Cidadeverde.com

Mães protestam contra redução de vagas em creches e Prefeitura contesta

Imprimir

Um grupo de mães se reuniu na porta da Prefeitura de Teresina manhã desta terça-feira (25), para protestar contra uma portaria divulgada pela Secretaria Municipal de Educação. Segundo o Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm) o edital pode reduzir o número de vagas em creches em Teresina. Em entrevista ao Jornal do Piauí, o secretário municipal de educação, Kléber Montezuma, afirmou que 87 mil crianças terão as matrículas renovadas e que essa capacidade pode aumentar para 100 mil com a inauguração de oito creches.

A presidente do Sindserm, Letícia Campos, disse que a medida é um retrocesso. "Esse edital de matrícula é um retrocesso. É um corte de direitos das crianças de zero a três anos, que podem ficar excluídas". Durante a manifestação, os pais pediram o cancelamento da portaria. A dona de casa, Deusimar de Oliveira, era uma das mais exaltadas. "Onde vou deixar os meus filhos? Aqui na frente da prefeitura?". 

A notícia foi recebida com surpresa pela maioria dos pais. Os diretores de escolas dizem quem tem ouvido muitas reclamações. "Estamos sem saber o que dizer. E reforçando que, no momento, não estamos recebendo cadastro de crianças de dois anos", disse Carlene Guimarães, diretora de uma creche municipal. 

Segundo Kleber Montezuma, o processo de matrícula na rede municipal de ensino é feito em duas etapas. "Na primeira etapa, que é a que estamos agora, todos que atualmente estão matriculados na rede têm suas matrículas renovadas. Já na segunda etapa, as novas matrículas serão abertas em janeiro do próximo ano", informou.

A Secretaria Municipal de Educação garante a entrega de oito novas creches. Algumas das novas unidades terão berçário e funcionarão em tempo integral. O secretário informou também que atualmente 87 mil crianças são atendidas, com a entrega das novas unidades o número poderá aumentar para 100 mil. As creches e escolas de educação infantil são para crianças entre zero e três anos. 

O período destinado à realização de matrículas será do dia 12 a 14 de janeiro do ano que vem. "Não há motivos para acreditar que não vai ter vaga para todos. No entanto, é necessário aguardar o prazo", ressaltou Kleber Montezuma. 

Em nota a prefeitura esclareceu também que está assegurando vagas para os filhos dos comerciários que trabalham no Centro de Teresina.  O local onde vai funcionar a creche já foi definido. Será em um prédio localizado na Rua Benjamin Constant, que deve passar por uma reforma para as adequações necessárias. 

A creche destinada aos filhos das comerciárias foi uma promessa do Prefeito Firmino Filho à categoria. A Prefeitura havia firmado um acordo com o governo do Estado para que o mesmo cedesse o espaço para o funcionamento da creche. Mas o espaço disponibilizado pelo Estado já era ocupado pela Escola de Teatro José Gomes Campos. Para não desalojar os artistas, a Prefeitura decidiu procurar outro lugar e optou pelo prédio da Benjamin Constant. A Secretaria Municipal de Educação já está providenciando a licitação da obra para iniciar a reforma da casa que abrigará a creche.

Outras seis creches com berçário para crianças a partir de 6 meses de idade estão sendo montadas e deverão funcionar a partir de fevereiro do próximo ano. Elas ficam localizadas no bairros Vamos Ver o Sol, Santa Isabel, Vale do Gavião, Sigefredo Pacheco, Zequinha Freire e Primavera Leste.  

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais