Cidadeverde.com

Mãe faz apelo após vazamento de foto de supostas vítimas de estupro:"Não compartilhem"

Imprimir

Ampliada às 17h24
"Não compartilhem essa foto, minha filha não foi vítima", este é o apelo de Gildete Soares, moradora de Buriti dos Montes, mãe de uma das quatro garotas que aparece em uma foto divulgada nas redes sociais, que seria supostamente das quatro garotas vítimas de um estupro na noite desta quarta-feira (27) em Castelo do Piauí, município a 190 km de Teresina.

"Essa foto que está circulando com as quatro meninas juntas não é das vítimas. Só uma das que aparece na foto foi realmente violentada e a foto foi tirada na minha casa no dia oito de maio. Minha filha está assustada, eu estou assustada e tenho certeza que todas as mães dessas meninas também estão preocupadas com a divulgação dessas fotos. Já não basta o que já estão sofrendo e ainda tem essa exposição. É absurdo. E as outras que não foram vítimas e também estão sendo expostas??", desabafou a mãe.

Segundo Gildete, não há nas redes sociais das jovens nenhuma foto publicada com as quatro juntas. Os amigos das jovens chegaram a promover uma campanha no Facebook pedindo orações para as garotas, mas a foto usada para a campanha é uma montagem com fotos individuais das quatro.

"Nossa família está em alerta porque as pessoas ficam achando que estamos envolvidos nessa história chocante. Fazemos o apelo para que as pessoas não compartilhem mais essa foto nas redes pois tudo se trata de um mal entendido", declarou a mãe.

Compartilhamento pode ser crime
A advogada Josilene Soares, alerta os internautas para a divulgação das fotos. Ela explica que este compartilhamento pode incorrer em vários crimes sujeitos a diferentes penalidades.

"O direito de imagem é um direito constitucional e está entre as garantias fundamentais dispostas no artigo 5º, inciso 5 e 10 da Constituição Federal. Isso dá o direito inclusive a uma ação por danos morais. Além disso, a criança e o adolescente estão protegidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Issofalando em danos morais, sem contar o prejuízo psicológico   e emocionalpara as garotas depois de um trauma tão grande, encontrarem sua imagem associada a este crime. E ainda para as famílias que se tornam estigmatizadas pela tragédia", finalizou a advogada.

HUT também nega fotos de vítimas em hospital
Após o desabafo da mãe em Castelo do Piauí, foi a vez do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) divulgar nota sobre fotos que circulam em aplicativos nos telefones celulares. Nas imagens uma mulher aparece internada em um hospital com paredes vermelhas. O hospital nega que as fotos tenham sido feitas no local e esclarece que até as paredes do HUT são de outras cores. 

Veja a nota na íntegra:

A direção do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) vem a público, por meio desta nota, esclarecer que as fotos que estão sendo divulgadas nas redes sociais e por meio do aplicativo Whatsapp, NÃO são imagens das adolescentes agredidas na cidade de Castelo do Piauí, dentro das dependências do hospital. O HUT tem uma política rigorosa de preservação de imagem de seus pacientes e não autoriza em hipótese alguma a exposição dos mesmos em qualquer tipo de mídia. Diferente das imagens divulgadas, o HUT não possui paredes vermelhas (as cores do HUT são verde e azul) e os equipamentos de anestesia que aparecem não são das marcas utilizadas por esta casa de saúde. 

 


Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais