Cidadeverde.com

Esporte e Cultura para Todos: agremiações disputam campeonato esportivo

Teve início, nesta terça-feira (23), a XXV edição do "Esporte e Cultura para Todos", em Luís Correia, a 338 km de Teresina. A cerimônia de abertura ocorreu no Ginásio de Esportes Lúcido Portela e contou com a presença da prefeita Adriane Prado, alunos, competidores, pais, professores e autoridades. 


Durante a abertura, os atletas se apresentaram para as torcidas, prestaram o juramento oficial do evento e prestigiaram apresentações culturais.


“É uma forma de integração dos jovens do município. Vamos incentivar a prática esportiva dentro das escolas e garantir lazer para nossos jovens", disse a prefeita que agradeceu ainda o apoio da secretaria de Esporte e Juventude, superintendência de Cultura e à deputada Juliana Moraes Souza, por incentivar a prática esportiva no município, intermediando, inclusive, a liberação de recursos para a construção do Skate Park de Luís Correia.


Participam dos jogos 14 agremiações, entre escolas e equipes, que durante 10 dias disputarão o título de campeã. A final acontece dia 01 de maio, no Ginásio poliesportivo, quando ocorrerá ainda Gincana Cultural e escolha da Garota e Garoto Esporte e Cultura para Todos 2014.  A festa de encerramento do evento será na praça do ginásio, com a Banda Swing Bom.

A deputada estadual Juliana Moraes Souza destacou a importância da prática de esportes para o desenvolvimento dos cidadãos.

“É um dever de um bom administrador fazer um evento desse porte no município de Luís Correia, um evento que faz a união do jovem junto ao esporte. Vamos atender a solicitação da prefeita e dos jovens de Luís Correia com a construção de uma pista de skate. A praça será equipada com rampas bancos e espaço para a prática do esporte”, destaca Juliana Moraes Souza, que ressaltou ainda a construção de obras de mobilidade urbana, na praia Coqueiro. 

“Agora em julho teremos várias ruas asfaltadas e melhorias no acesso a Praia do Coqueiro. Vamos trabalhar para beneficiar a população de Luís Correia”, garantiu.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Governador Zé Filho participa de festival de Jazz em Barra Grande

O governador Zé Filho participou, na noite deste sábado (19), do Festival Barra Jazz, no município de Cajueiro da Praia, na praia de Barra Grande, considerada uma das mais belas do litoral piauiense. O evento continua neste domingo (20) e é realizado com apoio do Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Turismo (Setur).


“Esse é apenas um, dos muitos eventos que temos planejados para investir no turismo piauiense. O Barra Jazz já é um sucesso e com o apoio do Governo do Estado tenho certeza que continuará crescendo. Ainda para este semestre, teremos uma programação preparada para atrair os turistas que visitam nosso litoral”, destaca o governador Zé Filho.

Segundo o secretário de turismo, Luis Neto, o Piauí conta com dez obras estruturantes para reforçar as regiões que apresentam potencial turístico. “Temos uma diretriz passada pelo governador para investir em eventos em todo o estado e também dar continuidade as obras que reforçam as regiões com potenciais turísticos. São dez obras estruturantes espalhados pelo Norte do Piauí, além de planejamento para as demais regiões do estado”, explica.


O engenheiro e turista Cristovan Fortes, do Rio de Janeiro, que escolheu como Barra Grande como destino para aproveitar o feriado, definiu o litoral do Piauí com apenas uma palavra: “surpreendente”. Cristovan destaca o que mais o atraiu nas praias piauienses. “Eu me surpreendi com a beleza das praias, as estradas, e também com esse o evento maravilhoso. Estou encantado com o Piauí e com a receptividade que recebi”, conta.

A técnica em estatística, Eneida Duarte, turista vinda de São Paulo, também compartilha da opinião de Cristovan. “Passei o feriado aqui e superei todas as minhas expectativas. Foi maravilhoso acompanhar a beleza das praias e todo esse evento. O Piauí passa a ser destino e o lugar que recomendarei aos amigos”, conta.


O festival

O Barra Jazz está em sua 3º edição e conta com a reunião de bandas de renome regional e nacional com shows aberto ao público. Na primeira noite do evento, subiram ao palco os Meninos de Barra Grande e Rubinho Lima, percussionista que integrou os Originais do Samba. Em seguida, foi a vez da banda Simplício Dias e a grande atração da noite, o compositor, arranjador e saxofonista, Leo Gandelman.

Neste domingo (20), o público poderá acompanhar o sanfoneiro Adelson Viana, os Jazzeiros e Rubinho Lima e, para fechar a noite, o grupo teresinense Terê Groove.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Barra Jazz começa hoje (19) e espera receber mais de mil pessoas

Começa neste sábado (19), na praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, o festival de Barra Jazz 2014, que reunirá bandas locais e nacionais em duas noites de muita música. A expectativa é agrupar cerca de mil pessoas no povoado até este domingo (20). O evento é promovido pelo Instituto de Comunicação e Cultura (ICC), com o apoio do Sebrae, Prefeitura de Cajueiro da Praia e Governo do Estado.

Leo Gandelman será uma das atrações do Barra Jazz 2014
 
A abertura do festival, às 20 horas, ficará por conta dos Meninos de Barra Grande e Rubinho Lima, percussionista que integrou os Originais do Samba. Em seguida, a banda Simplício Dias se apresenta no palco Cavalo Marinho. Mas a grande atração da noite será o saxofonista Leo Gandelman. O produtor, compositor e arranjador é um dos mais celebrados instrumentistas do Brasil.
 
Adelson Viana abrirá a segunda noite do evento, a partir das 21 horas. O pianista, tecladista e sanfoneiro cearense já tocou com Dominguinhos, Fagner e Waldonys. Na praia de Barra Grande, os  Jazzeiros e Rubinho Lima darão continuidade à festa. Para fechar, o grupo teresinense  Terê Groove trará o melhor do samba rock.
 

A primeira edição do Barra Jazz foi realizada em 2009 pelo arquiteto e músico Júlio Medeiros, com o intuito de promover a inserção cultural e social. O festival é realizado em locais públicos, totalmente gratuito.
 
PROGRAMAÇÃO

Programação do Barra Jazz
Sábado (19) – palco Cavalo Marinho
20 horas -    Meninos de Barra Grande e Rubinho Lima
21 horas -   Banda Simplício Dias
22 horas – Leo Gandelman
 
Domingo (20) – palco Cavalo Marinho
21 horas -    Adelson Viana
22 horas -   Jazzeiros e Rubinho Lima
22 horas -  Terê Groove

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Biomade realiza rondas noturnas e monitoramento dos ninhos de tartarugas

O projeto Biodiversidade Marinha do Delta – Biomade, uma realização do Instituto Tartarugas do Delta e patrocinado pela Petrobras, está realizando de forma intensa monitoramentos de desova através de rondas noturnas e monitoramentos dos ninhos.


Após confeccionados, os ninhos passam um período de 50 a 70 dias em processo de desenvolvimento embrionário, ou seja, período de incubação e o monitoramento no local é fundamental para impedir que fatores causados pela ação humana possam comprometer o nascimento dos filhotes, como a circulação de veículos motorizados na praia nesses feriados prolongados.

Nesse mês de abril existem previsões de nascimentos de tartarugas marinhas, um evento natural que geralmente não tem hora para acontecer, alguns nascem na madrugada, à noite, ao amanhecer ou entardecer. Caso alguém encontre, filhotes desorientados na areia, favor entrar em contato com o projeto (86) 9975-5380.


"Esperamos que as pessoas respeitem os ninhos confeccionados em diferentes trechos do litoral piauiense principalmente entre as praias do Coqueiro e Arrombado, Luís Correia e praia da Pedra do Sal, Parnaíba" destacou Werlanne Magalhães coordenadora técnica do projeto.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Detenta que morreu grávida havia sido presa por furtar xampu

A detenta Anastácia Batista da Silva, grávida de três meses que morreu na madrugada de segunda-feira (14) após passar mal na Penitenciária Feminina, havia sido presa em janeiro deste ano, por roubar frascos de xampu e desodorante em lojas de Parnaíba, litoral do Piauí.


Na época, o delegado titular da delegacia de Luís Correia informou que Anastácia e outras duas acusadas eram ciganas e já tinham passagens por furtos. "Elas entram em lojas e enquanto uma distrai o vendedor, as outras duas escondem desodorantes, xampus, calcinhas, sutiãs, pequenas coisas, nas bolsas ou na roupa”, contou o delegado, ao Cidadeverde.com.



Ontem, o superintendente do serviço presidiário, Wellington Rodrigues, informou que a detenta passou mal por volta de meia noite de domingo para segunda e houve demora no atendimento do Samu. Anastácia morreu ao chegar na maternidade do bairro Promorar, zona Sul. 

"Ligamos para o Samu, porém o serviço demorou muito. Então levamos a detenta dentro de uma viatura que estava a disposição. Ainda não sabemos a causa da morte, mas a secretária (Ana Paula) que será aberta uma sindicância para investigar", declarou o superintendente.  

Nove detentas lideraram um movimento para se rebelarem contra a morte da colega, que havia sido transferida do presídio de Parnaíba para Teresina como medida disciplinar. 

Jordana Cury
jordanacury@cidadeverde.com

Boto-cinza de quase 2m é achado morto na praia de Atalaia

Mais um animal marinho foi encontrado encalhado no litoral piauiense neste fim de semana. Banhistas acionaram técnicos do projeto Biomade para realizar o resgate da espécie conhecida como boto-cinza, mas o animal já estava morto. 

                              Foto: luiscorreia.blog.br

O boto-cinza foi encontrado na praia de Atalaia, município de Luís Correia, a 338 km de Teresina, e tratava-se de um macho com 1,68 cm de comprimento. 



O encalhe de espécies marinhas não é tão raro em praias do litoral do Piauí, o que levou instituições ambientais a monitorar sistematicamente diversas trechos de praias nos municípios de Luís Correia e Cajueiro da Praia.


Com informações luiscorreia.blog.br
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura convoca aprovados em teste seletivo de 2013

Aprovados no teste seletivo de 2013, da prefeitura de Luís Correia, estão sendo convocados para assumir os cargos. Ao todo estão sendo convocados 13 profissionais para as secretarias de Educação e Saúde, que devem se apresentar até a próxima segunda-feira (31).


A lista inclui psicólogo, enfermeiro, educador físico, técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, serviços gerais, vigia e professores. 

O teste seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. Os convocados deverão se apresentar em até 48h, munidos da documentação prevista no edital

Ao todo foram ofertadas 484 vagas, com salários que variam de R$ 678 a R$ 7.760, em jornadas de 16h, 20h, 24h, 30h e 40h semanais. 


Confira lista

Secretaria de Saúde

Psicólogo- Lidiany Costa Feitosa
Enfermeiro- Katiane Oliveira
Educador Físico- Lidiane Meyre da Silva
Técnico de Enfermagem- Cleide Regina Mendes dos Santos
Auxiliar de Saúde Bucal- Keila de Brito Veras
Auxiliar de Saúde Bucal- Klelcia Karine Fonteneles Rios Veras
Serviços Gerais- Marlene da Silva Martins
Serviços Gerais- Juliete de Souza Araújo
Serviços Gerais- Eliane Silva de Souza
Vigia- Fábio do Nascimento Cruz
Vigia- Marinaldo Viana Frota


Secretaria de Educação

Professor de matemática- Robison José de Sousa
Professora Polivalente- John Kennedy Viana Rocha


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeita discute apoio financeiro para o V Festival de Folguedos

Representantes da prefeitura e de grupos culturais se reuniram para discutir o V Festival de Folguedos de Luís Correia, que ocorrerá de 09 a 11 de julho, na praça Núbia Suely. Escolas do município, além de grupos juninos do litoral piauiense devem participar do evento competitivo, caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região.


“Queremos fazer um festival bonito e planejado. As quadrilhas, tanto coreografadas como matutas, receberão o mesmo tipo de apoio. Para tanto, precisamos dos orçamentos dos grupos e os projetos para serem avaliados”, destacou a prefeita Adriane Prado.


Para Sônia Silva, representante da quadrilha Luar do Sertão, o trabalho em parceria é importante para o crescimento dos grupos e do desenvolvimento da arte da cidade.



Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Dupla pula muro e rouba colete e uniforme de posto da polícia

Colete, câmera digital e um uniforme foram levados de dentro do quartel da Companhia Independente de Policiamento Turístico de Luís Correia (Ciptur), neste domingo (23). Os acusados seriam dois jovens que estavam sob possível efeito de entorpecentes e tiveram acesso ao local, após pular o muro da companhia. 

                           Foto: Luiscorreia24hs

Um dos suspeitos foi preso, instantes após a ação criminosa, quando populares acionaram policiais da Ciptur, que perceberam o roubo. O outro acusado já foi identificado, mas ainda não foi capturado. 

De acordo com informações da Ciptur, contra a dupla existem acusações de furto qualificado e os dois serão encaminhados para a Penitenciária Mista de Parnaíba. Nenhuma arma foi levada pelos acusados e todo o material foi recuperado.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeitura convoca aprovados em teste seletivo de 2013

A prefeitura de Luís Correia anunciou uma nova lista convocando aprovados no teste seletivo de 2013. Nesta chamada, estão sendo convocados professores, serviços gerais e merendeira que atuarão nas zonas rural e urbana no município. 

O teste seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. Os convocados deverão se apresentar em até 48h, munidos da documentação prevista no edital

Ao todo foram ofertadas 484 vagas, com salários que variam de R$ 678 a R$ 7.760, em jornadas de 16h, 20h, 24h, 30h e 40h semanais. 


Confira lista

1- Professor Auxiliar- Marta Regina Ferreira Gomes
2- Serviço Gerais- Joana Darque Sousa de Lima
3- Professora Polivalente- Eugênia Nogueira Barros
4- Serviços Gerais- Valdelita Veras Santos
5- Professora Polivalente- Simone de Sousa Firmino
6- Merendeira- Antônia Aparecida da Silva Sobrinho
7- Professor de Artes ou Polivalência- Danilo Veras Aragão
8- Merendeira- Francineuda Matias de Morais
9- Professora Polivalente- João Paulo Souza Cardozo
10- Professora Polivalente- Ana Gisele Soares Paiva
11- Professor Polivalente- Katiana Rodrigues de Souza
12- Merendeira- Jutiene Galeno Campos


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores