Cidadeverde.com

Mais de 2 milhões vão às urnas no Piauí; veja o perfil do eleitorado

Imprimir

Mulher, solteira, de escolaridade mediana. Dos mais de 2 milhões de eleitores que vão às urnas neste domingo (5), a maioria segue esse perfil. Quase um quarto está na faixa entre 25 e 34 anos. Um quinto do eleitorado já é mais experiente: tem entre 45 e 59 anos. 

 

É esse o eleitor que vai escolher os novos presidente, senador, governador, deputados federais e estaduais do Piauí, que assumirão seus cargos a partir de 2015. Caso a eleição vá para o segundo turno, uma nova votação ocorrerá no dia 26 de outubro, mas somente para presidente e/ou governador.

Um terço do Estado já votará por meio de urnas biométricas. O novo sistema identifica o eleitor através da impressão digital. Em levantamento prévio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a biometria conseguiu identificar mais de 70 eleitores com títulos duplicados no Piauí. Eles poderão votar somente usando o primeiro registro. 

Em Teresina, a votação biométrica fará sua estreia. Além da capital, a biometria será usada em  Cajueiro da Praia, Floriano, Francisco Santos, Ilha Grande, José de Freitas, Luís Correia, Nazária, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piracuruca e Piripiri.

Mais de 60 municípios contam com reforço de tropas federais. O Exército enviou homens para o Piauí e ainda recebeu o auxílio de batalhões do Ceará e Pernambuco. Policiais militares também reforçam as eleições no interior, além de delegados e agentes das polícias civil e federal. 

A previsão é de que o resultado no Piauí seja conhecido até 21h. 


Participe da nossa cobertura nas Eleições 2014, acompanhe pela internet ao vivo a partir das 16h. Mande sua mensagem no Twitter utilizando a tag #EleiçõesCV ou no Facebook EleiçõesCV, sem utilizar o "#".

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais