Cidadeverde.com

Manoel Emídio é a cidade que mais desmatou áreas de Mata Atlântica

Imprimir

O município de Manoel Emídio, a 450 km ao sul de Teresina, é o campeão de desmatamento da Mata Atlântica no país entre os anos de 2012 e 2013. O alerta é da Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em levantamento divulgado ontem (17). Foram 3.134 hectares devastados. 


Foto: Instituto Rã-Bugio

Apesar do dado ser alarmante, para ambientalistas do estado a prática não é novidade. "Não é nenhuma surpresa. Há 13 anos o Piauí é campeão de desmatamento na área do Cerrado onde acontece os projetos de agricultura", afirma a ambientalista Tânia Martins.

Segundo ela, o posto ocupado este ano, em 2013 ficou com Redenção do Gurgueia. "É uma realidade muito triste. É um problema grave. Com esse desmatamento, o que vai ser do Piauí? Um deserto?" questiona, chamando atenção das autoridades.

"Temos que juntar a sociedade e os governos. Precisamos de mais critérios para licenciamento ambiental. Licenciar em área de mata atlântica é crime", afirma.

De acordo com Tânia Martins, em 47 cidades piauienses existem florestas associadas ao bioma da Mata Atlântica. "Teresina é uma delas, mas está perdendo espaço para o setor imobililário", finalizou.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais