Cidadeverde.com

Animal marinho encalha e banhistas auxiliam no resgate

Um animal marinho, supostamente um filhote de baleia, foi resgatado por banhistas nesta quarta-feira (01), na praia do Arrombado, em Luís Correia. O animal encalhou na areia, ainda vivo, e não conseguiu retornar ao mar.

                          Fotos: Proparnaiba

O filhote tinha algumas marcas, possivelmente, causadas por redes de pesca e apresentava-se bastante debilitado. Após várias tentativas e com auxílio do Corpo de Bombeiros, banhistas e surfistas, o animal foi devolvido ao mar.


Biólogos também foram acionados para analisar o suposto filhote de baleia, mas o animal marinho já havia sido devolvido a água. 


"Acreditamos que há fortes chances do animal encalhar novamente em outras praias, devido às características apresentadas durante o encalhe. No entanto, estaremos atentos para resgatar este ou qualquer outro animal do mar", destacam biólogos.


Com informações Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Temendo falta de energia, turistas levam gerador para curtir virada de ano no litoral

As praias do litoral do Piauí são um dos destinos mais disputados no início do ano. Desde o último fim de semana, cidades como Luís Correia e Parnaíba já estão lotadas de turistas e alguns, inclusive, incluem na bagagem, além de roupas, sapatos e produtos de higiene pessoal até gerador de energia elétrica.

                          Foto: Blogdoyurigomes

O flagra foi registrado na avenida Pinheiro Machado, em Parnaíba, com turistas que seguiam para Luís Correia, a 338 km de Teresina. Na carroceria da camionete era possível perceber que, entre os itens indispensáveis para a viagem em família, estavam uma geladeira, colchões de cama e o gerador de energia.

A preocupação dos visitantes é justificada pela constante falta de energia, assim como a precariedade no serviço de abastecimento de água, durante período de férias ou grande concentração de pessoas.

Preocupada com o falha recorrente, a prefeita Adriane Prado se reuniu, recentemente, com representantes da Agespisa e Eletrobras, para assegurar abastecimento de água e o fornecimento de energia.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Luís Correia terá queima de fogos de 10 minutos e shows na virada do ano

Uma grande concentração de turistas já é notada nas praias e ruas do município de Luís Correia, a 338 km de Teresina. A estimativa, de acordo com a Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), é que cerca de 80 mil pessoas confiram as atrações da virada do ano na praia de Atalaia.


Entre as atrações estão as bandas Sirano e Sirino, Lene Silva e Groove da Negona, Dandinha e Fabrícia e Banda e a apresentação de mais de seis DJs. Os turistas acompanharão a chegada de 2014 com a tradicional queima de fogos que, neste ano, terá duração de 10 minutos.

Sirano e Sirino

O comandante da Ciptur, major Pacífico, destaca que principal rua de acesso à orla de Atalaia será fechada a partir das 17h, desta terça-feira (31), para garantir comodidade aos visitantes.

Na semana passada, a prefeita Adriane Prado se reuniu com representantes da Agespisa e Eletrobras, para assegurar abastecimento de água e o fornecimento de energia,  e assim evitar possível falhas, como em anos anteriores. 

Prefeita Adriane Prado


Ainda segundo a gestora, uma força-tarefa também foi montada para garantir a limpeza, bem como iluminação da orla. 


Parnaíba

Na  praia Pedra do Sal, em Parnaíba, a cantora paraense Gaby Amarantos será a grande atração da virada do ano. O evento contará com uma megaestrutura, com shows a partir das 21h30, e previsão de término da festa popular é às 5h, do primeiro dia do ano. 


Cajueiro da Praia

No município de Cajueiro da Praia, a 384 km de Teresina, os turistas comemorarão a passagem de ano ao som da banda Desejo e à meia-noite com a tradicional queima de fogos. Cerca de 5 mil pessoas são estimadas na grande festa popular que contará ainda com a participação de DJs. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Homem morre após cair de moto enquanto voltava de festa no litoral

O homem identificado como Edinaílson Duarte da Rocha, de 36 anos, morreu após cair de moto e bater a cabeça na BR 402, na altura do povoado Camurupim, zona Rural de Luís Correia.

Fotos: Tiago Mendes / TV Cidade Verde

O fato ocorreu por volta das 8h deste domingo (29). Segundo a Polícia Militar, que esteve no local. Ednaílson voltava de uma festa em Cajueiro da Praia, quando provavelmente dormiu no veículo e acabou caindo.

A ORF foi acionada e o IML fez a remoção do corpo para os procedimentos legais.



Flash de Tiago Mendes
Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Bombeiros reforçam prevenção de acidentes aquáticos no litoral

O destino mais procurado pelos piauienses no Réveillon continua sendo as praias do nosso litoral. Por isso, militares do Corpo de Bombeiros foram deslocados para a região com o intuito de reforçar, juntamente com o efetivo local, a prevenção de acidentes aquáticos e automobilísticos.


De acordo com a major Najra Nunes, 19 bombeiros de Teresina embarcaram, nessa quinta-feira (26), para o litoral. “Diariamente, vamos contar com o apoio de 46 bombeiros nas principais praias de Luís Correia e Parnaíba, bem como na Lagoa do Portinho, pois são os pontos de maior incidência de público”, explica.

Segundo a major, além do trabalho durante o dia, o Corpo de Bombeiros continuará atuando em regime de plantão noturno. “No turno da noite, nossos bombeiros ficarão no quartel, a postos, para atender qualquer ocorrência. Para tanto, enviamos viaturas a mais de atendimento de acidentes automobilísticos, bem como viaturas de combate a incêndio”, explica.

Najra Nunes ressalta que a maior preocupação da corporação é o alto consumo de bebidas alcoólicas por parte dos cidadãos. “Muitas pessoas continuam com o hábito de beber e dirigir, sendo que tal conduta é uma das principais ocasionadoras de acidentes de trânsito. O álcool também está relacionado com os índices de afogamento, por isso nossa atenção se volta para esse público”, cita.

Com relação às crianças, a major orienta que os pais adotem alguma forma de identificação para que, em caso delas se perderem, sejam encontradas mais facilmente. “Como tem muita gente na praia nessa época do ano, fica mais propício das crianças desaparecerem. Nossa indicação é que os pais, por exemplo, mandem confeccionar pulseiras de plástico, que não saem na água, com o nome dos pais e telefone de contato. É uma medida preventiva e que não sai caro”, sugere.

Ademais, Najra Nunes pede que as pessoas usem roupas de banho de cores chamativas, pois, em caso de desaparecimento, fica mais fácil a localização. “Além disso, na hora de banhar, é importante que os cidadãos optem por locais que tenham bombeiros por perto, já que, durante um possível afogamento, o resgate será imediato”, orienta.

O reforço do Corpo de Bombeiros no litoral piauiense segue até o dia 6 de janeiro.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Ciptran e Batalhão da Polícia Rodoviária fazem blitzen no litoral

A segurança no litoral piauiense está reforçada para as festas de virada de ano. Desde o dia 23 de dezembro, a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) está na região.


De acordo com o major Adriano de Lucena, 30 policiais militares da Ciptran estão em Luís Correia trabalhando em parceria com 26 policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE).

“Estamos fazendo o isolamento das orlas das praias de Atalaia, Peito de Moça e Coqueiro. Além disso, estamos fazendo blitzen, todos os dias, em pontos estratégicos, onde realizamos testes de alcoolemia”, destaca.

Major Lucena ressalta que até o momento nenhuma ocorrência foi registrada. “Até agora, está tudo tranquilo por aqui. A movimentação ainda está fraca e nossa expectativa é que não tenhamos que notificar ninguém nos próximos dias”, comenta.

A presença da Ciptran no litoral, para o major Lucena, é de suma importância. "Além de reduzir a incidência de acidentes de trânsito, também reforça a segurança pública, evita que furtos e roubos sejam efetuados, bem como, outros crimes”.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Cerca de 150 policiais militares vão atuar nas praias do litoral do PI

A Polícia Militar, através da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), está realizando a Operação Boas Festas no litoral do Piauí em virtude das comemorações de Natal e fim de ano.


Segundo o major Antônio Pacífico, comandante da Ciptur, um efetivo de cerca de 150 homens estarão em pontos estratégicos do litoral piauiense, como as praias de Luís Correia e Cajueiro da Praia, bem como na estrada que interliga os dois municípios.

As equipes de policiamento ostensivo e de trânsito vão permanecer no extremo norte do Piauí até o dia 02 de janeiro, quando ocorre o retorno de grande parte dos turistas.


Com informações Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Município inova e Papai Noel desfila em trenó estilizado

A decoração natalina de Luís Correia foi inaugurada neste fim de semana e contou com a visita ilustre do bom velhinho aos principais bairro da cidade. Esta é a primeira vez que o município recebe iluminação especial em alusão ao Natal.



A inovação da chegada do Papai Noel ficou por conta do trenó que, na verdade, era uma carroça estilizada com renas e guiada por um motociclista. 


Após desfilar pelas principais vias de Luís Correia, o Papai Noel atendeu a crianças e adultos na praça Núbia Suely. 




Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Eletrobras anuncia desligamento programado no Litoral nesta sexta-feira

A Eletrobras Distribuição Piauí está preparando o litoral do Estado para o aumento na demanda de energia, que cresce em média 30% no final de ano. Por conta disso, nesta sexta-feira(20), será feita a lavagem das subestações Tabuleiros II, Parnaíba I e II, de forma preventiva, para evitar problemas nos isoladores e garantir o fornecimento de energia. 


Em nota enviada a imprensa a Eletrobras informa que o trabalho será realizado das 05h ás 8h da manhã e será necessário o desligamento da rede que atende os quatro municípios do Litoral do Piauí. 
 
Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Agespisa elabora plano de ação para abastecimento no litoral

A Agespisa está executando um plano de ação para garantir o abastecimento regular nas cidades do litoral piauiense neste período de férias. Nesta terça e quarta-feira, o presidente da empresa, José Augusto Nunes, estará na região para ver de perto o andamento das medidas adotadas, como a instalação de geradores de energia, aquisição de novas bombas, manutenção preventiva de equipamentos e a organização de equipes para um plantão permanente na área operacional.

Uma das principais providências é a instalação de seis grupos geradores de energia em locais estratégicos da região litorânea. Em Parnaíba, os equipamentos serão instalados na unidade de captação de água bruta e no complexo da Estação de Tratamento de Água. Já em Luís Correia, a geração própria de energia vai beneficiar as estações elevatórias de água e esgoto.

Outro gerador atenderá o Centro de Reservação do Povoado Barrinha, que abastece a Praia de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia. No local, a empresa também vai instalar novas bombas nos poços.

“Os grupos geradores ficarão em setores importantes da produção e distribuição da água, garantindo o abastecimento mesmo em caso de falta de energia elétrica”, ressalta o presidente da Agespisa, José Augusto Nunes.

Durante todo o período de férias, a Agespisa vai trabalhar com plantões especiais para atender aos usuários e turistas. As solicitações e reclamações podem ser feitas através do telefone 0800 086 8888, que funciona durante 24 horas. A ligação é gratuita, inclusive de telefone celular.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores