  • mcaapa.jpg Erismar Calixto/TV Cidade Verde
  • macapa1.jpg Erismar Calixto/TV Cidade Verde
  • macaapa.jpg Erismar Calixto/TV Cidade Verde
  • maacapa.jpg Erismar Calixto/TV Cidade Verde

A maior maré já registrada esse ano fechou bares e restaurantes e está ameaçando casas localizadas à margem da praia de Macapá, em Luís Correia (338 km de Teresina). Empresários e moradores locais afirmam que o mar já avançou cerca de 1 km em 20 anos. 

"Aqui tinha muitas construções. Tinha pousadas, chafariz, sítio, que ficavam pelo menos um quilômetro para dentro do mar. Em 20 anos, o mar invadiu isso tudo. E vai invadir mais e acabar com essas coisas aqui. Tem um bar aqui que já foi mudado oito vezes de lugar", declarou o pescador Raimundo Soares, que em 63 anos e viveu toda a vida na região. 

O empresário Michael Andersen construiu uma casa bem próximo à praia e acredita que poderá ficar no local somente por mais um ano. Nesta maré, o mar chegou a dois metros da varanda da residência. 

"Esse ano é a segunda vez que chega perto assim. Daqui pra frente acho que temos mais um ano para ficar nesse local. A natureza tem um espetáculo com hora marcada. É triste ver meu vizinho lutando para ficar com a casa dele. Mas é um fenômeno local e a praia de Macapá está sempre mudando e acho que isso não vai mudar tão cedo", declarou. 

Neste ciclo, a água deve baixar somente no próximo domingo (10). Por enquanto, os bares permanecem fechados no local. As águas devem voltar a subir com força total ainda no mês de agosto deste ano. 

 

Maria Romero com informações do Notícia da Manhã
redacao@cidadeverde.com

Ex-prefeito de Luís Correia é condenado a pagar multa de R$ 681 mil

Na última segunda-feira (07), os desembargadores do Tribunal Regional da 22ª Região (TRT) reconheceram, por unanimidade, a legitimidade de Francisco Araújo Galeno, o Kim do Caranguejo, ex-prefeito do município de Luís Correia, a responder pessoalmente pelo cumprimento das obrigações acordadas pelo município com o Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI).

O acórdão, assinado pelo relator des. Arnaldo Boson, destaca que a “formalização do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) em gestão anterior não exime o gestor subsequente de sua responsabilidade” levando em consideração o princípio da impessoalidade. O Pleno deu provimento ao agravo de instrução do MPT, que defendeu a legitimidade pessoal do ex-prefeito, mais conhecido como Kim do Caranguejo. 

No entendimento do Tribunal, “ao assumir o cargo de prefeito e tomar conhecimento do TAC, o gestor tem a obrigação de cumpri-lo em nome do município”. Dessa maneira, foi reformada a sentença expedida pelo juiz da Vara do Trabalho de Parnaíba, e determinada a execução do TAC.

Entenda o caso – A procuradora do Trabalho, Maria Elena Rêgo, ajuizou ação de execução de TAC alegando que o ex-prefeito não cumpriu as obrigações assumidas com o Ministério Público de fornecer aos trabalhadores da coleta e transporte de lixo urbano e hospitalar os equipamentos de proteção individual adequados ao risco da própria atividade e de submeter o sistema de coleta de lixo às normas de segurança e saúde dos trabalhadores. 

Kim do Caranguejo foi prefeito de Luís Correia de 2009 a 2012, administração que sucedeu o senhor Antônio José dos Santos Lima, que assinou o acordo com o Ministério Público em 09 de julho de 2008.

A sentença da 1ª instância da Justiça do Trabalho havia eximido Kim do Caranguejo do pagamento da multa pessoal diária de R$ 500,00 por cláusula infringida do TAC, mas a procuradora do Trabalho, Maria Elena Rêgo, recorreu à segunda instância do TRT/PI, argumentando que, por três vezes, notificou o então prefeito para discutir os itens não cumpridos do Termo de Ajustamento de Conduta, mas ele não se manifestou.

O Pleno entendeu que “ao assumir o cargo de prefeito e tomar conhecimento do acordo firmado, tem a obrigação de cumpri-lo em nome do município, sob pena de ser responsabilizado nos termos estabelecidos com o MPT”. Ao reformar a sentença, o TRT autorizou a execução do TAC, que prevê a condenação do senhor Francisco Araújo Galeno ao pagamento de multa no valor de R$ 681.000,00 em razão do descumprimento do Termo de Ajuste de Conduta.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores