Cidadeverde.com

Jovem é acusado de arrombar 130 casas na praia de Macapá

Um homem conhecido como Bruno está sendo acusado de arrombar pelo menos 130 casas na região da praia de Macapá, em Luís Correia. Quando os crimes começaram, o acusado ainda era menor de idade. Ele completou 18 anos no último mês de dezembro. O rapaz já foi preso mais de 25 vezes.

"Não adianta prender e no outro dia mandar soltar. Dizem que não é ameaça para sociedade por que são bens materiais", reclama Otávio Lima, comerciante da região.

O aposentado Joaquim Gomes, de 85 anos, possui uma casa de veraneio na praia e já pensa em vender o imóvel, que já foi arrombado oito vezes. "Eu estou pensando em abandonar, já quis vender por conta dessa situação", lamenta o aposentado.

Um empresário que possui uma escola de Kite Surf na praia chegou a flagrar uma ação em seu estabelecimento e tentou fazer justiça com as próprias mãos. "Eu peguei 4 dias de cadeia, sendo que o ladrão não sou eu", afirmou César Camurça.

O delegado interino de Luís Correia, Rodrigo Melo, pediu confiança ao trabalho da polícia. "A gente pede que a população confie no trabalho da polícia. A polícia não está descansando e vai enviar o resultado das investigações para o Judiciário e Ministério Público tomarem as providências cabíveis", declarou.

Da Redação (Com informações da TV Cidade Verde)
redacao@cidadeverde.com

Vereador é baleado em assalto após de sair de banco

O vereador da Câmara de Luís Correira, Sebastião Passos de Sousa (PSB), conhecido como Cabelo Duro, foi atingido como um disparo de arma fogo em um assalto na localidade Brandão, zona rural do município. O parlamentar havia acabado de sacar o vencimento do mês, quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta. 

O assalto ocorreu por volta das 9h30, desta quarta-feira (21). Na ação, foram levados também a motocicleta e outros pertences pessoais. 

"Ele sacou o dinheiro e voltava para casa, quando foi abordado. Ao ser socorrido, o vereador disse que um dos elementos mandou ele parar e como não obedeceu, atiraram três vezes, quando ele parou a moto", disse o sargento Fábio Costa. 

Dos três tiros, apenas um atingiu a perna esquerda do parlamentar que foi encaminhado ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba. 

"Nenhum dos acusados foi identificado até o momento. Acreditamos que a vítima já vinha sendo seguida pelos criminosos. Estamos em diligência", finaliza Costa.

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Caminhão com botijões de gás tomba e motorista morre preso às ferragens

  • Robison Castilho
  • Robison Castilho
  • Robison Castilho
  • Robison Castilho
  • Robison Castilho
  • Robison Castilho
  • Robison Castilho

Um caminhão carregado com botijões de gás capotou por volta das 4h desta segunda-feira (19), na BR-402, próximo ao povoado Camurupim, em Luís Correia. O condutor do veículo, identificado como Albino Luciano da Silva, 36 anos, natural da cidade de Limoeiro do Norte, Ceará, morreu no local. 

Equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar foram acionados. O acidente ocorreu em uma curva após o motorista perder o controle do caminhão. Os botijões de gás estavam vazios e não houve explosão.

O agente de Polícia Civil de Parnaíba a serviço do IML, Robison Castilho, disse que no caminhão foram encontrados alguns comprimidos que seriam de roupinol, medicamento que induz a pessoa ao sono. 

"Ele ficou preso às ferragens e o bombeiros tiveram que utilizar um guincho para puxar a cabine do caminhão e remover o corpo da vítima que ia com destino a Fortaleza, no Ceará", disse Castilho.

O corpo foi removido po volta das 6h ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Jovem de 17 anos morre afogado em piscina durante colônia de férias

Foto: Proparnaiba

Um jovem identificado como Tiago Vitor Oliveira e Filho, 17 anos, morreu em consequência de um afogamento na piscina do Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (Iapep), em Luís Correia, a 338 km de Teresina.

A vítima participava de uma colônia de férias, quando ocorreu o incidente neste domingo (18). O jovem ainda chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que solicitou apoio de uma Unidade Avançado de Parnaíba. 

A pesar dos esforços, Tiago Vitor morreu a caminho do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda). O corpo do adolescente ainda se encontra no Instituto Médico Legal (IML), de Parnaíba. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Proparnaiba

Técnicos do Biomade identificam 1º ninho de tartaruga marinha da temporada 2015

 

Na Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta, em Luís Correia, foi identificado o primeiro ninho de tartaruga marinha da temporada 2015. A desova no litoral piauiense ocorreu há uma semana  e foi acompanhada por equipes do  projeto Biomade- patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.

“Nesse período de janeiro a julho as tartarugas marinhas desovam no litoral piauiense, berçário de três espécies que frequentam regularmente nossas praias para confeccionar os ninhos. Um dos desafios do projeto é controlar a circulação de veículos na praia, o que pode comprometer os ninhos e consequentemente o desenvolvimento dos filhotes", destaca Werlanne Magalhães, coordenadora técnica do projeto Biomade.

Como proposta educativa, equipes do Biomade distribuíram placas nos trechos de praia, sinalizando a importância da área para conservação da espécie. 

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Tartaruga achada em rede de pesca sobrevive e é devolvida ao mar

Neste domingo (04), a equipe do projeto Biomade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, devolveu ao mar uma tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea), que foi encontrada encalhada no primeiro dia do ano. 

O animal era um macho adulto de 70 cm de comprimento de carapaça e estava enrolada com apetrechos de pesca. 

                                       Fotos: Biomade

Após dois dias de observação, a tartaruga apresentou comportamento e natação satisfatórios para ser devolvida ao mar. A soltura ocorreu na praia Peito de Moça, Luís Correia, e foi acompanhada por dezenas de curiosos.

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Litoral do Piauí registra seis afogamentos em um dia

Thiago Amaral/Arquivo/Ccom

O Corpo de Bombeiros socorreu, na tarde desta quarta-feira (31), um homem que estava se afogando na Praia de Atalaia, em Luis Correia. A vitima ingeriu uma grande quantidade de água e foi encaminhada para o hospital.

De acordo com o major Rivelino Leite, comandante do 2° Batalhão do Corpo de Bombeiros, este foi o sexto caso de príncipio de afogogamento na praia, somente nesta quarta-feira (31).

"Nesse período estas ocorrências são corriqueiras, além disso, surgiu um buraco em Atalaia que está tornando o banho mais perigoso", pontou o comandante.

 

Foto: Carol Porto/TV Cidade Verde

Com as festas de fim de ano, o movimento nas praias piauienses aumenta o que contribui para o aumento dos casos de afogamento. O Major Rivelino Leite alerta para os perigos do período. "As pessoas devem sempre procurar banhar em locais onde existam guarda-vidas, se a pessoa não souber nadar a água não deve passar da cintura, além de evitar entrar no mar após ter ingerido bebidas alcoólicas. O risco de beber e entrar na água é o mesmo que beber e dirigir", afirma o comandante.

 

Luiz Carlos Júnior (Especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com

 

Após roubos no litoral, polícia dá dicas de segurança para turistas

Muitos turistas que vão ou estão no litoral piauiense devem ficar atentos à segurança de seus objetos durante a estada nas cidades, que normalmente são tranquilas, principalmente Luís Correia, onde o fluxo de turista aumenta consideravelmente neste período de férias.

As polícias militar e civil dão dicas para que as pessoas não sejam pegas de surpresa e tenham que antecipar o retorno para casa, por causa de furtos e roubos. 

“Vem muita gente para cá e também possivelmente vem também pessoas com má intenção, por isso devem ter cuidado com seus pertences”, destaca o Major Pacífico. 

Veja as dicas da polícia:

- Não deixar pertences à vista dentro dos carros, como bolsas e outros objetos;
- Contratar um vigia para guardar a casa à noite, principalmente;
- Não dormir em varandas com pertences à vista, como notebooks, celulares;
- Ter cuidado ao sacar dinheiro em caixas eletrônicos;
- Fechar portas e janelas sempre que forem sair;
- Observar ao chegar e sair se não há pessoas estranhas próximo às casas.  
  
A polícia já registrou três arrombamentos de carros e uma casa furtada na praia de Atalaia. 

Sem reforço policial

Apenas 120 policiais militares foram destacados para o reforço nas férias e nenhum policial civil foi escalado para prestar serviço em Luís Correia. A informação é do titular da delegacia da cidade, João José. 

O secretário de Segurança, Luís Carlos Martins, confirmou que não foi enviado reforço por falta de recursos, mas acredita que o aumento do efetivo de agentes de polícia que ocorreu neste ano, deixa a situação confortável. 

“Houve um aumento de mais 25 policiais tanto em Luís Correia como em Parnaíba e isso ameniza a situação”, destacou. 


Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Bandidos fazem 'arrastão' em casa no litoral e deixam turistas apenas com roupa do corpo

Turistas tiveram uma surpresa desagradável no litoral piauiense e anteciparam a volta para Teresina. Bandidos fizeram um 'arrastão' em uma casa de veraneio na Praia de Atalaia, em Luís Correia, e as oito pessoas que pretendiam passar as festas de fim de ano na cidade ficaram apenas com a roupa do corpo. 

O publicitário Aldo Nunes conta que o arrombamento ocorreu por volta das 20h do último domingo (28). A família havia chegado à residência um dia antes e pretendia retornar para Teresina somente no dia 04 de janeiro. 

"Saímos da casa por volta das 19h e quando retornamos às 23h30 levamos um susto. Eles levaram as roupas dentro das malas e ainda a bolsa de minha tia com todos os documentos", disse o publicitário. 

Para invadir a residência, os criminosos entraram pelo telhado e, em seguida, abriram a porta. Os documentos levados foram encontrados após a família registrar Boletim de Ocorrência. 

"Foi um transtorno muito grande e no dia seguinte viemos embora. Imagina comprar roupas para oito pessoas, além do susto. Estávamos em um grupo de oito pessoas, com crianças e maioria eram mulheres. Tivemos que antecipar a viagem em quase uma semana", finaliza Aldo Nunes. 

Na madrugada de ontem (29), um homem e duas mulheres foram abordados e tiveram o carro e objetos pessoais levados durante um assalto na PI-211, em Buriti dos Lopes. O condutor do veículo- que não teve a identidade revelada- contou que havia estacionado o carro quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta que exigiram todos os pertences das vítimas, inclusive, as roupas. Até o momento, o carro roubado não foi localizado. 

 

Veja dicas de segurança no litoral

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Justiça suspende multa de R$ 500 mil por casa construída na praia

Uma medida cautelar suspendeu a multa de R$ 554.232 em desfavor do proprietário de um imóvel localizado na praia Peito de Moça. A ação judicial era justificada pelo fato de que a casa estaria além dos limites permitidos para construção de imóveis. 

A superintendente de Patrimônio da União do Estado do Piauí, Ana Célia Véras, informou que a decisão teve efeito suspensivo. “O desembargador (federal, Souza Prudente, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região) suspendeu a cobrança até o julgamento final e usou como argumento o alto valor da multa”, afirmou. 

Cerca de 200 construções em outras praias como Atalaia, Peito de Moça, Cajueiro da Praia e Barra Grande estão sendo fiscalizadas e notificadas com multas de até R$ 1 milhão. A Justiça Federal do Piauí determinou então que fosse feito o recadastramento de todos os proprietários de imóveis na orla litorânea do estado. 

O advogado Apoena Machado que defende o proprietário do imóvel descreve que os donos das residências foram notificados através de edital para que tirassem as cercas de suas casas, dentro de uma demarcação provisória feita pelo MPF e outros órgãos do Meio Ambiente. “Nós temos uma demarcação provisória que não respeita os critérios da federal em cima da qual estão sendo aplicadas as multas. O que nós pedimos foi que a demarcação não existe. É preciso que até, que seja feita a demarcação as pessoas não sejam multadas”, justifica. 

 

 

 

Carlos Lustosa Filho
Com informações de Darival Júnior (TV Cidade Verde)
carloslustosa@cidadeverde.com

Posts anteriores