Cidadeverde.com

Maiores presídios do PI sofrem com problemas estruturais; agentes denunciam

Imprimir
  • denuncia_presidios_01.jpg Reprodução TV Cidade Verde
  • denuncia_presidios_02.jpg Reprodução TV Cidade Verde
  • denuncia_presidios_04.jpg Reprodução TV Cidade Verde
  • denuncia_presidios_05.jpg Reprodução TV Cidade Verde
  • denuncia_presidios_06.jpg Reprodução TV Cidade Verde
  • denuncia_presidios_07.jpg Reprodução TV Cidade Verde

A TV Cidade Verde teve acesso a imagens exclusivas que denunciam a precária situação da estrutura das duas maiores casas do sistema prisional do Piauí. Lixo, falhas na segurança, salas degradadas e agentes penitenciários doentes compõem o cenários.

A Penitenciária Irmão Guido foi construída para abrigar 324 detentos. Hoje, conta com 450 internos. Em seu projeto original a Casa de Custódia deveria abrigar 323 presos. Atualmente possui 852 detentos: mais que o dobro da capacidade.

Na Irmão Guido a denúncia se materializa na sala de vistoria (espaço dedicado ao contato com parentes de detentos antes de adentrarem na estrutura de selas). O espaço está quase desativado com banheiros destruídos, pátio acumulando lixo e urubus.

Na Casa de Custódia o problema está na assistência aos agentes penitenciários. Trabalhadores convivem com aparelho de raios-x sem proteção necessária e os servidores do Estado já começam a apresentar doenças. De acordo com o Sindicato: há correlação com a prática. 

“Os agentes não têm proteção. Fizemos ofício pedindo providências da secretária de Justiça. Conhecemos até um caso de um servidor que está fazendo tratamento contra câncer por conta das condições de trabalho”, denúncia o representante do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda. 

A pasta se defende. Procurado pela equipe de reportagem, o superintendente do Serviço Penitenciário da Sejus, Wellington Rodrigues, revelou que providências estão sendo tomadas. Mas que atrasos já chegam a 12 anos.

“Estamos tentando melhores condições. Já compramos viaturas e estamos reformando os alojamento. Em breve, as melhorias serão entregues. Mas nos 9 meses que vamos ficar no governo tentaremos buscar sempre avanços”, disse o gestor.

Lívio Galeno
Com informações de Joelson Giordani (TV Cidade Verde)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais