Cerca de 150 policiais militares vão atuar nas praias do litoral do PI

A Polícia Militar, através da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), está realizando a Operação Boas Festas no litoral do Piauí em virtude das comemorações de Natal e fim de ano.


Segundo o major Antônio Pacífico, comandante da Ciptur, um efetivo de cerca de 150 homens estarão em pontos estratégicos do litoral piauiense, como as praias de Luís Correia e Cajueiro da Praia, bem como na estrada que interliga os dois municípios.

As equipes de policiamento ostensivo e de trânsito vão permanecer no extremo norte do Piauí até o dia 02 de janeiro, quando ocorre o retorno de grande parte dos turistas.


Com informações Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Município inova e Papai Noel desfila em trenó estilizado

A decoração natalina de Luís Correia foi inaugurada neste fim de semana e contou com a visita ilustre do bom velhinho aos principais bairro da cidade. Esta é a primeira vez que o município recebe iluminação especial em alusão ao Natal.



A inovação da chegada do Papai Noel ficou por conta do trenó que, na verdade, era uma carroça estilizada com renas e guiada por um motociclista. 


Após desfilar pelas principais vias de Luís Correia, o Papai Noel atendeu a crianças e adultos na praça Núbia Suely. 




Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Eletrobras anuncia desligamento programado no Litoral nesta sexta-feira

A Eletrobras Distribuição Piauí está preparando o litoral do Estado para o aumento na demanda de energia, que cresce em média 30% no final de ano. Por conta disso, nesta sexta-feira(20), será feita a lavagem das subestações Tabuleiros II, Parnaíba I e II, de forma preventiva, para evitar problemas nos isoladores e garantir o fornecimento de energia. 


Em nota enviada a imprensa a Eletrobras informa que o trabalho será realizado das 05h ás 8h da manhã e será necessário o desligamento da rede que atende os quatro municípios do Litoral do Piauí. 
 
Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Agespisa elabora plano de ação para abastecimento no litoral

A Agespisa está executando um plano de ação para garantir o abastecimento regular nas cidades do litoral piauiense neste período de férias. Nesta terça e quarta-feira, o presidente da empresa, José Augusto Nunes, estará na região para ver de perto o andamento das medidas adotadas, como a instalação de geradores de energia, aquisição de novas bombas, manutenção preventiva de equipamentos e a organização de equipes para um plantão permanente na área operacional.

Uma das principais providências é a instalação de seis grupos geradores de energia em locais estratégicos da região litorânea. Em Parnaíba, os equipamentos serão instalados na unidade de captação de água bruta e no complexo da Estação de Tratamento de Água. Já em Luís Correia, a geração própria de energia vai beneficiar as estações elevatórias de água e esgoto.

Outro gerador atenderá o Centro de Reservação do Povoado Barrinha, que abastece a Praia de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia. No local, a empresa também vai instalar novas bombas nos poços.

“Os grupos geradores ficarão em setores importantes da produção e distribuição da água, garantindo o abastecimento mesmo em caso de falta de energia elétrica”, ressalta o presidente da Agespisa, José Augusto Nunes.

Durante todo o período de férias, a Agespisa vai trabalhar com plantões especiais para atender aos usuários e turistas. As solicitações e reclamações podem ser feitas através do telefone 0800 086 8888, que funciona durante 24 horas. A ligação é gratuita, inclusive de telefone celular.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura lança Sistema Digital de Emissão de Nota Fiscal

A prefeitura de Luís Correia, através da Secretaria de Fazenda lançou o E-nota, sistema eletrônico de emissão de nota fiscal, visando a modernização da Gestão Tributária de ISS/ISSQN. 


O sistema foi desenvolvido para auxiliar o fiscal de ISS da prefeitura, interagir com o contribuinte de ISS, além de contar como ferramenta de fácil utilização para gestão das informações pertinentes a emissão de NFe de Serviços. 

"Luís Correia só tem a crescer com a implantação do sistema e a secretaria de Fazenda vai promover capacitações, acompanhar a implantação do sistema e dar suporte aos contribuintes e prestadores de serviços", afirmou o secretário de fazenda Adriano Santos.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Laudo do IML confirma estupro em garota de sete anos

O Instituto Médico Legal (IML) concluiu o laudo que aponta que a garota de sete anos, que morreu no último dia 25 de novembro, realmente foi estuprada em Luís Correia. A menina passou cinco dias internada na UTI do Hospital Dirceu Arcoverde e acabou falecendo. O laudo concluiu também que apesar das relações sexuais a causa da morte foram complicações provocadas por uma pneumonia.
           
                Foto: Portal do Catita

As suspeitas de que houve violência sexual, surgiram após constatações de edemas na região vaginal e anal. Ouvido pela TV Cidade Verde, o médico legista Charles Pitter, afirmou que em toda sua experiência na área nunca tinha visto ferimentos como aqueles.

Com a conclusão do laudo o delegado de Luís Correia, Eduardo Ferreira já abriu inquérito policial para investigar o crime. Em entrevista a TV Cidade Verde, o delegado informou que estão sendo ouvidos todos os principais suspeitos do caso e membros da família também prestarão depoimentos para que não haja dúvidas sobre a autoria do crime.

A equipe de reportagem foi até a casa da família da jovem, que fica no bairro Beira-Mar em Luís Correia, mas não foi recebida.

Flash de Tiago Mendes (Direto de Luís Correia)
Rayldo Pereira (Da Redação)
redacao@cidadeverde.com

Michel Temer garante verba para conclusão de porto

O deputado Tererê (PSDB) recebeu do vice-presidente da República, Michel Temer,a garantia de empenho na liberação de recursos para a conclusão do Porto de Luís Correia. Em audiência, na quarta-feira passada, em Brasília, ele ouviu de Temer a promessa de que todos os recursos já alocados no PAC 2 serão agilizados. "Ele ficou de boca aberta quando eu relateique 70% do porto já está pronto e o restante já tem recursos assegurados no PAC, mas a burocracia não deixa sair", disse.


Tererê afirma que o atraso secular na conclusão do porto decorre de interesses dos estados vizinhos, que não querem concorrência. "Mas, este argumento agora está esgotado. O porto do Mucuripe e do Pecém, no Ceará, e do Itaqui, no Maranhão, estão superlotados e não tem tem para onde crescer. A solução é o nosso porto, que é completamente viável. Eles diziam que o problema era a falta de projeto,  mas o projeto está aí, completamente pronto e só precisa agora que os recursos sejam liberados", frisou.

Após o encontro com Michel Temer, Tererê esteve com o senador Ciro Nogueira e relatou que o vice-presidente havia pedido a oficialização do assunto. Ciro respondeu que até a próxima quarta-feira estaria com a presidente Dilma apresentando o pleito."Se ela autorizar, agora é só reabrir a licitação e reiniciar a obra", comemora.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Criança de 7 anos morre na UTI; Suspeitas apontam para estupro

Uma criança, que não teve a identidade revelada, faleceu ontem (25) após quase uma semana internada na UTI do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba. O corpo da menina de aproximadamente 7 anos será periciado pelo Instituto Médico Legal, na manhã desta terça-feira (26), para apurar as causas da morte. 

                           Foto: Portaldocatita
 

A vítima, natural do município de Luís Correia, a 338 km de Teresina, teria dado entrada com suspeita de pneumonia e após a morte, haveria surgido especulações de que a mesma faleceu em consequência de um estupro. 

As suspeitas da violência sexual surgiram após constatações de edemas nas regiões vaginal e anal. 

O Cidadeverde.com entrou em contato com o delegado de Luís Correia, Eduardo Alves Ferreira, que afirmou que a Polícia Civil ainda não investiga o caso e que dependerá do resultado dos exames cadavérico e de corpo de delito. "Não se pode falar em estupro porque o corpo ainda não foi periciado. Ainda hoje conversarei com peritos do IML e só depois me pronunciarei sobre a possível violência sexual contra a criança", disse Eduardo Ferreira.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Jovem de Teresina morre em excursão no litoral piauiense

O corpo do adolescente Ricardo Rodrigues da Costa, 17 anos, foi encontrado na praia de Pedra do Sal, em Luís Correia, neste domingo (17). A vítima, natural de Teresina, participava de uma excursão no litoral piauiense e estava desaparecida há dois dias. 

                            Fotos: Portaldocatita

As buscas pelo corpo tiveram início na última sexta-feira (15), após o jovem desaparecer na praia do Peito de Moça. Ricardo Rodrigues foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros, sob comando do major Rivelino Moura, em avançado estado de decomposição. 



Segundo Rivelino, o jovem residia no Conjunto Lagoa Azul, bairro São Joaquim, em Teresina. O corpo foi levado ao IML de Parnaíba para realização de perícia e, em seguida, liberação para a família.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde

Homem morre afogado na praia Peito de Moça nesta sexta

Um homem ainda não identificado morreu afogado por volta das 13h30 desta sexta-feira (15) na praia Peito de Moça, bairro Atalaia, município de Luís Correia, litoral do Piauí.


Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada para realizar buscas. A primeira informação, obtida pela equipe de resgate, era a de que o afogado se tratava de um menino de nove anos de idade.

Depois com outros levantamentos a informação era a de que se tratava de um jovem de adolescente de 17 anos. Mas segundo o Corpo de Bombeiros, a pessoa ainda não há confirmação. As buscas devem prosseguir pela manhã de sábado (16). As pessoas que estiveram na praia citavam que a pessoa veio em uma excursão de Teresina, mas nada confirmado pelos bombeiros.  

Com informações de Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores